CONVÉS PRINCIPAL – CIABA realiza palestra sobre “A carreira do Oficial da Marinha Mercante e Operações de Navios Petroleiros”.

Abertura do evento foi realizada pelo Superintendente de Ensino, Capitão de Fragata (T) Neto.
O colunista palestrando para o Corpo de Alunos e tripulação do CIABA.
O Capitão de Mar e Guerra Enes entregou o Certificado de Agradecimento ao colunista.
Ao final, o colunista retirou dúvidas dos Alunos presentes.

No dia 25 de Maio, o “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) realizou palestra para os Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM), com o tema: “A Carreira do Oficial da Marinha Mercante e a Operação em Navios Petroleiros”. Na ocasião, o Capitão de Longo Curso Ricardo Monteiro da Fonseca proferiu os relevantes temas.
A preleção, que atraiu a atenção de todos os presentes, ao abordar assuntos de relevâncias para a vida profissional dos futuros Oficias de Máquinas e Náutica.
Para o Comandante-Aluno, Douglas Vasconcelos, do 3º ano do curso de Máquinas, o tema discutido foi de extrema importância para entender as peculiaridades da profissão disseminadas por meio das experiências vividas por um profissional qualificado em navios petroleiros, incentivando e estimulando o aprendizado sobre a imensidão das operações realizadas no mundo.
Também se fizeram presentes na palestra os representantes da Praticagem “Pará River”, Prático Sr. Marcelo Salgado e o Sr. Guilherme.
As fotos mostram momentos marcantes da palestra, onde o colunista se sentiu agraciado e honrado pelo convite do Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio, e toda a sua tripulação. (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Alunos da EFOMM-CIAGA visitam o NApOc “Purus”.

Alunos da EFOMM e Oficiais do NApOc “Purus”.

Os Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM), que estudam no “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA), nos dias 11 e 13 de Maio, visitaram o Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus”, pertencente ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste.
Os Alunos do curso de Náutica puderam conhecer o Passadiço e os sistemas de auxílio à navegação, enquanto que os de Máquinas estiveram no CCM (Centro de Controle de Máquinas), além da Praça de Máquinas no geral.
A visita faz parte do processo de formação dos futuros Oficiais da Marinha Mercante, contribuindo para sua ambientação nas áreas de atuação a bordo, aproximando-os do cenário que frequentarão no mercado de trabalho. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil – CIAGA).

XII Workshop de Direito Marítimo é promovido pela Corte do Mar (TM).

Abertura do Workshop feita pelo Diretor-Geral de Navegação.

O “Tribunal Marítimo”, nossa Corte do Mar, realizou no último dia 25 de Maio o “XII Workshop de Direito Marítimo”, com os temas “Regulamentação da BR do Mar: Expectativas para a indústria Marítima Brasileira” e “Os 40 anos da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM)”.
De forma híbrida (presencial e pelo canal do TM no Youtube), o evento ocorreu no Centro Empresarial Internacional Rio – RB1, contando com as presenças de autoridades civis e militares, além de advogados maritimistas e integrantes da Comunidade Marítima.
A abertura foi realizada pelo Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar (Diretor-Geral de Navegação), seguindo-se dos painéis com os temas abordados.
O atual Presidente do Tribunal Marítimo é o dinâmico Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho, que realiza excelente trabalho a frente da Corte.

Alunos da EFOMM-CIABA visitam navio de carga geral “Aal Mars”.

Alunos no Passadiço acompanhando os serviços de praticagem.
Alunos conhecendo detalhes da profissão de Prático.

Os Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) puderam viver na prática as atribuições que terão como Oficiais, quando embarcaram no navio de carga geral “Aal Mars” e puderam acompanhar os serviços de Praticagem, no último dia 07 de Maio, através da grande oportunidade oferecida pela empresa “Pará River Pilot”.
Os selecionados para viagem acompanharam o Prático Marcelo Salgado, partindo do cais dessa empresa, em direção ao navio, que no momento encontrava-se atracado no porto de Vila do Conde (PA).
Após as entrevistas com o Comandante do navio, que atua no setor há mais de 20 anos, e cumprido todos os preparativos para saída, iniciou-se então a manobra de desatracação, seguindo-se da navegação rumo ao próximo destino.
A eficácia da tripulação e o emprego do Prático mostraram a qualidade e a real necessidade do serviço de Praticagem para a garantia de agilidade e segurança da navegação.
Nota 10 para e empresa “Pará River Pilot” e ao Prático Marcelo Salgado pela iniciativa, que merece elogios da Comunidade Marítima. (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

RUMO CERTO.

