NAVEGAÇÃO EM FOCO – Novo Terminal Hidroviário de Limoeiro do Ajuru

Governador Helder Barbalho durante inauguração do novo terminal

Nesta terça-feira (17), o governador do Estado, Helder Barbalho, entregou o terminal hidroviário de Limoeiro de Ajuru, no Baixo Tocantins. A obra contou com um investimento do Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), que tem como diretor-presidente Abraão Benassuly, superior a R$ 1,4 milhão para atender aos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Ao todo, o novo terminal beneficia quase 30 mil pessoas da cidade, além dos moradores dos municípios da Região de Integração do Tocantins. Além de promover o turismo, o novo porto vai garantir também o escoamento da produção de açaí e pesca, principais atividades econômicas do município.
O projeto de reconstrução do terminal de Limoeiro de Ajuru foi retomado no início de 2019 e compreendeu a instalação de rampa articulada para acesso ao flutuante principal; pintura geral; revisão e recuperação de instalações elétricas, hidros sanitárias e da cobertura do espaço. O terminal também passa a dispor de novo mobiliário para a sala de espera, bebedouro, televisor, comunicação visual, paisagismo, extintores de incêndio, guichês para vendas de passagens e salas para órgãos oficiais do Estado.
Com 358.00m² de área civil construída e 457.13m² de área total, com os equipamentos navais compostos de plataforma metálica fixa, rampa metálica articulada, torre metálica de sustentação, berço metálico de sustentação. A embarcação tipo flutuante, embarcação sem propulsão que opera em local fixo e determinado, com dimensões de 15m x 5m x1,5 m.

General Fernando Sant’Ana Soares assume Comando Militar do Sul

A tropa desfilando em homenagem ao novo comandante, general de Exército Soares

Na sexta-feira (13), durante solenidade no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), em Porto Alegre (RS), o General Stumpf transmitiu o cargo de Comandante Militar do Sul ao general de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva.
“No período em que estive a frente deste comando militar de área, testemunhei o patriotismo e o comprometimento dos seus integrantes. Aqui encontrei soldados impregnados de profissionalismo, estribados em sólida disciplina, lealdade e camaradagem. Aqui pude trabalhar com militares de elevado nível profissional, legítimos herdeiros das heróicas tradições das guarnições militares do sul”, destacou.
A solenidade militar contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, como o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, e o comandante do Exército, general Antônio Freire Gomes, que fez a leitura do elogio ao general Stumpf.
O retrato oficial do general Valério Stumpf Trindade ficará eternizado na galeria de Antigos Comandantes do CMS, no Quartel-General do Exército, no centro histórico de Porto Alegre. O novo Comandante do CMS, General Soares, nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Antes da nova função, ele ocupava o cargo de Comandante Militar do Oeste.

Mares & Rios

O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) confirmou o apoio ao projeto “Sistema multiescala de detecção e modelagem de derramamento de óleo”, desenvolvido pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e outras instituições acadêmicas do País. O projeto integra o Programa Ciência do Mar, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Marinha do Brasil (MB), que busca produzir e aplicar o conhecimento científico e tecnológico para atingir benefícios sociais, econômicos e ambientais.

Ainda em Limoeiro do Ajuru, mais um equipamento para auxiliar na segurança foi entregue nesta terça-feira (17) no Pará. Dessa vez, o município foi o beneficiado com o repasse de uma lancha com 60 HP de potência pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Essa é a 27ª embarcação entregue na atual gestão para ampliar as ações de policiamento fluvial da região.

O Senado aprovou no dia 17 de maio, a Medida Provisória (MP) 1089/2021, que disciplina o transporte aéreo no país e que foi editada pelo governo com o intuito de atrair investidores e desburocratizar o setor. Os senadores mantiveram o trecho incluído na Câmara que retoma o despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais. O texto volta à Câmara para nova análise.

O Airbus A330-200 de matrícula PR-AIS, comprado pela Força Aérea Brasileira (FAB), já foi colocado em condições de voo pela Azul. O primeiro voo teste foi realizado dia 14 de maio, decolando e pousando no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O prazo de entrega é 17 de junho. O A330 passará por check-c (revisão) e fuselagem pintada de branco antes de ser entregue aos militares.

A FAB abriu licitação de certa de 370 milhões de reais para incorporar duas aeronaves para conversão em aeronaves multi-tarefas. aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

O Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar (CIABA), que tem como comandante o capitão-de-mar-e-guerra Enes, comemorou o 77º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, conhecido como o “Dia da Vitória”, data que relembra a Força Naval brasileira atuando na Campanha do Atlântico.

1º Tenente Carolina

A 1º Tenente Carolina Rabelo da Silva foi transferida para reserva após oito anos de dedicação ao serviço militar. Ela ingressou no exército em 2014 como aspirante e, no mesmo ano, foi promovida ao posto de 2º Tenente. Em 2017, a 1º Tenente. Carolina tornou-se referência em Relações Públicas em todas as Organizações Militares do Comando Militar do Norte. Além de agradecer a parceria, a coluna deseja sucesso na nova fase ao lado do esposo, o 2º tenente Palheta, da Força Aérea, e do filho João Davi.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next