CONVÉS PRINCIPAL – Baile de Juramento à Bandeira foi realizado pelos Alunos do 1º Ano da EFOMM.

Os Alunos do 1º Ano da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM), após participarem da Cerimônia do Juramento à Bandeira no “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), no dia 13 de Maio, pela noite, realizaram seu baile comemorativo.
O evento ocorreu no tradicional Grêmio Recreativo Literário Português, contando com as presenças de diversas autoridades, entre elas o Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa (Comandante do 4º Distrito Naval), Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Júnior (Chefe do Estado-Maior), Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio (Comandante do CIABA), Capitão de Fragata Diego Baroni Santos Albernaz Gomes (Imediato do CIABA), Capitão de Corveta Roberto Faria Ribeiro, (Comandante do Corpo de Alunos), além dos demais Oficiais e Alunos do 1º Ano.
Foi um momento em que os futuros Oficiais da Marinha Mercante puderam se confraternizar em um baile que certamente ficará marcado na memória. (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

“Velas Latinoamerica 2022” visitou o Equador no mês de Maio.

Tripulação do Navio “Cisne Branco” e Embaixada Brasileira no Equador.

Entre os dias 03 e 11 de Maio, o evento “Velas Latinoamérica 2022” esteve presente na etapa do Equador. O Navio-Veleiro “Cisne Branco” representa o Brasil, no ano em que se comemora o Bicentenário da Independência.
Entre os dias 03 e 06 de Maio, as navios veleiros de diversas nações participantes estiveram atracados na cidade de Guayaquil. Entre 07 e 08, fundeados em Salinas. E entre 09 e 11 atracados em Manta.
O Comandante de Operações Navais do Equador, Contra-Almirante John Merlo Léon, esteve à frente da organização local da comissão, que contou com as presenças dos Prefeitos, Governadores das Províncias e Delegados Presidenciais das Regiões.
Houve visitações públicas durante as estadias nos portos, bem como as realizações de diversas atividades, entre elas cerimônias militares, recepções e visitas a pontos turísticos, além de desfiles das tripulações em vias públicas.
No dia 11 de Maio, os veleiros partiram do Equador, com destino a Balboa, no Panamá. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Homenagem da Coluna: 1º Tenente (RM2-T) Luiz Stavis.

1º Tenente (RM2-T) Luiz Stavis – sangue mercante nas veias.

A coluna deste dia homenageia o ilustre 1º Tenente (RM2-T) Luiz Stavis, cuja formação é de Oficial da Marinha Mercante, tendo cursado a “Escola de Formação” (EFOMM) no “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), onde atualmente serve na Briosa Marinha do Brasil.
Exercendo a função de Comandante de Companhia na EFOMM, contribui com a formação militar dos Alunos, que futuramente ganharão os oceanos e mares a bordo dos navios mercantes nacionais e estrangeiros.
O colunista deseja sucesso ao ilustre Tenente Luiz Stavis, em sua carreira!

Major da Policia Militar do Pará é condecorado com a Medalha “Cinquentenário” da ABFIP.

Major PMPA Juniel Costa Maciel.

No último dia 20 de Maio, em Cerimônia realizada na Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ), o Major da nossa querida Polícia Militar do Pará, Juniel Costa Maciel foi condecorado com a Medalha “Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil”, concedida pela “Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz” (ABFIP).
Parabéns ao Major Juniel Maciel pelo reconhecimento merecido, onde sem dúvida nenhuma, é um dos grandes Oficiais Policiais de nossa Força de Segurança Publica.

RUMO CERTO.

  • Após o desembarque, o colunista pôde abraçar e colocar os assuntos em dias com o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, no “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM).
  • Outro grande amigo que o colunista também visitou foi o Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, que juntamente com sua esposa, assistimos bela Missa na Tijuca.
  • Por coincidência, nessa mesma Missa esteve presente o técnico da Seleção Brasileira Tite com seus familiares.
  • O Capitão de Mar e Guerra (RM1) Fabio da Silva Andrade enviou fraternal abraço ao CLC Menezes. Esses dois ilustres Oficiais representam bem nossas Marinhas.
  • Estamos agendando um grande Café com o Prático Marcelo Salgado da “Pará River Pilot”. Ele que sempre acompanha a coluna.
  • Recebido convite do futuro Capitão de Cabotagem Felipe Damasceno, que deverá ocorrer no dia 22 de Julho, no CIABA. Estaremos presentes, onde o Grande Pai permitirá.
  • Alguns Alunos do Curso de APNT foram recebidos pelo Capitão de Longo Curso Marco Antônio Panda Carvalho, em sua residência, dando um tratamento 1ª Classe.
  • A Capitã de Cabotagem Roberta Cardoso, sempre com seu sorriso e felicidade ao executar suas funções de Imediata em um navio de longo curso. Bons horizontes para ela e sua tripulação.
  • Melhoras para nossa querida Cristina Melo, que atua nas funções de secretária do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM). Rezas e orações para ela.
  • Na próxima sexta-feira se realizará a Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano do CIAGA. Contra-Almirante Ruiz está a frente dessa tradicional escola de formação.

NAVEGANDO

A “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil) já nos preparativos para o 11º Encontro de Autoridades, que será realizado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em data ainda a ser confirmado pelo Comendador Rodrigo Agostini.

O Comendador esteve recentemente participando de grade entrevista no podcast na TV Metropolitana, contando sua história e da AIEB-Brasil, com as ações sociais em prol da humanidade, onde é considerada serviço de utilidade pública.

A Marinha do Brasil encerrou Ação Cívico-Social em Fernando de Noronha, onde se realizaram 2.150 atendimentos de saúde. A Força de Mar participa de várias ações com as comunidades ribeirinhas e famílias carentes.

O colunista já se encontra de férias na bela cidade das Mangueiras, após mais de 100 dias de embarque. O dever foi cumprido a bordo. Agora será a vez de cumprir o dever em terra. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next