CONVÉS PRINCIPAL – Professor Paulo Vítor Zigmantas é o Patrono da Turma “DRAKKAR”.

Se hoje tem uma das escolhas certas neste ano, que podemos aplaudir e dizer que realmente merece, uma delas aconteceu por ocasião da Cerimônia dos 100 dias: O Professor Paulo Vítor Zigmantas (FOTO) é o Patrono da Turma “Drakkar”.
O grande Mestre Paulo Vítor formou gerações de Oficiais da Marinha Mercante, tanto de Náutica como de Máquinas. O Colunista mesmo foi seu Aluno de 1995 quando estava no Curso Fundamental de Náutica.
Nada mais justo homenagear uma pessoa que muito lutou pelas melhorias na nossa querida “Universidade do Mar”, que sempre amou a profissão Mercante e o CIABA, onde também tem o reconhecimento da Marinha do Brasil, fosse escolhido para tão honroso título.
O glorioso mestre é condecorado, tendo a Medalha de Mérito Naval e a Medalha de Mérito Tamandaré por seus serviços prestados à nossa armada.
Quem o conheceu, sabe do seu potencial e de tudo aquilo que representou para nós, que somos seus eternos Alunos. Ainda em 1996, lembro que jogava futsal conosco. Isso mesmo, o mestre jogou futsal quando éramos 3º Ano.
Infelizmente a pandemia levou nosso Mestre. Escrevo entre lágrimas esse texto, com a terna saudade que tenho dele, como pessoa, colega e amigo. Obrigado, Mestre.
O Professor Paulo Vítor Zigmantas se eterniza no seleto grupo de Patronos das Turmas da EFOMM do CIABA. Parabéns Turma “Drakkar” pela escolha acertada. Ele sempre estará com vocês.

Site do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” com novo visual.

O site oficial do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) agora está com novo visual. Idealizado pelo seu Diretor de Comunicação Social, Capitão de Longo Curso Afonso de Almeida Corrêa, traz novas matérias e notícias do mundo marítimo, além das legislações nacionais e internacionais.
Também podem ser encontrados no site os informativos “O Sextante” que é divulgado mensalmente e a “Revista Eletrônica”, tendo seu lançamento trimestralmente. Nota-se que nos meses do lançamento da revista, o informativo mensal não é publicado.
Atualmente o CCMM tem como Presidente o Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, como 1º Vice Presidente o Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo e 2º Vice Presidente o Capitão de Longo Curso Joselito Guerra de Andrade Câmara.
Para acessar o site, basta clicar no link: https:/www.centrodoscapitaes.org.br

Navegando

No último dia 05 de Setembro foi comemorado o “Dia da Amazônia”, que é considerada um dos patrimônios naturais da humanidade. A data sempre passa despercebida para grande maioria das pessoas, porém para os militares das Forças Armadas não. A operação “Samaúma” realizados em vários estados das regiões norte e centro-oeste tiveram as ações de nossas tropas no combate e proteção ambiental.

Uma das empresas que pratica a motivação dos seus tripulantes é a “Log-In”, além de cumprir o seu regime 1×1 de rendição (60 dias de repouso para cada 60 dias de embarque). Não é a toa que muitos marítimos estão migrando para essa empresa. Dentre os grandes amigos do colunista estão o CCB Allan Moreira e a CCB Vanessa Cunha.

A Capitão de Cabotagem Vanessa Cunha foi uma das primeiras mulheres a Comandar navios de grande porte, ao lado da CLC Hildelene Bahia e CLC Geovana. Hoje, diversas mulheres estão nessa função tanto em navios mercante como em embarcações de apoio offshore. Elas merecem.

O Capitão de Longo Curso Antônio Filo Creão Garcia, atualmente professor do CIABA, formou inúmeros Oficiais de Náutica, sendo sua especialidade em navegação. O colunista foi seu Aluno nos anos de 1995 e 1996 quando teve as matérias de Astronomia e Navegação Astronômica, dentro dos quais aplica até hoje nas unidades que embarca.

Atenciosa mensagem foi recebida do Capitão de Mar e Guerra (RM1) José Eduardo Vieira Carneiro. Ele que foi Comandante da “Base Naval de Val de Cães” (BVNC). Atualmente na vida civil, seus trabalhos exemplares continuam servindo a Marinha do Brasil, agora na Diretoria de Portos e Costas, onde a coluna é lida. Grande abraço ao amigo e agradecimentos pelas palavras motivadoras.

Outro grande amigo que sempre envia palavras motivadoras é o Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior, atual Comandante do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), que vem realizando um excelente Comando a frente de nossa “Universidade do Mar”.

O colunista teve a oportunidade de navegar durante o ano de 2016 nos rios da Bacia Amazônica, tais como o Amazonas, Negro e Solimões. Os trabalhos dos Práticos são de extremas importâncias e responsabilidades nas ZP’s que fazem parte dos imensos rios. Por isso que os mesmos devem sempre ser valorizados. Aqueles que não dão apoio é porque ou não sabem da capacidade dos mesmos ou não conhecem.

O Capitão de Cabotagem Allan Moreira, agora de repouso merecido com sua família e com roupagem nova, já que faz parte da empresa de navegação “Log In” continua suas atividades sociais e prol da Marinha Mercante Brasileira, ministrando aulas de navegação em sua cidade de residência, a capital federal Brasília.

O colunista como “Patrono da Turma Atlante” de 2020, mantém contato com grande parte dos agora Praticantes Oficiais de Náutica e de Máquinas. Hoje, uma afilhada se encontra a bordo do navio sob seu Comando. Trata-se da Praticante Oficial de Máquinas Raíra Lins dos Santos, que vem desenvolvendo suas atividades de aprendizado com eficiência.

Durante a Segunda Guerra Mundial, várias Marinhas estiveram ao lado dos aliados. Podemos citar a nossa própria Marinha do Brasil, que foi encarregada de defender nossos comboios e patrulhar imensa costa no Atlântico Sul. A Marinha Real Canadense ajudou intensamente na vitória da Batalha do Atlântico, assim como servindo em outros frontes navais. A Marinha Real Australiana fez uma considerável contribuição para as batalhas navais do Mediterrâneo e do sul do Pacífico.

A Marinha Mercante Brasileira hoje conta com verdadeiros doutores na arte de comandante e navegar, fazendo parte de uma geração de “ouro”: são eles o Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar e o Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, dentre muitos outros. Mesmo não estando nos oceanos, seus timões continuam firmes no destino, atuando em prol de nossas formações, especializações e lutas. Exemplos que arrastam e devem ser seguidos. (RM).