O Porto do Rio de Janeiro recebeu, na última terça-feira (12), a primeira visita do Capitão dos Portos do Rio de Janeiro, Capitão de Mar e Guerra Alessander Antunes Peixoto, que assumiu o cargo no início do ano. O objetivo do comandante foi conhecer as instalações e os projetos do porto, bem como estreitar as relações com os gestores da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e reforçar a parceria entre as Autoridades Marítima e Portuária.
Durante o encontro, o superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima, apresentou os projetos em estudo e em execução para melhoria da infraestrutura dos acessos rodoviário, ferroviário e aquaviário ao porto, e o gestor de VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações), Marcelo Villas-Bôas, fez uma apresentação específica sobre o andamento da implantação dos sistemas Local Port Service (LPS) e de calado dinâmico.
Também participou da reunião o superintendente da Guarda Portuária, José Tadeu Diniz, que mostrou aos visitantes as instalações do Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP) e falou sobre a atividade de varredura realizada no Canal de Cotunduba para a navegação noturna dos navios conteineiros. Também participaram da recepção ao Capitão dos Portos e sua comitiva os gerentes João Paulo Limenzo (Fiscalização de Operações); Roque Pizarroso (Acesso Aquaviário); e Guilherme Carvalho (Acesso Terrestre); e equipes.
Para o superintendente Leandro Lima, a interação com a Marinha do Brasil é fundamental para o desenvolvimento do porto: “O diálogo e a troca de informações são muito importantes para que a Autoridade Marítima conheça e acompanhe de perto as nossas ações e investimentos, especialmente os projetos em prol da segurança da navegação, que precisam estar alinhados a sua missão institucional”.
Por Portal da Navegação, via Assessoria de Comunicação – CDRJ.
Notícias relacionadas
-
Audiência no Senado vai debater navegabilidade e soluções para Hidrovia do Rio Madeira.
-
PF realiza patrulhamento fluvial intensivo no Amazonas.
-
Governo Federal assina contratação de R$ 92,8 milhões para dragagem no Rio Amazonas.
-
Onde gigantes dos mares encontram seu fim: o maior estaleiro de demolição de navios do mundo revela os segredos da reciclagem naval.
-
Gabriela Costa assume a diretoria-executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).