CONVÉS PRINCIPAL – Moção de Aplausos da Câmara Municipal de São Paulo para CLC da Marinha Mercante.

Tenente-Coronel Maxwell de Araújo ao lado do Comendador Rodrigo Agostini, CLC Gondar e 1SGT Da Silva.

No último dia 20 de Maio, a Assembleia Legislativa de São Paulo concedeu ao Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar a “Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de São Paulo”.
A Cerimônia de entrega ocorreu durante o “10º Encontro de Autoridades” promovido pela “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil), na Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ).
Como se sabe, o CLC Gondar por muitos anos esteve no Comando em navios de Longo Curso, exercendo com carreira exemplar desde os tempos de Aluno da EFOMM. Hoje, continua prestando relevantes serviços à nossa gloriosa Marinha Mercante Brasileira. Ele que já foi Embaixador da IMO (International Maritime Organization) no Brasil.
Além do Comandante Gondar, também receberam a referida Moção o Presidente da AIEB-Brasil, Comendador Rodrigo Agostini, e o Primeiro Sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro Da Silva.
A entrega da Moção aos homenageados foi realizada por um Vereador da cidade de São Paulo, que na ocasião representava o Coronel Talhada.
A coluna parabeniza a todos pela Moção recebida!

No próximo dia 11 de Junho será comemorado o 157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

Navio “Marquês de Olinda”, roubado do Brasil pelo Paraguai.

No próximo dia 11 de Junho estaremos comemorando o 157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. A partir desta edição até o dia 10 de Junho, quando então a Marinha do Brasil irá comemorar a sua Data Magna, a coluna trará matérias sobre esse importante evento na história da nação brasileira e da América do Sul.
Estudamos os antecedentes do maior conflito no continente que foi a “A Guerra do Paraguai”, onde o ditador Solano Lopes quis mostrar sua supremacia perante as nações em volta. Brasil, Argentina e Uruguai se uniram formando a Tríplice Aliança.
O Paraguai havia “roubado” o navio de guerra brasileiro “Marquês de Olinda” (foto) e incorporado à sua armada. Por conseguinte, o exército paraguaio havia tomado Corrientes, na Argentina.
No dia 25 de Maio, uma Divisão aliada, em duro combate, conseguiu retomar essa cidade, porém a glória duraria pouco mais de 24 horas, quando os paraguaios conseguiram ocupar novamente.
O Alto Comando da Tríplice Aliança organizou uma grande invertida. A expedição foi formada por dezenove barcos de guerra. A Marinha do Brasil enviou as canhoeiras Parnaíba, Araguari, Iguatemi, Mearim, Itajaí, Jequitinhonha, Beberibe, Belmonte e Ipiranga, enquanto a Argentina se integrou com os vapores Pampero e Pavón.
A Esquadra da Aliança era comandada pelo Vice-Almirante Francisco Manuel Barroso, que ainda contava com 50 peças de artilharia e 2.287 combatentes, apoiados por 1.800 homens do General uruguaio Wenceslao Paunero.
O ataque terrestre-fluvial, que iniciou as 15:30 horas, teve a duração aproximada de duas horas, quando então os paraguaios bateram em retirada. Começava o sucesso da Esquadra Brasileira.

Dia do COMCA é comemorado pelos Alunos do CIABA.

Oficiais do Corpo de Alunos com os mascotes do evento.
Competição de circuitos entre os Alunos

Em um dos momentos marcantes na Bíblia, Jesus nos ensina que para entrar no Reino de Deus devemos ser como as crianças. Os Alunos da EFOMM do CIABA fizeram valer os ensinamentos, quando todos se divertiram iguais aos pequeninos no “Dia do ComCA”, realizado em 19 de Maio.
Esse é um dia repleto de prática de esportes com o objetivo de integrar o Corpo de Alunos e estimular a saudável competição. Dentre as atividades desenvolvidas estavam natação, corrida, futsal, vôlei de praia, sinuca, basquete, tênis de mesa e cabo de guerra.
Às sete horas, foi tocada a famosa “alvorada”, quando então os Alunos se reuniram no pátio da EFOMM e organizaram suas companhias. Os Comandantes de Companhias Oficiais transmitiram palavras de motivações, destacando o espírito esportivo, que contagiou a todos.
O legal do evento é que cada companhia possuía um mascote: Kraken (1ª CIA), Tubarão (2ª CIA) e Crocodilo (3ªCIA). Conforme as mascotes, as equipes são distinguidas por cores: vermelha, azul e verde.
As competições, brincadeiras e atividades foram concluídas no final da tarde, momento em que houve a Cerimônia de Encerramento e a premiação dos participantes. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Robson Caetano e Renato Pinto – semelhança: atletas exemplares.

Renato Pinto e Robson Caetano.

O 2º Oficial de Máquinas Renato Pinto teve uma grande surpresa no dia em que participou de importante competição na categoria máster.
Além das conquistas no 3º lugar nos 400 metros livres e 2º lugar no revezamento 4×100 metros, também pôde postar foto com seu ídolo no Atletismo de Pista, o incrível Robson Caetano. Além de atletas exemplares, os dois tem outra semelhança: a humildade.
Parabéns Renato e Robson Caetano, a coluna é fã de vocês!

