Até 15 de outubro, práticos do mundo inteiro podem relatar as condições dos arranjos de embarque e desembarque dos navios para a Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA). É possível fazê-lo no aplicativo No Rumo Certo, que tem novas funcionalidades, ou no site da IMPA.
Em 2020, os brasileiros bateram recorde de participação na pesquisa, com 2.906 relatórios enviados, quase a metade do total enviado no mundo; demonstrando toda a preocupação da categoria com o tema. De acordo com o levantamento, 12,11% dos meios de acesso aos navios estavam instalados incorretamente ou malconservados, pondo em risco a vida do prático no embarque e desembarque.
Escada de quebra-peito e escada de quebra-peito combinada com escada de portaló são os principais dispositivos de transferência do prático da lancha de praticagem para o navio e devem estar em acordo com a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Solas).
Em 2020, dos 774 arranjos irregulares relatados no mundo somente 12,4% foram comunicados às autoridades para providências.
– A nossa participação expressiva na campanha deve ser exaltada. Mas é fundamental que tenhamos também a consciência de levar os problemas adiante para os comandantes das embarcações e as Capitanias dos Portos. Somos responsáveis pela nossa própria segurança – lembra o diretor técnico do Conselho Nacional de Praticagem, prático Bruno Fonseca.
NO RUMO CERTO: https://www.praticagemdobrasil.org.br/aplicativo-rumo-certo
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Cooperativa Unipilot recebe certificado.
-
EXCLUSIVO – Embarque de 44 mil toneladas de farelo de soja causa confusão em Barcarena
-
Marinha abre seleção para cursos gratuitos de aquaviários com 90 vagas e inscrições até 17 de abril.
-
Sindicato celebra vitória na Justiça por suspender certificação para transportar combustível nos rios do Amazonas.
-
Ambulancha da Vila Amazônia é entregue com motor novo para atender 47 comunidades rurais de Parintins.