NAVEGAÇÃO EM FOCO – Matapi assume logística da mais nova mineradora do Pará

Com previsão de produção de 14.500 toneladas de níquel por ano, a Horizonte Minerals iniciou as obras do Projeto Araguaia, em Conceição do Araguaia, no Sul do Pará. Segundo a nova mineradora, é o maior investimento em níquel do país e a previsão de vida útil da mina é de 28 anos. O projeto está totalmente financiado, em fase de terraplanagem e com previsão de conclusão das obras para o final de 2023. Durante a construção, serão gerados aproximadamente 3.000 empregos, enquanto a operação gerará cerca de 500 empregos diretos.
O Grupo Atlântica Matapi ficará responsável pelas soluções logísticas dos insumos necessários para a produção de níquel, como 360 mil toneladas/ano de carvão mineral e, quando as exportações se iniciarem, também estará responsável pela operação portuária. Toda a produção será exportada pelo Porto de Vila do Conde, em Barcarena. O gerente de operações, Glayson Andree, e o diretor de operações, Carlos Pinto Jr., da Matapi, estiveram presentes no evento que marcou o início das obras. “A Matapi vai trabalhar em parceria com uma empresa que tem uma responsabilidade social muito grande, contribuindo para a geração de empregos e promovendo o desenvolvimento da região”, ressaltou Carlos Pinto Jr.
Nesta parceria, Matapi e Horizonte Minerals vão contribuir, ainda, com um mercado crescente. Desde a assinatura do Acordo de Paris (2015), o mundo está diante do desafio de conter o aumento do aquecimento global, investindo em energia limpa e na substituição de veículos movidos a combustível fóssil por eletricidade. Esta transição traz a perspectiva de uma revolução econômica energética, com aumento na demanda por níquel. O Brasil detém a terceira maior reserva de níquel do mundo e potencial de novas descobertas para atender um mercado já aquecido por conta do uso do níquel na produção de aço inoxidável e na fabricação de baterias para carros e energia solar.

Comboio Logístico Fluvial do 8°DSUP leva suprimentos às guarnições de Breves e do Amapá

O tenente-coronel Antônio Augusto Alves Ceschin, chefe do 8º Depósito de Suprimento (8º DSUP) se despedindo do comandante Militar do Norte, general de Exército João Chalella Júnior.

O 8º Depósito de Suprimento (8º DSUP), que tem como chefe o tenente-coronel Antônio Augusto Alves Ceschin, realizou, neste mês de maio, mais uma missão de apoio logístico às Organizações Militares (OMs) do Comando Militar do Norte (CMN).
Desta vez, a atividade irá suprir os militares lotados no Tiro de Guerra 08-004, em Breves, no estado do Pará, e os que servem no 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34° BIS) e na 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22° Bda Inf Sl), no Amapá.
A bordo do Ferry Boat Marechal Bitencourt, o comboio partiu no dia 14 de maio, carregado com mais de 33 toneladas de suprimentos a serem utilizados tanto nas OMs quanto em Ações Cívico Sociais. Também foi transportado um equipamento do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vinculado ao Ministério da Defesa.
A operação de logística, que deve durar em torno de dez dias, permite meios para a sustentação dos militares que servem em áreas de fronteira, estratégicas para a defesa e proteção da Amazônia.. Nesta missão, o Comandante Militar do Norte, general de Exército João Chalella Júnior e o comandante da 8ª Região Militar, general de divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, embarcaram para realizar a viagem junto com a tripulação, com o objetivo de verificar dificuldades enfrentadas e oportunidades de melhorias.

Marajó vai combater abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM) lançou uma campanha para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no maior arquipélago flúvio marítimo do mundo em evento realizado na última segunda-feira, em Soure. A campanha tem apoio da Casa Civil da Governadoria do Estado do Pará, Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa e Polícia Militar.
A campanha tem como objetivo combater os potenciais riscos em casa e na cooptação de crianças e adolescente para exploração sexual. A Amam vai desenvolver ações conjuntas com Conselhos Tutelares, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializadas (Creas), comandos da Polícia Militar, secretarias municipais de educação, Igrejas e com a “Navegação em Foco”, com ampla divulgação dos resultados conquistados pela campanha.

Condecoração

O tenente brigadeiro do ar Maurício Medeiros e o colunista Luiz Omar Pinheiro estarão na cerimônia comemorativa ao Dia do Aviador e da FAB, em outubro, em São José dos Campos (SP).

Por indicação do tenente brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, serei condecorado com a medalha “Ordem do Mérito Aeronáutico” (OMA) no Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), que será celebrado em outubro. Como tenho a opção de escolher o local, vou receber a medalha no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos (SP), onde Medeiros é diretor-geral.

Mares & Rios

A Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque (AP) realizou, no último dia 13 de maio, a cerimônia de encerramento da primeira turma de 2022 do curso especial para Tripulantes de Embarcação de Estado no Serviço Público (ETSP), habilitando trinta servidores públicos federais, estaduais e municipais.

Um grupo de alunos da Escola de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), do Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), teve a oportunidade de acompanhar o serviço de praticagem fornecido pela Empresa Pará River Pilot, da ZP-03. Os alunos selecionados acompanharam, por um dia, toda a rotina do prático Marcelo Salgado, o “príncipe dos práticos”, em direção ao navio de carga geral M/S “AAL MARS” que estava atracado no Porto de Vila do Conde.

A Diretoria da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-PA) esteve reunida na ouvidoria agrária do TJPA para alinhavar com a coordenação pedagógica do XXll Cursos de Estudos de Política e Estratégia (CEPE), que está previsto para iniciar em Setembro. A coordenação pedagógica é da Dra. Paula Feitosa, devidamente acompanhada do Dr. Daniel, conduzirão com brilhantismo mais uma edição do CEPE da ADESG-PA.

No dia 13 de maio, os alunos do 1º ano da Escola EFOMM realizaram o Juramento à Bandeira no CIABA. À noite, foi realizado um baile comemorativo no Grêmio Recreativo Literário Português e teve a presença do vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, comandante do 4º Distrito Naval; do contra-almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Junior, chefe de Estado Maior; do capitão-de-mar-guerra João Orlando Enes Prudencio, comandante do CIABA; capitão de fragata Diego Baroni Santos Albernaz Gomes, imediato do CIABA; do capitão de corveta Roberto Faria Ribeiro, comandante do corpo de alunos, e demais Oficiais.

Por indicação do tenente brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, serei condecorado com a medalha “Ordem do Mérito Aeronáutico” (OMA) no Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), que será celebrado em outubro. Como tenho a opção de escolher o local, vou receber a medalha no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos (SP), onde Medeiros é diretor-geral (LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next