A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) organizou, no dia 28 de setembro, o Seminário sobre Calado Dinâmico nos Portos do Espírito Santo, contando com representantes dos Terminais Portuários de Portocel, Ubu, Tubarão, da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) e da Praticagem.
O seminário apresentou estudos e iniciativas em andamento para a implantação do calado dinâmico em Terminais Portuários no Estado, visando nivelar conhecimentos e o intercâmbio de informações e experiências.
Os representantes dos terminais apresentaram projetos em desenvolvimento para a futura implantação e operação de sistemas para determinação de folga dinâmica abaixo da quilha, como preconizado pela Norma da Autoridade Marítima (NORMAM-33) da Diretoria de Portos de Costas.
Os estudos e projetos sobre o calado dinâmico têm potencial para, sem comprometer a segurança da navegação, ampliar os benefícios e viabilidade econômica de operação portuária, maximizando a capacidade de carga nos navios de acordo com a análise, em tempo real, das condições ambientais, agregando competitividade aos portos do Estado.
Por Portal da Navegação, via Centro de Comunicação Social da Marinha.
Notícias relacionadas
-
Audiência no Senado vai debater navegabilidade e soluções para Hidrovia do Rio Madeira.
-
PF realiza patrulhamento fluvial intensivo no Amazonas.
-
Governo Federal assina contratação de R$ 92,8 milhões para dragagem no Rio Amazonas.
-
Onde gigantes dos mares encontram seu fim: o maior estaleiro de demolição de navios do mundo revela os segredos da reciclagem naval.
-
Gabriela Costa assume a diretoria-executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).