O Capitão de Fragata (EN) Carlos Evandro da Cunha Bezerra, amigo do colunista desde a época de mocidade, foi condecorado com a “Medalha Mérito Engenharia da Marinha”, concedia pela Diretoria-Geral de Material da Marinha. Juntamente com ele também recebeu a referida outorga o 1º (TE) Luizito Furtado Pinto.
A Cerimônia foi realizada na Base Naval de Val de Cães (BNVC), em 12 de Abril, presidida pelo Vice-Almirante Edgar Luiz Barbosa Siqueira, Comandante do 4º Distrito Naval, comemorando o 132° Aniversário do Corpo de Engenheiros da Marinha.
Em virtude da sua contribuição para o desenvolvimento e valorização da Engenharia da Marinha, o Vice-Almirante Edgar foi reconhecido com “Diploma de Honra ao Mérito da Engenharia da Marinha”
Parabéns aos homenageados!
Parceria entre CIABA e Hidrovias do Brasil auxiliará na capacitação para navegação
O “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) e a “Hidrovias do Brasil” (HB) celebraram importante termo de cooperação técnica para compartilhar informações e fornecer tecnologia inédita, além da experiência operacional e profissional para complementar a formação dos colaboradores dessa empresa e de renome e Alunos da Escola de Formação da nossa tradicional “Universidade do Mar”.
O acordo, celebrado em 1º de Abril, também tem como objetivo de garantir fornecimento de investimentos da “Hidrovias do Brasil” na adaptação e modernização dos equipamentos do Departamento de Simuladores, o que garantirá treinamento especializados para os Alunos da EFOMM. (Fotos e colaboração: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).
Academia Brasileira de Medalhística Militar” condecora policiais no 9° Batalhão da Polícia Militar (RJ)
Em Cerimônia realizada no dia 12 de Abril, na Sede do 9º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, a “Academia Brasileira de Medalhística Militar” (Abrammil) homenageou os Oficiais que fazem parte da corporação.
Receberam as Medalhas o Coronel Charles, Major Tales, Major Diogo e Major Anderson, em reconhecimento ao grau elevado de profissionalismos demonstrados, na defesa do cidadão de bem e na manutenção da ordem pública do Estado do Rio de Janeiro.
O Presidente da Abrammil, Coronel Regis Lermen, fez as entregas aos agraciados: “nós não podemos lutar pelo nosso ego, nós precisamos lutar pela nossa honra, caso exista um caminho em que essa honra acabe não ferindo ninguém, priorize-a”. (Fotos e colaboração: Abrammil).
Tomada de Montese – 77 Anos
Há 77 anos, no dia 14 de Abril de 1945, a “Força Expedicionária Brasileira” iniciava um dos mais árduos combates travados pelos brasileiros contra os nazistas, na Itália: a Batalha de Montese.
A comemoração do feito, no ano em que se celebra o Bicentenário da Independência, fortalece os valores de soberania nacional, liberdade e independência.
A vitória em Montese e a consequente retomada da região do Rio Parano foi fundamental para que os aliados conseguissem vencer a guerra. Por isso, a situação dos pracinhas foi enaltecida pelos Comandantes aliados. (Contribuição: CLC Gondar).
RUMO CERTO.
- O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar participou de importante entrevista no programa “De papo pro Mar”, com a jornalista Louize Oldrini. O vídeo pode ser assistido no canal do youtube.
- Os nossos amigos colunistas Luiz Omar e Luís Celso, em suas edições do último domingo, fizeram excelentes coberturas da Posse do novo Chefe do Estado Maior do Comando do 4º Distrito Naval.
- O Capitão de Longo Curso Joselito Câmara relembrou quando recebeu a Medalha Cinquentenário da ABFIP em 2008 no Forte Copacabana. Sempre bom lembrar esses momentos.
- O Contramestre Serrão, que por muitos anos viajou com o colunista no NT “Grajaú”, enviou fotos de momentos marcantes naquela unidade. Hoje esse navio não já não existe mais. Tinha um lema nos gaseiros que para ser Navio-1000 teria que ganhar primeiro do Grajaú.
- O abraço à professora Selma Grello, sempre enviando mensagens positivas ao colunista. Ela acompanha nossa coluna com entusiasmo a cada edição publicada.
