“Como o Homem só vale pelo seu caráter, também os navios só tem força pelos Homens que o tripulam”.
A frase que consta no livro “Almirante Marquês de Tamandaré” de autoria do também Almirante de Esquadra Arlindo Vianna Filho reflete bem as características dos homens que se lançam ao mar, seja na Marinha de Guerra ou na Marinha Mercante.
Nesta data, em que se comemora o Dia do Marinheiro, um dos grandes Homens de verdade da história foi o Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Masques Lisboa, cujo nascimento ocorreu em 13 de Dezembro de 1807, na antiga Vila do Rio Grande, na mesma Província de São Pedro do Rio Grande.
O seu pai, Francisco Marques Lisboa, Patrão-Mor da barra de Rio Grande, fez o menino se orgulhar desde cedo, convivendo com os marujos e demonstrando o fascínio pelo mar, da qual viria a ser um dos grandes heróis da nação brasileira.
Uma das brilhantes frases, constantes no Capítulo 2 do livro, Tamandaré mostra seu valor e patriotismo:
“Honre sua Pátria, defende-a em qualquer terreno, em qualquer ocasião e sem vacilações. Honre a família e mantenha o seu nome no grau mais elevado. Obedeça às leis e regulamentos. Respeite os seus Superiores e não maltrate os subalternos. Se for injusto, seja por ter perdoado, nunca por ter castigado.”
“A inspiração e a hombridade, a previsão e a liderança de Homens como o Almirante Tamandaré, e ninguém mais que ele, motivam as formidáveis energias da Pátria.”
“Marinheiros, brasileiros, somos os herdeiros de Tamandaré. Neste sentido, ele viverá sempre nos conveses de nossos navios. Que distâncias poderemos navegar que não estejam contidas na extensão de seus ideais? Que esperanças, que sonhos, que anseios e presunções, que amores, que horizontes e verdades podem estar além de sua visão?
Sejamos um Almirante Tamandaré na alma e no coração.
Parabéns aos marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis da Marinha do Brasil.
Viva a minha, a sua, a nossa Marinha!
Nesta data, diversas personalidades civis e militares serão agraciadas com a Medalha do Mérito Tamandaré. Entre elas citamos o Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante Brasileira Joselito Câmara.
A Comenda foi criada pelo Decreto 42.112, de 20 de Agosto de 1957, como forma de homenagem ao Patrono da Marinha do Brasil, sendo assinada pelo Presidente Juscelino Kubitschek e o Almirante Antônio Alves Câmara.
A condecoração é destinada a agraciar autoridades, instituições e pessoas civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, no sentido de divulgar ou fortalecer as tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.
Navegando
O Presidente da “Associação Internacional da Paz” (AIEB-Brasil), Comendador Rodrigo Agostini recebeu a honrosa Moção “Título de Nombreamento” Comendador da Casa Real e Imperial Medieval de Bender. Por tudo que vem realizando pela nossa nação, o título é merecido. Parabéns, Comendador! Sucesso reconhecido.
O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, impossível como sempre, além de ser Comodoro da Marinha Mercante Brasileira, também é mestre na arte da poesia e crônicas, além de ser escritor. Recentemente recebeu mais duas premiações. Depois contaremos com mais detalhes.
Bastante criticada está sendo a PL 4.1999/2020, a famosa “BR do Mar”. O texto original foi modificado em relação ao original proposto pelo Governo Federal. Muitos setores estão se sentindo desprezados, entre eles os marítimos e os estaleiros.
O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, participou da Missa de Benção das Espadas dos Aspirantes da Escola Naval, realizada no dia 10 de dezembro na Igreja da Candelária, que foi celebrada pelo Capelão Naval Chefe Odécio Lima de Souza.
O Capitão de Mar e Guerra (RM1) Fábio da Silva Andrade, que Comandou a “Universidade do Mar” – CIABA, sempre teve o carinho do jornalista Alyrio Sabbá e um tratamento de primeira. Todavia em que dava os seus “bordejos” pelo CIABA, deixava claro os comentários.
