NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comandante da Marinha participa de cerimônia no Rio de Janeiro

O comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos, participou da cerimônia do “Dia da Vitória”, no Aterro do Flamengo, em frente ao Monumento Nacional em Homenagem aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. A data é comemorada anualmente para reverenciar o término da Segunda Guerra, em 8 de maio de 1945, e os brasileiros que lutaram naquele conflito, no qual o País perdeu aproximadamente 2 mil vidas.
A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, general de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que destacou a significativa atuação brasileira na guerra. “O valor do militar brasileiro foi reconhecido e admirado, inclusive por seu oponente. Assim, é justo afirmar que as Forças Armadas honraram a confiança nelas depositada pelo povo brasileiro, tal como fizeram em toda a história do Brasil e como continuam a fazer na atualidade”, ressaltou.
O comandante da Marinha falou sobre a participação da Força no conflito, enfatizando a bravura dos marinheiros que combateram na guerra. “Com ousadia, suor e sacrifício, do lado dos Aliados, nossos marinheiros atuaram na proteção do litoral, no transporte em segurança da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e na escolta de comboios contra-ataques submarinos, contribuindo para a preservação das rotas marítimas de interesse do país”.

Cidades do Nordeste do Pará sofrem com chuva de 10 horas

O prefeito de Ourém, Roberto Uchôa, o Governador Helder Barbalho e o ex-prefeito “Junhão”.

Os temporais começaram na sexta-passada. O governador Helder Barbalho esteve nos municípios mais afetados pelas cheias do rio Guamá, no sábado, e decretou situação de emergência para agilizar a assistência às famílias atingidas. Uma equipe técnica do Governo do Pará sobrevoou, ainda, as cidades do nordeste para avaliar os impactos das chuvas na região. O bairro do Pantanal, em Ourém, foi o mais impactado. Outros municípios como Capitão Poço, Capanema e Garrafão do Norte também estão sendo monitorados.
“Estamos agradecidos com a presença do governador e sua equipe, que de imediato atendeu nosso pedido para visitar o município e está aqui de perto vendo a situação difícil que estamos passando. Não iríamos conseguir enfrentar sem o apoio do Estado”, afirmou Roberto Uchôa, prefeito de Ourém, juntamente com o ex-prefeito “Junhão”.
De acordo com o Governo do Pará, as cheias do rio Guamá atingiram 1.500 pessoas, 400 estão desalojadas e duas ficaram desabrigadas desde o início das fortes chuvas. Além disso, estradas vicinais e estaduais foram bloqueadas. O trabalho de reconstrução das vias começou ontem. A PA-251, que liga Ourém a São Miguel do Guamá está interditada. A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar e as Secretarias de Transporte (Setran) e Assistência Social (Seaster) seguem acompanhando a situação na região.

Marinha divulga edital da EFOMM

A seleção é para admissão para escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) dos centros de instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), em Belém, e “Almirante Graça Aranha” (CIAGA), no Rio de Janeiro (RJ). As provas estão marcadas para os dias 20 e 21 de agosto. Ao todo, serão ofertadas 263 vagas, de nível médio. Destas, 119 vagas serão destinadas ao CIABA. As inscrições começam no dia 01 de junho no site da Marinha. Os interessados poderão se inscrever até o dia 15/06. A taxa de inscrição é de R$ 65,00.

Mares & Rios

O homem mais rico do mundo, Elon Musk, anunciou, durante passagem pelo Brasil na última sexta-feira (20), que os satélites Starlink levarão internet para 19 mil escolas em áreas rurais da Amazônia. Além disso, os equipamentos espaciais devem realizar monitoramento na região amazônica. O anúncio foi feito durante reunião do mesmo com o Presidente Jair Bolsonaro.

O terminal de embarque e desembarque de tripulantes e funcionários do Porto Trombetas está alagado após o nível do rio subir, causando transtornos para quem precisa utilizar o espaço.

O 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) promove hoje formatura militar em alusão ao Dia da Arma de Infantaria. A solenidade está marcada para às 19h, no “Batalhão Pedro Teixeira”, no bairro do Souza, em Belém. O coronel Hiarlley Gonçalves Cruz Landim preside a solenidade.

O diretor de Polícia Especializada da Polícia Civil do Pará, delegado Benedito Magno, ministrou aula-magna no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) para alunos da Academia. O delegado trouxe importante contribuição para a formação de novos agentes da segurança pública a partir das larga experiência em atividades da Polícia Especializada.

No último sábado, o deputado estadual Delegado Nilton Neves, que é leitor de nossa coluna, ganhou aniversário surpresa de amigos na casa da Seresta. O juiz José Torquato, a delegada Nilde Rosa e o jornalista Beto Messias estiveram presentes, parabenizando o aniversariante.

O juiz José Torquato, o deputado estadual Delegado Nilton Neves, a delegada Nilde Rosa e o jornalista Beto Messias na Casa da Seresta.

O CIAGA recebeu, no dia 18 de maio, o presidente do Tribunal Marítimo, vice-almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho, que proferiu uma palestra para os alunos do 3º ano da EFOMM. O tema foi “O Oficial da Marinha Mercante e o Tribunal Marítimo”. Lima Filho enalteceu a importância do Tribunal Marítimo para o setor, contribuindo para o enriquecimento cultural e para a formação profissional dos futuros praticantes.

Aluno da EFOMM entrega certificado de palestrante para o presidente do Tribunal Marítimo.
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next