- Outro amigo que sempre envia boas mensagens é o Sargento (FN) Clidenor, que foi um dos militares instrutores da turma “Ayrton Senna da Silva”. Foi tão querido que esteve em nosso baile de formatura.
- O Coronel Godinho, hoje na Reserva da Polícia Militar do Pará, vibrou com a matéria dos 21 anos da Turma de seu amigo Major Juniel Maciel.
- Dois amigos trabalham na CPAOR: Luiz e o Oficial Amaral. Na época em que o colunista era Aluno, serviam no CIABA. O Oficial Amaral era o Comandante da 2ª Companhia de Alunos. Bons tempos e saudades desses anos.
- O Capitão de Cabotagem Bruno Lélis, que foi Imediato do colunista em 2017, hoje mostra seu trabalho reconhecido como Comandante de uma grande Unidade da Marinha Mercante. Merecido.
- Sua esposa, a Oficial de Náutica Danilsen, também esteve a bordo como responsável pela Navegação. Excelente pessoa e profissional.
NAVEGANDO
O Rotary Club Satélite RJ Rio Comprido – Vésper apresentou na 33ª Reunião, realizada no dia 13 de Abril, a emocionante história de sucesso e superação da Sra. Iva Martins, que é CEO da Empresa “Carvalho Cosméticos”. Foi um aprendizado de quem saiu do zero a cem, de muito trabalho e competência.
O Grupo Rotary Vésper também promoveu a Ação de Páscoa para as crianças do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O coordenador do evento foi o Sr. Léo Motta com o total apoio do Clube, onde foram distribuídos 60 caixas de bombons. O sorriso das crianças é uma das boas bondades que podemos ver nesse mundo.
Polêmica causou a matéria sobre a Normam 21, publicada anteriormente, em relação ao Uniforme da Marinha Mercante Brasileira. Cada um tem direito a opinião, porém o que prevalece é a legislação que está escrito e aprovado pela Autoridade Marítima Brasileira. Encerrada as polêmicas.
O Brasil já teve uma Marinha Mercante forte, com a construção naval sendo uma das maiores do mundo, competindo com o mercado internacional. Hoje, a construção naval está em baixa, após uma renascida na década de 2010, e a Marinha Mercante deu uma respirada, após a crise da Lava-Jato.
O Comando do 4º Distrito Naval agora conta com mais um Oficial-General. O Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Júnior assumiu no ultimo dia 14 de Abril a função de Chefe do Estado Maior (CEM) em substituição ao Capitão de Mar e Guerra (FN) Victor Souza Abreu, que desempenhou com sucesso essa nobre missão.
Com os regressos do Navio de Apoio Oceanográfico (PApOc) “Ary Rongel” e o Navio Polar (NPo) “Almirante Maximiano” à cidade de Niterói, a Marinha do Brasil deu por encerrada a “Operação Antártica XL” (OPERANTAR), que teve o total de viagem de 183 dias.
A Marinha sempre interagindo com as populações locais promovendo campanhas para tornar os mares e rios limpos, preservando assim o meio ambiente. Uma dessas campanhas tem por denominação “Mar Limpo é Vida”, ficando no 10° lugar no ranking internacional de mobilização de pessoal.
O Comando Militar da Amazônia (CMA) teve 32 militares certificados ao concluírem o Estágio de Tripulantes de Embarcações (2022/2). O curso foi ministrado pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), que é subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval. Os aprovados receberam os diplomas e brevês.
No dia 13 de Abril se comemorou o Dia do Hino. Nosso Hino Nacional Brasileiro, um dos mais belos do mundo, representa a nossa nação, onde se destaca também as lutas que marcaram a história do país. Em todas as Cerimônias, sejam elas civis ou militares, sempre é uma emoção cantar nosso hino.
O colunista e sua tripulação agora navegam pela costa do nordeste do nosso litoral brasileiro, passando por grandes capitais como Natal, Recife, João Pessoa e Maceió. Nossa costa é bastante extensa, porém não explorada em sua totalidade. Nossa “Amazônia Azul” é bela. (RM).
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Missa Solene em Homenagem aos Heróis da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Veleiro “Mauá” é incorporado ao Grêmio de Velas do CIAGA.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Cabotagem Laís assumiu o Comando do navio “Login Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Delegacia do Sindmar em Belém realizou importante palestra.
-
CONVÊS PRINCIPAL – Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da EFOMM-CIABA.