A posse do novo Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, vice-almirante Rocha, por sinal muitíssimo estimado nos meios das SOAMARES do Brasil. Da Jurisdição do 4º Distrito Naval participaram do evento em Brasília Francisco Miranda, presidente da SOAMAR-SANTARÉM e a soamarina Jaqueline de Freitas Diniz, presidente da SOAMAR-PIAUÍ, que aparece na foto com o Almirante-de-Esquadra Comandante da Marinha, Eduardo Bacellar Leal Ferreira. No final um jantar foi servido a todos os presentes. Como se vê nas fotos.


Embarcação de Propulsão Híbrida
A Wärtsilä assinou com a Petrocity, controladora do novo porto a ser construído na cidade de São Mateus, no Espírito Santo, o primeiro acordo no Brasil para o desenvolvimento de rebocadores portuários com propulsão híbrida com uso de baterias. O principal objetivo é maximizar a sustentabilidade operacional ecológica das embarcações, uma vez que as demandas ambientais do novo porto estão alinhadas com os mais rigorosos requisitos em vigor no mundo.
O novo portfólio de rebocadores, conhecidos como Wärtsilä HYTug, enfatiza a sustentabilidade e a eficiência operacional, representando o que há de mais moderno no mercado. Com baixíssimos níveis de emissões de gases como: NOx, SOx, e CO2, o projeto de 70 toneladas de tração estática contará com motores e propulsores de alta eficiência energética, associados às baterias que armazenam e distribuem energia à propulsão, gerenciados por um moderno sistema que otimiza o consumo de combustível e reduz drasticamente os custos de manutenção. Ao operar no modo sustentável, não há fumaça visível do Wärtsilä HYTug, uma vez que toda potência vem das baterias, com a embarcação operando no modo elétrico.
A eficiência deste novo projeto oferece ainda total controle sobre a potência fornecida e manobrabilidade na operação do rebocador, além de notável redução na poluição sonora. O Wärtsilä HYTug foi otimizado para baixa resistência ao avanço, alta capacidade de reboque e assistência aos navios.
De alto Mar
Quando cruzava o oceano Atlântico a bordo do NT “Milton Santos” da Transpetro o seu Comandante CLC Ricardo Monteiro, manteve contato em linha direta com o colunista. Navegava rumo ao Chile. É paraense.
Homenageado
O nosso muito estimado Almirante Lima Filho, que estará deixando a Diretoria de Portos e Costas-DPC no próximo dia 17, vem recebendo uma serie de homenagens. A última foi no Iate Clube do Rio de Janeiro.
Elogios
Continua sendo elogiadíssimo o trabalho social imprimido pelo Capelão do Comandante do 4º Distrito Naval Capitão-Tenente (CN) Padre Jailson em todas as direções da Capelania que envolve a Vila do Conde. Nota 10.
Acontecimento
Sem favor nenhum os dois maiores acontecimentos ligados ao setor foram, sem dúvida, a presença do estaleiro Rio Maguari e o lançamento do maior ferry-boat do Brasil “São Gabriel” pela HENVIL Transportes.
Votação
Ainda neste semestre dois projetos estarão sendo votados, um pela Câmara Federal e outro Senado. O primeiro pede que os serviços de Praticagem sejam controlados pela ANTAQ, o segundo, a criação da Polícia Federal Hidroviária.
Catamarãs
Em fase adiantada, dois modernos catamarãs especializados para o transporte de passageiros encomendados por uma tradicional empresa de navegação, que guarda em sigilo a linha que os mesmos irão operar.
MARESIAS
Pelo menos três soamarinos de Belém estarão participando da cerimônia de posse do novo Diretor de Portos e Costas-DPC, no Rio de Janeiro, no próximo dia 17.
Teve grande repercussão positiva no setor o anúncio da candidatura do Comandante Prático Luiz Omar Pinheiro, apoiado, inclusive, pela área aquaviária e Praticagem.
Nunca em tempo algum uma eleição para o CONSAD da CDP-Companhia Docas do Pará foi tão disputada como agora, com diversos candidatos. O páreo continua duro.
Muita gente não sabe, mas a ENASA ao ser estadualizada contava com uma frota de mais de 100 embarcações, entre catamarãs, navios de passageiros e comboio fluvial.
Não será nenhuma surpresa para o colunista se brevemente uma jovem Oficial de Náutica formada pelo CIABA assumir o Comando de um super-comboio fluvial na Amazônia.
Mudanças à vista no setor portuário do Pará. Na beira do cais estão surgindo os mais variados boatos. Se qualquer maneira resta aguardar os acontecimentos. Eu volto.
O SINDARPA, que do seu gênero é hoje um dos mais destacados, precisa receber uma melhor atenção de alguns associados inadimplentes. Cuidado… o bicho pode pegar. Olho vivo.
Lamentável acidente fluvial no rio Amazonas envolvendo comboios fluviais de duas tradicionais empresas de navegação, com vítima, inclusive. Eu volto com detalhes.
A coluna, através do PORTAL DA NAVEGAÇÃO, bordeja também diariamente pela IMO em Londres Inglaterra, onde os marítimos brasileiros tem representação. Ótimo.
Elogiável trabalho vem realizando a SOAMAR-Santarém, cuja ideia de criação foi do amigo Raul Ramos Moreira, quando presidente da SOAMAR-PARÁ, que foi um bom presidente.
Muita gente não sabe, mas a HERMASA chegou a operar entre Porto Velho/Itacoatiara um comboio com 40 toneladas de grãos, sob o Comando de um Capitão-de-Longo Curso.
Já dizem por ai que Miritituba poderá ser a segunda Serra do Navio no Amapá. Acabaram com o manganês e deixaram para os amapaenses somente o buraco. Olho vivo. (AS).
Notícias relacionadas
-
COLUNA DE DOMINGO (21/03/2021) – Pelo seu especial conteúdo publicamos na íntegra a mensagem recebida de bordo do NT “João Cândido” ao deixar o porto de Singapura
-
Atlântica Matapi e Mega Logística estão liderando no Pará as Operações SHIP (TO) SHIP consignando muitos elogios
-
MARINHA MERCANTE – Praticantes-Oficiais oriundos do CIAGA e do CIABA continuam aguardando embarque
-
Homenagem do colunista para alta Autoridade da Marinha que aniversariou no último dia 8
-
CONGRESSO INTERNACIONAL: Tribunal Marítimo participa de 1º Congresso Internacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, em Angola
1 thought on “Diversas SOAMARES do Brasil prestigiaram em Brasília a posse do novo Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha”
Comments are closed.
Prezado Jornalista Alyrio Sabbá,
Agradeço pela mensagem de alto mar enviada em vossa coluna nesta data. Estamos firmes e fortes navegando com destino a águas internacionais, levando as Bandeiras Nacionais e de nossa gloriosa terra, nosso grande Pará.
Forte abraço e fique com Deus.
Saudações.
CMT Ricardo Monteiro / NT “Milton Santos”.