Comandante da Marinha visita 9º Comando Naval em Manaus. — Foto: Ayrton Senna Gazel/g1 AM

Comandante da Marinha acompanha atendimentos de saúde a ribeirinhos no interior do Amazonas

Ayrton Senna Gazel

Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos está cumprindo agenda no estado desde quarta-feira (2).

O Comandante da Marinha, almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, acompanhou os serviços de assistência médica oferecidos por marinheiros à ribeirinhos no interior do Amazonas. Nesta semana, ele cumpre agenda no estado. No 9º Distrito Naval, em Manaus, ele foi recebido por fuzileiros navais nesta sexta-feira (4).

O comandante chegou ao Amazonas na quarta-feira (2), e passou pelos municípios de Benjamin Constant e Tabatinga, onde acompanhou os trabalhos do navio hospitalar Soares Meireles.

A última visita de um comandante da Marinha ao Amazonas ocorreu em 2017, quando a instituição ainda era chefiada pelo almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Em entrevista coletiva realizada na sede do 9º Distrito Naval, nesta sexta-feira (4), o almirante destacou o papel social da Marinha à população da região, e também falou sobre o combate ao desmatamento, garimpo e tráfico de drogas na Amazônia.

Garnier estava acompanhado do comandante de operações navais, o almirante de esquadra Marcos Olsen, e do comandante do 9º Distrito Naval, o vice-almirante Ralph Dias.

“De maneira geral, nós participamos de operação integradas, inclusive, estávamos em uma operação contra o garimpo [na região do Rio Madeira], recentemente. No entanto, é bom destacar que a Marinha tem o papel de prover muito mais apoio, suporte e garantia de que a Polícia Federal fará o serviço dela, do que qualquer outra coisa”, afirmou o chefe da instituição.

Em relação à tríplice fronteira (entre Brasil, Peru e Colômbia), no noroeste do Amazonas, o vice-almirante Ralph Dias mencionou que o 9º Comando Naval mantém parceria constante com os demais órgãos de segurança no estado para o monitoramento da região.

“Na Amazônia Ocidental, posso afirmar que temos um estreito relacionamento com os órgãos públicos relacionados à segurança. Além disso, praticamos as atividades de inteligência, que é fundamental para um bom planejamento e uma execução da operação. Esse ano deveremos ter ainda mais operações do que no ano passado”, afirmou.

O chefe da Marinha garantiu que as Forças Armadas participam de operações para coibir o desmatamento na região.

Assistência à ribeirinhos

O almirante Garnier afirmou que proporcionar serviços básicos aos ribeirinhos da Amazônia é a melhor parte das atividades realizadas pelos militares que atuam na região.

“Tive a oportunidade de acompanhar o nosso navio de assistência hospitalar, e pude ver os militares fazendo aquilo que dá mais satisfação aos marinheiros da região: promover a saúde, vacinação e oferecer serviços básicos à população”, comentou.

Por fim, o comandante da Marinha disse que boa parte dos serviços podem se tornar mais eficientes com um pouco mais de investimentos.

“Diversas atividades que nós entregamos a essas pessoas dependem de sistemas digitais. Talvez, com novos investimentos não tão grane, poderemos melhores a prestações desses serviços à comunidade”, concluiu.

Por Portal da Navegação, via g1 AM