Presidente da CPH, Abraão Benassuly e prefeita de Oeiras do Pará (centro), Gilma Ribeiro, celebram a futura construção do porto da cidade. Deputado Orlando Lobato também esteve presente.

Termo de cooperação técnica prevê novo terminal hidroviário em Oeiras do Pará

Bruno Magno (CPH)

Assinatura de documento nesta segunda, 28, entre CPH e Prefeitura deve beneficiar cerca de 30 mil habitantes

Em breve, o município de Oeiras do Pará, no Baixo Tocantins, vai ganhar um moderno terminal hidroviário de passageiros que será construído pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). Na tarde desta segunda-feira (28), o presidente da CPH, Abraão Benassuly, e a prefeita do município, Gilma Ribeiro, assinaram o termo de cooperação técnica que prevê a construção do porto no local do antigo trapiche, às margens do rio Araticu.

“O Governo do Estado, por meio da CPH, e a Prefeitura de Oeiras celebraram esse importante documento hoje, que prevê a construção do terminal hidroviário. O novo porto deve atender cerca de 30 mil habitantes do município e proporcionar mais segurança e conforto para aquela região”, destacou Abraão Benasuly, presidente da CPH. O próximo passo agora é abrir licitação para contratação de empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo do terminal.

Assim como os demais terminais construídos ou reformados pela CPH, o porto de Oeiras do Pará deve contar com com cadeiras confortáveis, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. Já a obra naval contemplará a instalação de rampa metálica coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros. O terminal será construído com base nas normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A prefeita de Oeiras do Pará, Gilma Ribeiro, ressaltou que o terminal vai ajudar no desenvolvimento econômico do município. “Estou muito satisfeita, o terminal vai alavancar a economia do município, gerando emprego, renda e escoamento de produção. Esse terminal será de grande importância, pois na nossa região as pessoas utilizam o rio para se locomover”, disse a gestora municipal, que esteve acompanhada pelo deputado estadual Orlando Lobato.

Localizado às margens do rio Araticu, o município de Oeiras do Pará possui cerca de 30 mil habitantes e sua base econômica tem como eixo as atividades de extrativismo, pesca e agricultura.

Por Portal da Navegação, via AGÊNCIA PARÁ.