O diretor técnico da Praticagem do Brasil, prático Marcio Fausto, foi um dos debatedores do painel do Sul Export que discutiu a formação de corredores logísticos e o desenvolvimento do acesso aos portos da região. A edição regional do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária (Brasil Export) ocorreu nos dias 16 e 17 de maio, em Florianópolis, e incluiu uma visita técnica ao Porto de Imbituba.
Marcio Fausto defendeu a importância do planejamento portuário com base nas recomendações da Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Marítimo e ressaltou que essa não é a situação do Brasil, o que obriga a praticagem a se mobilizar para superar as limitações nos portos.
– O acesso náutico é onde tudo começa e termina. O prático, quando esse acesso é bem planejado, com a geometria favorável, é um usuário desse acesso. Quando não há planejamento, ele é uma vítima e acaba gerenciando limitações. Não é o ideal. Esperamos adequação dos acessos, ou seja, que os projetos de engenharia sigam as boas práticas internacionais, manutenção do design do canal e agilidade na correção de problemas como assoreamento, cascos soçobrados e sinalização avariada. Infelizmente, não é a nossa realidade. A praticagem que se adapta e passa a ser parte da solução – afirmou.
Ele citou as ações da praticagem para minimizar as imperfeições nos acessos ao longo da costa e no interior dos rios, como participação nos estudos náuticos, análise de janelas de maré, aquisição de equipamentos portáteis de navegação eletrônica (PPUs), treinamentos no Brasil e no exterior, adoção de simuladores, entre outras. Essa capacidade de investir, disse, a fim de garantir a segurança da navegação e a eficiência portuária, é consequência do modelo de praticagem brasileiro, que é uma atividade privada bem regulada pela Marinha.
O painel foi apresentado pela diretora executiva do Instituto Praticagem do Brasil, Jacqueline Wendpap, conselheira do Sul Export. Na parte da manhã, o prático João Bosco, também conselheiro, foi o apresentador do painel que debateu a concessão dos canais de acesso de portos da região. No dia anterior, o presidente da Praticagem do Brasil, prático Ricardo Falcão, esteve no palco da abertura do evento, que teve ainda na comitiva o secretário executivo Arionor Souza. O Brasil Export foi prestigiado pela vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr.
Por Portal da Navegação, via CONAPRA.
Notícias relacionadas
-
A minutos da sede da COP-30 em Belém, comunidade esvazia após poluição do rio: ‘Vila fantasma’.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
Curso capacita servidores para transporte escolar fluvial com segurança e eficiência.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.