CONVÉS PRINCIPAL – Turma “Drakkar” – Patrono Paulo Vítor Zigmantas

O colunista ao lado do Paraninfo da Turma “Drakkar”, Capitão de Cabotagem Rommel Gomes e Gomes.
O Capitão de Mar e Guerra Santiago e esposa Adriane trocando a platina do Praticante Rodrigo Santiago (filho).
Praticante Beatriz, primeira colocada da turma “Drakkar” teve as platinas trocadas por sua genitora e o Almirante de Esquadra Leonardo Puntel.
O colunista ao lado do Praticante Oficial de Náutica Fábio.
Praticante Oficial de Náutica Coelho ao lado do colunista.
O Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Ruiz ao lado de autoridades da Marinha e o colunista.

Ainda sobre a formatura da Turma “Drakkar”, ocorrida no último dia 07 de Dezembro, a coluna de hoje posta novas fotos dos momentos vívidos pelos então Praticantes Oficiais de Náutica e de Máquinas da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA).
O Patrono dessa turma é o Mestre Decano “Paulo Vítor Zigmantas” que foi um grande defensor da “Universidade do Mar”, contribuindo para o aprimoramento e instalações de novas estruturas, além de ter formado várias gerações de Oficias da Marinha Mercante Brasileira. Inclusive o colunista foi seu Aluno em 1994 e 1995.
O Paraninfo da Turma foi o também professor da área do Curso Fundamental de Náutica, Capitão de Cabotagem Rommel Gomes e Gomes, pela qual os novos Praticantes têm muitas estimas e considerações.
Do total dos 109 Praticantes formados, dezenove (19) são do sexo feminino, que em breve realizarão a Viagem de Instrução e a Praticagem, está última com a duração de 1 ano de efetivo embarque.
Na EFOMM os alunos optam pelo Curso de Náutica ou de Máquinas, estudando durante três anos em regime de internato. Enquanto alunos, são militares, regidos pelo Estatuto dos Militares, e após a declaração de Praticantes de Oficiais, os alunos são desligados do Serviço Ativo da Marinha (SAM) e declarados bacharéis em Ciências Náuticas.
Algumas fotos cedidas pela Assessoria de Comunicação Social – CIABA, Luís Celso e alguns Alunos.

Capitão de Longo Curso Gondar recebe homenagens no Clube Naval

CLC Gondar recebendo o Prêmio de Primeiro Lugar em Crônicas do Almirante Elkfouri.
CLC Gondar recebendo o Prêmio de Segundo Lugar em Poesia da Sra. Ana Cláudia.

No dia 08 de Dezembro, o nosso querido Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar recebeu mais duas grandes premiações, desta vez na área literária.
O evento ocorrido no Clube Naval do Rio de Janeiro, contou com diversas autoridades civis e militares, tendo a organização da Diretoria Cultural.
O Comandante Gondar recebeu o Troféu e Diploma do “Prêmio Primeiro Lugar em Crônicas”, entregues pelo Almirante de Esquadra Elkfouri.
As homenagens não pararam por aí. Também recebeu o Troféu e Diploma do “Prêmio Segundo Lugar em Poesias”, entregues pela Diretora Cultural do Clube Naval, Sra. Ana Cláudia.
Em um ano em que a Marinha Mercante Brasileira viveu momentos de tensões com a BR do Mar, tivemos vários Oficiais e membros da Guarnição sendo homenageadas com medalhas e moções. O Comandante Gondar, por tudo que vem realizando, recebeu várias homenagens e condecorações.
Parabéns ao CLC Gondar, que também é escritor.

Navegando

Agradecimentos especiais ao Administrador Chefe do “Portal da Navegação”, nosso ilustríssimo Edson Sabbá pelas palavras generosas destinadas aos colunistas em sua coluna “Curtas & Rápidas”, fazendo referências aos Editores de Navegação.

Bastantes intensas e significativas foram as mensagens de Natal recebidas dos amigos e colegas nos diversos meios de comunicação. O colunista agradece a todos pelos envios, na esperança de que o Natal de 2021 abra o caminho para dias melhores que estão por vim.

O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, Organização Militar sob jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, sediado em Belém (PA), realizou importante Cerimônia Militar de Juramento à Bandeira de Cabos e Marinheiros (RM2) em 15 de Dezembro.

O Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior já está em fase de arrumação da mobília, que será transferida para a cidade maravilhosa. Em Janeiro transmitirá o Comando da nossa “Universidade do Mar”, após dois anos, deixando uma grande impressão pelo seu trabalho valoroso e dinâmico. Nos momentos críticos da pandemia, segurou firme o timão, sem deixar o navio sair do rumo.

Outro grande amigo que também está em fase de mudança é o Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Cláudio Otranto Alves, atual Diretor do “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe). Conforme o Todo Poderoso permitir, o colunista estará nas despedidas dos amigos.

O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho teve a grata surpresa de rever seu grande amigo Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, por ocasião da Passagem de Comando de Operações Navais, ocorrida nesse mês de Dezembro. A foto demonstra a amizade dessas duas expressões da Marinha do Brasil e da Marinha Mercante Brasileira.

Novos marinheiros foram formados pela “Capitania Fluvial de Santarém” (CFS), em Cerimônia realizada no dia 10 de Dezembro. Após a conclusão do “Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Fluvial de Convés”, “Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Fluvial de Máquinas” e “Curso de Adaptação de Aquaviários – Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde”, cerca de 42 Alunos receberam suas habilitações.

Na mesa do colunista o Certificado de Participação da Webinar proferida pela “ALUMNI PPEGM EGN” cujo tema foi “A Participação da Marinha do Brasil na Primeira Guerra Mundial” com o professor Francisco Alves de Almeida. Para aqueles que quiserem assistir, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=xS-QRlo0xFE

Sucesso garantido foram os eventos realizados pela Marinha do Brasil, através do Comando do 4º Distrito Naval, que em conjunto com a “Sociedade Amigos da Marinha – Pará” (Soamar-Pa) deixaram várias famílias com o Natal garantido, recebendo atendimentos e doações de cestas básicas e brinquedos.

A Ceia de Natal foi realizada em vários navios mercantes ao longo das águas nacionais e internacionais. Na próxima edição postaremos algumas fotos desse evento realizado a bordo, que apesar de estarem longe fisicamente de suas famílias, estavam unidos por um objetivo comum.

Agora virá outro grande evento que, sem sombra de dúvida, será comemorado a bordo: a virada do ano. Que as grandes navegações continuem a todo “vapor” em 2022. (RM).