Comandante da Marinha abordou o tema Política e Estratégia durante palestra
“Um bom líder inspira as pessoas a confiarem nele. Um grande líder inspira as pessoas a confiarem em si mesmas”. Com essa frase de Eleanor Roosevelt, ex-primeira dama dos Estados Unidos, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, encerrou sua palestra para os alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), situada na Urca, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira, 20 de maio.
A palestra teve como objetivo apresentar ao corpo discente, composto por Oficiais alunos do Curso de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro e de nações amigas, por Oficiais alunos do curso de Direção para engenheiros militares e por alunos civis do programa de pós-graduação em Ciências Militares, aspectos relevantes acerca do tema “Marinha do Brasil: Política e Estratégia”.
O Almirante Garnier abordou, entre outros assuntos, a importância da Amazônia Azul para o Brasil; os desafios de proteger e vigiar um País com uma ampla dimensão territorial; os principais programas estratégicos gerenciados pela Força; e as expectativas para o futuro. “Temos muito a fazer e o único jeito de dar certo é ter foco e estabelecer prioridades”, disse ele, que complementou: “Qualificar bem as pessoas otimiza processos e recursos e maximiza os resultados. Fazer mais com menos deve ser nossa meta”.
Ao final da palestra, o Comandante da Marinha recebeu os cumprimentos de um aluno do curso, representando o Comandante da ECEME, General Sérgio Martins, e os corpos discente e docente. “Para nós, futuros Oficiais do quadro de Estado-Maior da ativa do Exército Brasileiro, conhecer a Marinha do Brasil, suas capacidades e potencialidades, bem como sua visão estratégica de futuro, é de extrema relevância, pois, no ambiente das operações conjuntas, poderemos contribuir com planejamentos eficientes, possibilitando uma maior interoperabilidade entre as três Forças singulares, fortalecendo a coesão das nossas Forças Armadas”, ressaltou.
Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.
Notícias relacionadas
-
Santos Brasil amplia capacidade das operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA).
-
Porto Sudeste firma parceria com Marinha para reinserção profissional de militares.
-
Portos do Pará exportam mais de 50% da soja e do milho brasileiros, aponta AMPORT.
-
Seca na Amazônia: desafios e oportunidades para o mercado de seguros.
-
Pilotos de motos aquáticas são detidos pela Marinha do Brasil.