CONVÉS PRINCIPAL – Turma “DRAKKAR” da EFOMM-CIABA realiza almoço de 100 dias da formatura.

No dia 27 de Agosto aconteceu o tradicional almoço dos 100 dias para a formatura da Turma “Drakkar” da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) do CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar).
Serão no total 109 Alunos (75 de Náutica e 34 de Máquinas), sendo 91 do sexo masculino e 18 do sexo feminino que estarão ostentando, em dezembro, a tão sonhada platina de Praticante Oficial de Náutica e de Máquinas, após três anos do Período Escolar em regime de internato.
Além da carreira de Oficiais, também serão considerados como Guardas-Marinha durante suas Praticagens, ascendendo ao posto de 2º Tenente da Reserva Não Remunerada da Marinha após concluído o período embarcado de um ano em embarcações mercantes.
Essa será a segunda e última turma que se formará sob o Comando do Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior, que em janeiro de 2022 estará transmitindo o Comando de nossa “Universidade do Mar”, considerada uma das melhores do mundo.
O Comandante Josué também formou a turma “Atlante” que tem o colunista como Patrono, vencendo a pandemia mundial de Covid-19. Por isso e tudo mais, essas duas turmas, somando-se a Tripulação do CIABA são consideradas heróis.

Aniversariante

Aniversariou no último dia 1º de Setembro, o nosso ilustre amigo e colega, Sr. Rommel Gomes e Gomes, Capitão de Cabotagem da Marinha Mercante.
Formado na turma da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do CIABA, realizou o curso de “Aperfeiçoamento para Oficiais de Náutica” (APNT) em 2017, vindo a fazer parte do seleto grupo de Comandantes.
Esteve embarcado nos navios da Fronape e nos rebocadores offshore das empresas Bram, Dolf-Norskam e na Delba.
Atualmente ministra aulas de ECDIS, navegação eletrônica, manobra do navio, arquitetura naval, EGPO, entre outras, na nossa querida “Universidade do Mar”.
Este colunista e a equipe do “Convés Principal” parabenizam o nobre amigo e Mestre pela passagem de sua importante data.

Navegando

De acordo com a Abeam, foram disponibilizados oito unidades de manuseio de âncoras de linhas e amarrações para operar no apoio marítimo. Com isso, a Frota Offshore teve um crescimento no mês de Julho. 90% das embarcações navegam com a bandeira brasileira. Sempre aguardamos melhorias para os próximos meses.

No dia 1º de Setembro, no “Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes” (CEFAN) ocorreu importante Cerimônia de Imposição da Medalha Mérito Desportivo Militar. Foram agraciados 172 personalidades e 3 instituições que prestaram relevantes serviços ao esporte nacional. O evento contou com as presenças do Presidente da República Jair Bolsonaro, Ministros de Estados e membros do Generalato das três Forças Armadas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os mais potentes navios de guerra da marinha norte-americana eram os quatro da Classe Lowa, que ficaram em serviço até a década de 1990. Dois deles dispararam suas armas em fúria pela última vez durante a Guerra do Golfo, em 1991.

O Comando do 3º Distrito Naval recebeu a Medalha do “Pacificador”, entregue diretamente pelo Presidente da República, em Cerimônia realizada no dia 25 de Agosto de 2021 no Palácio do Planalto, em comemoração ao Dia do Soldado.

O “Centro de Intendência da Marinha em Belém” é também uma OM de motivação. No final de Agosto realizou a cerimônia de premiação da “Corrida Virtual CeIMBe 2021”. A competição teve como objetivo valorizar a prática esportiva e contribuir para o aprimoramento do condicionamento físico. Parabéns aos organizadores.

Conforme o livro “Esse Barco também é seu” do Capitão de Mar e Guerra D. Michael Abrashoff, cita o seguinte texto: “Alguns chefes são impiedosos, ainda que eficazes, e você não tem outra escolha a não ser suportá-los, até que eles se destruam sozinhos ou se aposentem. Outros, contudo, são muito piores e não devem ser tolerados: eles são autocratas que beiram a loucura”. E não é que o Comandante Abrashoff tem razão!

A embarcação de apoio e mergulho “Skandi Achiever” renovou seu contrato para operar até o quarto trimestre de 2022. O rebocador tem 105,9 metros de comprimento, podendo acomodar 100 pessoas.

Amanhã, estaremos comemorando o 199º Aniversário de nossa Independência, quando às margens do Riacho do Ypiranga, o futuro Imperador do Brasil deu o grito de “Independência ou Morte”. Infelizmente, devido a pandemia, as festividades não poderão ocorrer como em anos anteriores, onde o povo se vestia de verde e amarelo e saia às ruas para celebrar tão importante data. Torçamos para que o aniversário de número 200 venha com força total e possamos comemorar de maneira triplicada.

Nesse mês de Setembro, na última quinta-feira, será comemorado o “Dia Marítimo Mundial”, onde a briosa Marinha do Brasil concederá a “Medalha do Mérito Marítimo”, conforme descrito na Normam-21. Diversos colegas serão indicados para receber tal honraria.

A Medalha de Mérito Marítimo foi criada pelo Decreto 9.090 de 07 de Julho de 2017, sendo a organização do processo realizada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), com base nas indicações recebidas das empresas de navegação ou de armadores.

O Comando Conjunto Norte continua “a todo vapor” no combate a criminalidade ambiental no Pará. A operação “Samauma” está sendo um sucesso. Diversos materiais usados nas práticas delituosas foram apreendidos, além da aplicação de multas aos infratores. A matéria completa pode ser acompanhada no link:
https://www.defesaemfoco.com.br/comando-conjunto-norte-apoia-acoes-de-combate-a-crimes-ambientais-no-para/

Assunto de extrema importância estará sendo realizada na próxima reunião do “Rotary Club Satélire RJ Rio Comprido Vésper”, no dia 09 de Setembro de 2021. Com o assunto “Cultivo de Cogumelos Comestíveis de Forma Sustentável”, a 10ª Reunião contará com a palestra da mestra Diana Bandeira. Será excelente, uma vez que a carne é um artigo muito caro presente nas prateleiras de supermercados.

O Comandante e Comodoro Alvaro José de Almeida Júnior, Presidente do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) tem uma célebre máxima que exprime a realidade: “o caminho mais rápido para o fracasso é tentar agradar a todos!”. (RM).