O Presidente da SOAMAR-PA Relton Osvaldo Pinto com o homenageado Vice-Almirante Valter Citavicius Filho

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Jantar de despedida do Vice-Almirante Valter Citavícius Filho

Prático Marcelo Salgado, Luiz Omar e Assis Neto
Luiz Omar Pinheiro, Leonel Pinho com o Vice-Almirante Valter
O novo Comandante do 4º Distrito, o Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa com Relton Osvaldo Pinto

A SOAMAR Pará ofereceu um jantar de alto padrão no conceituado Manjar das Garças, em Belém, na última quinta-feira. Na ocasião, foi apresentada a despedida da SOAMAR-PA e da Comunidade Marítima ao Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, que deixa o comando do 4º Distrito Naval no próximo dia 6. Além do Presidente Relton Pinto, estiveram presentes diretores e demais “soamarinos”.
Foi prestada grande homenagem e agradecimentos pelo desempenho à frente do Comando, principalmente, o combate à covid-19. A Marinha participou ativamente, em várias ações, como campanhas de vacinação e transporte de oxigênio.
No discurso de despedida, o Vice-Almirante Valter fez questão de frisar que parte de Belém com a certeza de dever cumprido e levará, para sempre, no coração, o carinho e o apreço do povo paraense. Lamentou que, por conta da pandemia, não pôde participar da procissão do Círio Fluvial.
Na oportunidade, também foram dadas as boas-vindas ao novo Comandante do 4º Distrito, o Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, que chegou recebendo apoio e carinho da comunidade marítima do Pará. O Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa falou que o Vice-Almirante Valter Citavicius Filho já está convidado para o Círio Fluvial de 2022, a bordo do Navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil.

Major-Brigadeiro Medeiros palestra na XXI CEPE

Jornalista Beto Messias, Major Brigadeiro Maurício Medeiros Cmt I COMAR, Delegado da ADESG/PA Madson Brandão e Ouvidor Agrário do Tribunal de Justiça do Pará Desembargador Mairton Carneiro (Foto: Reginaldo Rodrigues)

O Major Brigadeiro Maurício Augusto Silveira de Medeiros realizou na última quinta feira, no I COMAR, a palestra abordando a missão e organização da instituição para os “adesguianos” e convidados.
O palestrante fez um histórico da Força Aérea; apresentou as ações do dia-a-dia dos Militares, especialmente na pandemia; a importância da defesa do espaço aéreo Brasileiro; a vigilância da Amazônia; e apresentou as tecnologias da Aeronáutica nos dias atuais.

Palestra 2

CMG Josué Comandante do CIABA; Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante Lima Filho; Rodolfo Nóbrega, Presidente da Federação dos Marítimos do Pará.

O Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo, (RM1) Vice-Almirante LIMA Filho, fez uma apresentação sobre o Tribunal Marítimo, no Auditório do CIABA, para os Alunos da EFOMM e algumas importantes personalidades da área.

Mares & Rios

A Capitania Fluvial de Santarém (CFS) participou da Operação “Sorriso do Brasil” (OSB) 2021, que visa realizar cirurgias gratuitamente em crianças e adultos carentes com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Na ocasião, a CFS empregou pessoal e ofereceu apoio logístico para o transporte de pacientes, médicos e materiais, além de promover palestras com o tema “Como Ingressar na Marinha”.

O Comando em Chefe da Esquadra realizou cerimônia militar alusiva ao seu 199° Aniversário, na manhã da última quarta-feira (10), na Base Naval do Rio de Janeiro. O evento contou com as presenças do Comandante da Marinha, do Ministro de Estado de Minas e Energia, de ex-Comandantes da Marinha, do Chefe do Estado-Maior da Armada, de membros do Superior Tribunal Militar e do Almirantado e, em especial, de um número significativo de ex-Comandantes em Chefe da Esquadra.

Por falar em Almirantado, foram promovidos na última reunião, mês passado, 8 Capitães-de-Mar-e-Guerra, sendo 7 do Corpo da Armada: Carlos Henrique de Lima Zampieri, Marcelo Silva Gomes, Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho, Pedro Lima Silva Filho, Jorge José de Moraes Rulff, Marcelo Reis da Silva e Nelson de Oliveira Leite. Além deles, um do Corpo de Intendentes da Marinha: Alexandre Augusto Lopes Villela de Moraes.

A Capitania dos Portos está investigando as causas do acidente envolvendo o cantor sertanejo Thiago Costa. A assessoria do cantor informou que ele sofreu lesões na perna, passou por uma cirurgia e, de acordo com o último boletim médico, o quadro era estável. Testemunhas disseram que o cantor estava em uma moto aquática, com outras duas pessoas, no furo do Maguary, quando foi atingido por uma lancha, no final da tarde de quinta (LOP).