Após cerimônia, 14 alunos ascenderam ao posto de Capitão de Cabotagem.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Alunos do CIABA concluíram curso de aperfeiçoamento de Oficial de Náutica.

A cerimônia ocorreu no auditório do Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) na quinta, 8, e marcou a conclusão da primeira turma do ano de 2021 do Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica (APNT-01/2021). Os 14 alunos ascenderam ao posto de Capitão de Cabotagem.
Na ocasião, foram realizadas a troca de platinas, a imposição do distintivo de Aperfeiçoamento de Náutica, a entrega dos certificados de conclusão e a premiação dos dois primeiros colocados que encerraram o curso com a melhor média final.
A cerimônia foi presidida pelo Capitão de Mar-e-Guerra, Josué Fonseca Teixeira Junior, Comandante do CIABA. Por causa da pandemia do novo Coronavírus, o evento foi restrito e teve a participação apenas do pessoal diretamente envolvido.

Equipe inicia sondagem do canal do Curuá/Barra Norte.

Rebocador Guilherme V que está conduzindo a equipe de Hidrografia.

A Diretoria do Centro de Hidrografia da Marinha deu início ao projeto de levantamento hidrográfico nas proximidades do canal do Curuá/Barra Norte, na Foz do Rio Amazonas, no município de Macapá/AP. As atividades estão sendo desenvolvidas pela empresa Estuarium – Serviços de Estudos Geológicos Eireli, e vão de 15 de julho a 15 de setembro deste ano.
A equipe responsável pelo levantamento partiu do Porto de Santana/AP a bordo do rebocador “Guilherme V” com equipamentos que vão possibilitar a medição de ondas, velocidade da corrente e profundidade a partir de softwares. A partir dos dados coletados, será possível desenvolver cartas náuticas.
Os estudos estão sendo coordenados pela Cooperativa Unipilot, que tem como Presidente o Prático Adonis Passos, e como responsáveis técnicos, o hidrógrafo Anderson e o Prático Caiaffa.

Testes de transbordo entram na reta final em Vila do Conde.

Imagem zenital da operação de transbordo em Vila do Conde, em Barcarena.

Este tipo de operação é inovadora para a região. Os testes de transbordo de granéis sólidos vegetais realizados em Vila do Conde, em Barcarena, nordeste do Pará, vão encerrar no dia 15 de agosto. O objetivo agora é amarrar a um navio mercante um sistema de bóias, sem estar atracado no porto, para transbordo de granéis de comboios procedentes de Miritituba, em Itaituba, no sudoeste do Pará. Os últimos testes vão ser realizados com um navio amarrado, primeiramente, a duas bóias e, depois, a quatro bóias, que podem garantir mais segurança.
Nos testes com quatro bóias, caso o primeiro navio apresente bons resultados e forem considerados suficientes, não haverá mais testes. Caso seja insuficiente o teste com o primeiro navio, será feito com um segundo ou terceiro navio, até a operação ser realizada com total segurança.
Em caso de aprovação, a operação vai viabilizar o volume de carga embarcadas nos Portos do Arco Amazônico, trazendo benefícios para o Norte e o Brasil. Os testes são acompanhados por inspetores navais da CPAOR, e representantes da Diretoria de Portos e Costas (DPC) e do Comando do 4º Distrito Naval. As manobras são executadas pelos Práticos da Barra do Pará (ZP-3) e a Operação Portuária pela Mega Logística.

Mares & Rios

A Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque/AP (AgOiapoque) realizou, na semana passada, a doação de coletes salva-vidas para moradores de Oiapoque/AP. A ação faz parte da “Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma Navegação Segura”.

Duas boas notícias para o setor portuário da região: ainda neste mês, haverá levantamento hidrográfico na Barra Norte, na foz do rio Amazonas, para viabilizar o aumento do calado no rio; A partir de agosto, inicia a segunda fase dos testes no sistema de Transbordo Flutuante na área do Porto de Vila do Conde. Ambos, quando aprovados, trarão benefícios para os Portos do Arco Norte com o aumento do volume de carga embarcada.

No domingo passado, as equipes da Segurança Pública composta de uma guarnição do Grupamento Fluvial (GFlu), com o apoio da Marinha do Brasil, autuaram uma embarcação que saía da capital com destino a uma festa na ilha de Cotijuba. Com capacidade para 508 passageiros, a embarcação estava com mais que o triplo da lotação permitida.

A Mega Logística e a Capitania dos Portos de Santarém iniciaram os estudos para os testes de Transbordo Flutuante na área do Porto de Santarém, no Rio Tapajós. Hoje, o local opera com três berços: o Terminal da Cargill e o Terminal da Docas de Santarém que suporta dois navios simultaneamente.

O Núcleo de Assistência Social e a Assistência Religiosa do Comando do 4º Distrito Naval realizaram a doação de quase 500 peças para a “Campanha do Agasalho”, do Programa “Pátria Voluntária”. Foram mantas, casacos e demais itens de vestuários, novos ou usados, que foram higienizados e embalados para serem entregues para pessoas em situação de rua.

O consórcio Via Brasil BR-163 arrematou o leilão da rodovia mais importante para o agronegócio do país. Principal corredor para escoamento de grãos do Centro-Oeste receberá cerca de 2 bilhões de reais em investimentos que impactam na redução do custo logístico. Ao todo, serão mais de mil quilômetros entre Sinop/ MT e Miritituba, em Itaituba, no sudoeste do Pará, que terão tarifa de pedágio de R$ 0,07867 por quilômetro – deságio de 8,09%. (LOP).