A unidade está preparada para responder as emergências embientais dentro do Poligonal do Porto de Itaqui e nos terminais ferryboat da Ponta da Espera e do Cujupe.
São Luís (MA) – A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) conta, há um mês, com uma base de Pronto-atendimento ambiental. Instalada na aréa operacional do Porto de Itaqui, conta com pessoal treinado em plantão permanente e está equipada para o combate e a prevenção de situação mapeadas no PEI – Plano de Emergencia Individual da Autoridade Portuária.
“A instalação dessa base reforça o nosso modelo de excelência em gestão portuária avançando na melhoria da resposta a emergências. A intenção é nunca precisar a base, trabalhamos para isso, mas precisamos estar preparados”, afirma o presidente do Porto de Itaqui, Ted Lago. O Itaqui é certificado pelo ISO 14001, que atesta a excelência da gestão ambiental de uma empresa.
Com investimentos de R$ 2,5 milhões, a base conta com duas embarcações mantas absorventes, cordões de contenção, tanques flutuantes, skimmers (bombas de sucção de oléo) e outros recursos para redução de danos em caso de acidentes no mar.
A unidade está preparada para responder a emergências ambientais dentro do Poligonal do Porto de Itaqui e nos terminais de ferryboat da Ponta da Espera e do Cujupe. Um trabalho que será feito em duas frentes: no atendimento as emergências da EMAP e também no apoio a comunidade portuária (para isso conta com alguns equipamentos de uso compartilhado).
“Temos agora um grau a mais de segurança. Hoje os nossos procedimentos indicam que os operadores portuários são responsáveis pelo atendimento as emergências decorrentes de suas atividades, mas a EMAP, estando preparada, consegue suplementar essas respostas e auxiliar de forma mais tecnica em caso de algum acidente ambiental’, informou a gerente de Meio Ambiente, Luane Lemos,
Montada em dois contêineres para a área administrativa e um galpão para os equipamentos, a base foi instalada em uma área estratégica, próxima à rampa da praticagem. O monitoramento será realizada por equipes divididas em turnos para garantir cobertura em terra e mar, com oito técnicos operacionais e um coordenador.
Para ler a noticia original, acessar link abaixo:
Notícias relacionadas
-
Treze pescadores são resgatados após naufrágio no litoral de Curuçá, no Pará
-
Mitsubishi Marine destaca potencial fluvial no Norte e apresenta novo motor na Navalshore AM
-
OPORTUNIDADE – Porto de Porto Velho oferece três áreas para uso temporário e impulsiona negócios
-
Dan Câmara volta a repercutir os danos provocados pela pirataria nos rios da Amazônia
-
CIABA realiza cerimônia de abertura dos jogos anuais do 4º Distrito Naval/2023.