RUMO CERTO

  • Nossa querida Dayse Monteiro felicíssima com sua data nova comemorada ao lado dos familiares e amigos. O colunista não pôde comparecer devido tá embarcado.
  • O amigo Capitão de Mar e Guerra (RM1) Fábio da Silva Andrade enviou fraternal mensagem de congratulações pela palestra realizada no CIABA. Lembrei que no seu tempo o colunista também foi convidado com o tema sobre navios gaseiros.
  • Agradecimentos ao colunista Luiz Omar Pinheiro, grande amigo, pela matéria publicada no último domingo no jornal “O Liberal”. A foto ao lado do CMG Enes se eternizou na memória.
  • Nosso amigo Coronel da reserva da Polícia Militar do Pará Wladimilson Godinho curtindo a aposentadoria ao lado da família, agora no Estado de Goiás.
  • A 1º Tenente (RM-2) Layza Serrão da Silva, em importante participação na Rádio Marinha FM de Belém, comentou sobre o concurso de ingresso à EFOMM-2023. Vos de radialista. Parabéns
  • O Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo, enviou mensagem parabenizando a palestra no CIABA.
  • A Tenente (RM2-T) Tainá prestando relevantes serviços à nossa gloriosa Marinha do Brasil. Ela foi formada na nossa Universidade do Mar, que é o poderoso CIABA.
  • Ficam os abraços e boa sorte as Praticantes Oficiais de Náutica Isabel e Géssica, atualmente embarcadas no NT “André Rebouças”, que no momento se encontra em viagem internacional.
  • O Capitão de Mar e Guerra André Luiz Martini Vieira e o Capitão de Longo Curso Marco Antônio Panda Carvalho são colegas de mesma turma da EFOMM-CIABA. Dois ótimos profissionais em suas respectivas áreas.
  • Por falar em Panda Carvalho, estamos aguardando o seu convite para a rodada de chopps e tira-gostos em sua residência. Aguardando, Carvalho!

NAVEGANDO

A palestra ministrada no CIABA foi tão bem recebida pelos Alunos da EFOMM que poderá ser levada a uma escola privada em Belém, ondes os seus alunos se preparam para prestar concurso e concorrer a uma vaga para a turma que entrará na nossa “Universidade do Mar” em 2023.

No dia 22 de Maio, logo após a Passagem de Comando, o Comandante Luciano Santos Rodrigues e sua tripulação, realizaram festivo evento em comemoração ao Aniversariante do mês de Maio, Sr. Franciraldo, embarcado recentemente e que no momento cumpre viagem com destino ao exterior. Boa vagem a todos.

No momento, o NT “André Rebouças”, da qual o colunista esteve no Comando recentemente, já se encontra em águas internacionais, com destino ao exterior. Nessa viagem navegará pelo Oceano Atlântico Sul, Atlântico Norte e Mar Mediterrâneo, passando pelo movimentado Estreito de Gibraltar.

Todos lembram a viagem que o colunista realizou para os Estados Unidos, mais precisamente a Galveston, no Texas. Nos quase 24 anos de carreira, foi a primeira vez que realizou a operação “Ship-to-Ship” com ambos os navios navegando. O momento tenso foi na desatracação, onde não se usa rebocador para auxiliar.

O Mooring Master que realizou a manobra, já tinha bastante tempo na atividade. Mesmo assim, todo cuidado e precaução foram tomados. Afinal de contas, com navio não se brinca, ainda mais sendo do tipo tanque, classificados em petroleiros, químicos e gaseiros.

A Marinha do Brasil anuncia abertura de dois concursos na Área de Saúde. Serão 8 vagas para profissionais de nível superior para os Quadros de Cirurgião-Dentista (4) e de Apoio à Saúde (4). O período de inscrição será de 11 a 24 de Julho. Para mais informações, consulte o site da Marinha.

O Museu Oceanográfico da Marinha, localizado em Arraial do Cabo (RJ), agora pode ser visitado durante o período noturno. Os horários de funcionamento aos sábados, domingos e feriados, vão de 14h às 20H. Durante a semana, permanece de 14h às 18h. Tal alteração deu-se devido os turistas e banhistas geralmente frequentarem as praias durante o dia.

Emocionante websérie foi lançada no dia 19 de Maio pela Força Aérea Brasileira. Intitulada “Fumaça 70 anos”, cerca de 100 convidados assistiram um episódio especial dessa série, onde conheceram a sede da Esquadrilha da Fumaça (EDA) e presenciaram treinamento aéreo.

O Governo Federal anunciou, pela sua conta no twitter, o envio de tropas das Forças Armadas para prestar apoios às famílias afetadas pelas fortes chuvas que ainda assolam a Grande Recife. Também farão parte dessa Força-Tarefa as equipes do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Ministério da Cidadania e do Ministério da Defesa.

Já se vão para 5 meses que a população de Outeiro ainda vive o drama da ponte “Enéas Pinheiro”, que no momento passa por obras. A previsão de conclusão está para Julho, sem data confirmada. Contudo, o acesso está liberado para pedestres e motociclistas. Os carros pequenos e caminhões continuam acessando a ilha através das balsas disponibilizadas pelo Governo do Estado e Prefeitura de Belém. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next