
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental realizou, de 05 a 09 de julho, o Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP), nos municípios de Portel e Melgaço (PA), habilitando 14 novos aquaviários para conduzir embarcações de transporte de passageiros na navegação interior. Na ocasião, os alunos receberam instruções sobre as normas de segurança da navegação para aprimorar o serviço de transporte de passageiros, seja do tipo escolar, turismo ou de travessia.
No mesmo período, também foi promovido o Curso de Formação de Aquaviários Marinheiros Fluviais Auxiliares de Convés e de Máquinas, que formou 55 novos aquaviários. Eles adquiriram conhecimentos sobre manobras de embarcação, primeiros socorros, combate a incêndio e sobrevivência no mar.
As atividades fazem parte do planejamento da Operação “Verão” 2021, que visa incrementar as ações de segurança da navegação para prevenir acidentes com embarcações, principalmente com transporte de passageiros. A iniciativa representa ainda um importante reforço na força do trabalho disponível nos locais que, devidamente qualificada, contribui para a segurança do tráfego aquaviário.
Em decorrência da pandemia, foram implementadas medidas de prevenção para realização do curso, como redução em 50% do número de vagas, uso obrigatório de máscaras, higienização e verificação da temperatura corporal dos alunos e distanciamento social.
Por Portal da Navegação, via Ascom 4º Distrito Naval.
Notícias relacionadas
-
Companhia Docas do Ceará recebe comitiva da Secretaria Nacional dos Portos para avaliar licitação no MUC 03 no Porto de Fortaleza.
-
Manifestação cobra transparência após fim do monopólio no transporte fluvial em Salvaterra, no Marajó.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Mais uma vez o Brasil sai perdendo.
-
Decisão judicial libera aplicação de tarifas de navegação no rio Amazonas.
-
PL fortalece transporte fluvial no AM com criação da Escola de Aquaviários.

