O “Amazon Queen”, barco da Soamar-Pará em atividade no furo do Arrozal, em Barcarena.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Barco da Soamar começa a navegar

Pela primeira vez, o barco de apoio “Amazon Queen”, da Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR–Pará), esteve em ação pelos rios da Amazônia. No fim de semana, durante a Ação Cívico Social coordenada pelo Comando do 4º Distrito Naval no Município de Barcarena, no furo do Arrozal, em Barcarena, a embarcação foi responsável pelo transporte dos membros do Ministério Público e uma parte dos Militares presentes no evento.
Além do Presidente Relton Osvaldo Pinto, também estiveram presentes na Ação o Diretor Financeiro, Hermógenes Pessoa, o Conselheiro Pastor, Adoniel Sozinho, o Diretor de Comunicação, Luiz Omar Pinheiro, e os somarinos Alexandre Carvalho e Cilene Sabino. O Presidente anunciou durante o evento que o próximo comando organizado pela Soamar-Pará será no município de Igarapé Mirim. O “Amazon Queen” será fundamental para outras ações da instituição. A iniciativa foi do dinâmico somarino, Relton Osvaldo Pinto.

Nova operação no Terminal da OCRIM

Navio “Rays” em manobra de atracação no Terminal da OCRIM.

Na última quarta-feira, o Terminal de Uso Privado (TUP) do grupo OCRIM recebeu o navio “Rays” com 13.600 toneladas de trigo. O navio estava vindo de Manaus/AM, onde descarregou mais de 14 mil toneladas no terminal da empresa na capital amazonense. Este trigo carregou na Argentina, região de Rosário. A manobra do navio, em Belém, foi realizada pelo Prático Martinelli, da Empresa de Praticagem da Barra do Pará.
O TUP da Ocrim fica no Porto de Belém. É o único em atividade no Porto graças ao arrendamento de mais de 50 anos assinado entre a Companhia Docas do Pará e a empresa. Continua em plena atividade recebendo navios que descarregam trigo direto nos silos da empresa, que ficam dentro do terminal em uma área alfandegada.

Ministro e Comandante visitam Comando de Operações Navais e Cismar

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, o Ministro da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto, o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, e Comitiva em visita ao CISMAR

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, acompanhado do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, receberam, nesta semana, o Ministro da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto, nas instalações do Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) e do Centro de Comando do Teatro de Operações Marítimas (CCTOM), no Comando de Operações Navais (ComOpNav), na cidade do Rio de Janeiro.
O objetivo da visita foi apresentar ao Ministro da Defesa o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), concebido para monitorar e controlar, de forma integrada, as águas jurisdicionais brasileiras e as áreas nas quais o Brasil tem a responsabilidade de conduzir operações de Busca e Salvamento, a fim de incrementar a capacidade de pronta resposta a qualquer ameaça, emergência, agressão ou ilegalidade nessas regiões.
“Tivemos a oportunidade de contar com essa agenda do Ministro da Defesa, para que ele pudesse conhecer melhor e dar maior apoio a esse grande projeto, buscando também a integração com o Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) com seu monitoramento satelital, para que possamos implementar, no prazo mais curto possível, o SisGAAz na sua versão mais completa”, avaliou o Comandante da Marinha.
Na ocasião, o Ministro da Defesa fez questão de externar seus propósitos e sua satisfação com a visita. “Foi uma solicitação minha vir aqui no ComOpNav e no CISMAR para ver como são monitoradas em tempo real as operações, o funcionamento dos centros, quais são os principais problemas e necessidades, então foi muito útil esta visita e eu agradeço de coração à Marinha do Brasil”, declarou o General Braga Netto.

Mares e Rios

No próximo dia 31 de agosto, vai tomar posse a nova Diretoria da Empresa de Praticagem do Norte (Nortepilot), empresa que atua na Praticagem da Bacia Amazônica ZP-1. O Presidente será o Prático Guilherme Quinderé e o Diretor Financeiro o Prático Klaus Pflueger.

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba) começou a campanha de vacinação contra a Covid-19 com os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), respeitando a faixa etária determinada pela Secretária Municipal de Saúde. Os alunos receberam a 1ª dose da vacina a bordo do Navio Aviso “Soure’’, subordinado ao Comando de Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

Há 107 anos, uma semana antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial, a Marinha do Brasil iniciou as atividades de sua Flotilha de Submersíveis. Atualmente, é chamada de Força de Submarinos. Ela passou por constantes evoluções e hoje apresenta-se como uma das frentes da evolução tecnológica nacional. O atual comando é do Contra-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo.

Fernanda, de apenas oito anos de idade, viveu uma emoção diferente no mês passado. Em tratamento contra o câncer, ela realizou o sonho de conhecer um navio da Marinha e contou com a ajuda dos militares da Capitania Fluvial de Porto Velho/RO. A visita aconteceu no Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz”, que estava atracado na cidade. A menina tomou café da manhã com a tripulação, conheceu uma aeronave da Marinha, a rotina do navio e viajou por cerca de uma hora pelo rio Madeira. Saúde, Fernanda!

ERRATA! Na última coluna, quando falamos sobre a troca de comando nas OMs, onde se escreveu CEIMBE (Centro de Independência da Marinha do Brasil), o certo é CENTRO DE INTENDÊNCIA DA MARINHA, em Belém (LOP).