Por falar em Alyrio Sabbá, o Coronel da Reserva da Polícia Militar do Pará, Wladimilson Godinho de Moraes Filho, lembrou que o jornalista foi Secretário de Justiça do Governador Almir Gabriel. O então Praticante Oficial de Náutica Ricardo Monteiro, na Cerimônia de Formatura realizada em 04 de Julho de 1997, recebeu o “Prêmio Governo do Estado do Pará” das mãos do Exmo. Sr. Almir Gabriel.
O Sr. Marcus Lisboa, que se formou na EFOMM, também é Consultor da “Associação Regional de Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Combustível na América Latina e Caribe (ARPEL), além de inspetor credenciado dos Clubes de P&I no Brasil, além . Ele que recentemente participou dos eventos em Belém da Passagem de Comando do 4º Distrito Naval e Inauguração do Planetário no CIABA, onde prestigiou o seu mentor e grande amigo Comandante Menezes.
Emocionante foi a última reunião do ano do Clube Satélite Vésper. O convidado especial foi o ex-morador de rua e atualmente escritor Leo Motta, que contou sua vida de superação. Um grande exemplo para as pessoas que não acreditam que podemos mudar. A presidente Patrícia Magluta acertou um “golaço”.
Os Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) da Escola de Guerra Naval (EGN), composta de 41 Oficiais-Alunos e 2 servidores civis, visitaram instituições Militares e Civis em Washington (Estados Unidos), nos dias 29 e 30 de Novembro. O Oficial da Marinha Mercante que estava escalado para realizar o referido curso, infelizmente não pôde participar em virtude da recusa da empresa a qual pertencia em liberá-lo.
Dos Alunos que ser formaram da Turma “Drakkar”, vários mantém contato com o colunista. Entre os principais estão os nossos amigos Fábio e Coelho, que devem estar comemorado até hoje o brilhantismo de chegar ao fim num dos cursos de formação de Oficiais bastante puxados. Que venha a Praticagem agora.
Analistas consideram que informações sobre variante “Ômicron” ainda são preliminares. Contudo a 4ª onda não assusta, mas acende alerta para as tripulações. Aguardaremos para ver o desenrolar ao longo do tempo.
Outra instituição contra a “BR do Mar”. A “Associação Brasileira dos Terminais Portuários” (ABTP) alega no momento que havia o compromisso do Governo Federal de que o PL seria mantido. Para a associação, falta de sensibilidade ao tema pela pasta econômica, considerando que o impacto do regime para a União é baixo.
O Prático da ZP3, Marcelo Salgado, que faz parte da “Pará River Pilot” é um verdadeiro gentleman. Foi muito bom rever o amigo. A última vez que nos encontramos foi a bordo do NT “Oscar Niemeyer”, na desatracação e saída do Terminal de Miramar, porto de Belém, em 2016. Saudades dessa época.
Hoje, às 19h no Canal da Marinha no youtube ocorrerá a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais e diversas outras atrações, fazendo partes das celebrações do Dia do Marinheiro. O evento estará sendo transmitido direto da Fortaleza de São José da Ilha das Cobras. Chame a família para assistir. Valerá a pena.
A coluna recebeu atencioso elogio do Sr. Edson Sabbá, responsável pelo “Portal da Navegação” e filho do nosso saudoso mestre Alyrio Sabbá. Segundo ele, está a cada dia melhor. O aprendizado foi com um dos maiores jornalistas do setor que tivemos, onde até os dias de hoje, com muita saudade, relemos a sua coluna que esteve no ar por mais de 50 anos. (RM).
Notícias relacionadas
-
Audiência no Senado vai debater navegabilidade e soluções para Hidrovia do Rio Madeira.
-
PF realiza patrulhamento fluvial intensivo no Amazonas.
-
Governo Federal assina contratação de R$ 92,8 milhões para dragagem no Rio Amazonas.
-
Onde gigantes dos mares encontram seu fim: o maior estaleiro de demolição de navios do mundo revela os segredos da reciclagem naval.
-
Gabriela Costa assume a diretoria-executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).