O advogado e ex-presidente do Sindopar, Alexandre Carvalho, está a caminho de Barcarena para trabalhar na gestão do prefeito Renato Ogawa, assumindo a interlocução entre município e Porto, logística e energia na próxima segunda-feira. Era um desejo de Ogawa contar com Carvalho em janeiro de 2022, mas, por questões estratégicas, a contratação foi antecipada.
Carvalho traz longa experiência e estava compondo a equipe do gabinete do Governador Helder Barbalho no Gabinete desde o início do governo. O prefeito Ogawa pretende criar uma secretaria que tratará dos assuntos Portos, Logística e Energia a partir de janeiro de 2022, já que no momento está limitada a criação de novos cargos pela Lei Complementar 173/2020 que estabelece o programa federativo de enfrentamento ao Coronavírus.
CPMA completa 175 anos
A Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) comemorou, no dia 28 de julho, seu 175º aniversário. A CPMA é uma Organização Militar, subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, que tem como missão cumprir e fazer cumprir legislação e normas que regulam os tráfegos marítimo, fluvial e lacustre, bem como fiscalizar serviços de praticagem e realizar inspeções navais e vistorias, contribuindo, assim, para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica.
Com as obras de ampliação dos terminais marítimos de São Luís/MA, que vão resultar em novos e vultosos empreendimentos na região, cresce ainda mais a importância das atividades desenvolvidas pela Capitania e serviços oferecidos, como registro de novas embarcações e cursos profissionalizantes na área marítima e de segurança do tráfego aquaviário. Hoje, já são cerca de sete mil embarcações inscritas na CPMA e 34 mil aquaviários regularizados.
No ano passado, a Capitania ganhou destaque nacional e internacional por coordenar e fiscalizar as ações de reflutuação, reboque e afundamento do Navio Mercante “Stellar Banner”, na Baía de São Marcos, em São Luís, evitando acidentes com vidas humanas e poluição hídrica.
Homenagem ao Almirante Ilques Barbosa Júnior
Ao som de um vibrante dobrado, elaborado especialmente para a ocasião pelo Capitão de Longo Curso e maestro Francisco Goulart, a Soamar-Rio (Sociedade de Amigos da Marinha do Rio de Janeiro) e a comunidade marítima homenagearam o Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior por seus dezesseis mil quatrocentos e vinte e cinco dias de vidas dedicados à Marinha do Brasil.
A festa foi realizada na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, cujos salões recebem o comandante da Marinha, Almirante Almir Ganier Santos, o Ministro de Minas de Energia, Bento Costa Lima de Albuquerque, ex-ministros da Marinha, Alfredo Karan e Mauro César Rodrigues, os ex-comandantes da Marinha, Alberto Guimarães Carvalho, Júnior Soares de Moura Neto e Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e membros do almirantado e representantes de diversas categoria dos marítimos, como presidente da Fenamar Marcelo Neri; do presidente do SindiRio, José Carlos Ribeiro; do presidente do INPOR, Paulo César Rodrigues; e do comandante Calenzo do Centro de Capitães da Marinha Mercante; do presidente da Soamar Brasil, Orson Feres; e do presidente da Soamar-Rio, José Antônio de Souza Batista.
O presidente da Federação das Agências Marítimas, Marcelo Neri, fez um relato brilhante e preciso da participação do Almirante de Esquadra na elaboração das diretrizes a serem implementadas para o desenvolvimento da Marinha Mercante, setor que cresceu muito apesar da pandemia.
Mares & Rios
Militares da Marinha estiveram, no dia 23 de julho, no Terminal Hidroviário Ruy Barata, em Belém, para orientar tripulantes e passageiros sobre os serviços da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), como solicitação de habilitação para conduzir embarcações, regularização de meios e certidões. Na ocasião, foi reforçado que a CPAOR oferece agendamento eletrônico para os serviços prestados pelo Grupo de Atendimento ao Público, tornando possível escolher o dia e horário de forma planejada.
A Atem Distribuidora de Petróleo S.A, que é referência de sucesso na região Norte do país, estando presente nos Estados do Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Pará, já está tomando providências para o início das obras do Terminal de Uso Privado (TUP) Santarém, no Oeste do Pará. O terminal será localizado na margem direita do rio Amazonas, próximo à foz do rio Tapajós, onde acontece o encontro das águas, e vai atender navios tankers e barcaças petroleiras.
Operação “Férias Seguras” segue neste mês, em Santarém. A Marinha realiza ação preventiva a acidentes nos rios da região. O foco são as embarcações de esporte e recreio, além daquelas que fazem o transporte de passageiros para comunidades ribeirinhas.
“Eu faço parte da Marinha do Brasil”. Foi assim que Daniel Cargnin, de 23 anos, se denominou. O judoca gaúcho se destacou na categoria peso meio-leve, até 66 kg. O 3º Sargento da Marinha foi primeiro militar atleta a subir no pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.
ERRATA 1: o navio que saiu de Juruti foi o “Laurence Francoise” e tinha como destino o Port Alfred, no Canadá.
ERRATA 2: a famosa eleição na APBAM, onde José Maria Carvalho venceu do José Mário Rosseti, foi no ano de 1990 e não em 2000 como publicamos.
Notícias relacionadas
-
Dodó Carvalho destaca desafios e oportunidades para a navegação interior em simpósio da Capitania Fluvial.
-
Prefeitura de Manaus retira mais de 220 toneladas de lixo das orlas dos rios em operação.
-
Análise sobre acidente com lancha da praticagem pode durar até 6 meses, diz Capitania dos Portos.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Posse da nova Diretoria da SOAMAR-PA.
-
Proposta cria escala de rodízio para práticos de navio.