  • O Prático Marcelo Salgado e sua tripulação da “Pará River Pilot” receberam o colunista na última sexta-feira, onde conheceu as instalações dessa grande empresa do nosso setor. Voltaremos com matéria sobre a visita.
  • Agradecimentos ao Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Barbosa Siqueira, pelo convite para a Cerimônia da Batalha Naval do Riachuelo, que neste ano será realizado no dia 10 de Junho. Confirmamos presença.
  • A querida 1º Tenente (T) Ohana Gonçalves dos Reis Martinho sempre mantendo contato com o colunista, enviou o convite. Ela que atua na Assessoria de Comunicação Social do Comando do 4º Distrito Naval. Para ela um beijo e uma rosa (Alyrio Sabbá).
  • O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, impossível como sempre, recebeu honrosa Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de São Paulo. Sem dúvida nenhuma é uma das maiores expressões da Marinha Mercante Brasileira.
  • O Comandante Gondar enviou palavras elogiosas ao colunista pela brilhante apresentação da palestra para os Alunos do CIABA, realizada na última quinta-feira (25).
  • O Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Junior, considerado uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, saiu da área ribeirinha para chegar ao Comando dos navios de Longo Curso. Sua história é contada no livro “O mar como destino”.
  • O Capitão de Mar e Guerra (IM) Marco Antônio Souza de Assis, vem prestando relevantes serviços na área do Comando do 4º Distrito Naval, a frente do “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe).
  • Seu antecessor, o Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Claudio Otranto Alves está no “Curso de Política e Estratégias Marítimas” (C-PEM) da Escola de Guerra Naval (ESG).
  • O 2º Oficial de Náutica Júlio Azevedo já pensando em sua volta ao navio. Ainda vai completar um mês em casa. Querendo realizar a viagem para os Estados Unidos novamente.
  • Nosso amigo Capitão do Exército Renato Rodrigues, na reserva, anda sumido do mapa. Ele atualmente está na vida civil, prestando relevantes serviços na força terrestre do Brasil.

NAVEGANDO

O “Centro dos Capitães da Marinha Mercante”, sob o timão do Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida JUnior, conseguiu importantes feitos como as criações da Bandeira e Hino da Marinha Mercante, além da indicação de um Capitão de Longo Curso no comando de navio para o curso da “Escola de Guerra Naval”. O mar é o nosso compromisso.

A Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) recomendou a aprovação, sem restrições, da venda do controle da operadora logística brasileira “Log-In” para uma subsidiária do grupo marítimo “MSC”. Essa empresa privada vem dando exemplos de administração e crescimento. Não é a toa o interesse na aquisição por outras multinacionais do setor.

Aprendi com minha senhora mãe a frase de conhecimento público: “o que aqui se faz, aqui se paga”. Chegou à coluna certas histórias de alguns colegas que estavam por cima da “carne seca” e agiam como “reis”, prejudicando várias pessoas. Hoje estão em baixa e fazem verdadeiros teatrinhos, chegando a chorar para tentar comover. Só entra nessa quem quer.

A “Capitania dos Portos de Sergipe” realizou importante Ação Cívico-Social (ACiSo) em parceria com o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), no dia 19 de Maio. Vários militares das Forças Armadas e Auxiliares, da Sociedade Civil e Soamar participaram, de forma voluntária, da campanha de doação de sangue.

Hoje ocorrerá nova Webinar da NAC (Núcleo de Avaliação da Conjuntura) e Alumni PPGEM cujo tema será “Operações de Paz da ONU: ontem, hoje e perspectivas”, ministrada pelo Capitão de Fragata (FN) Adler Ferreira, que é planning officer do Force Generation Service da DPKO da ONU.

O “Diário Oficial da União” (DOU) publicou no último dia 26 de Maio, um decreto autorizando a nomeação de 625 candidatos aprovados no concurso da Polícia Rodoviária Federal, que não passaram dentro do quantitativo de vagas. Outro decreto também autorizou a contratação de 625 agentes da Polícia Federal. Bom para quem tem esperança de cursar e servir ao país.

A “Escola Superior de Guerra” (ESG) teve como tema colóquio o Combate à Pirataria. A palestra, realizada em 26 de Maio, objetivou o de se pensar mais detidamente sobre as possibilidades e limitações legais para o emprego dos meios da Marinha no combate à essa criminalidade.

Na Região Amazônica, mais precisamente nas áreas portuárias, temos os famosos “ratos d’água” que são denominações dadas para os infratores que adentram o navio e furtam cabos de amarração, tintas, ferramentas e tudo que puderem levar. Normalmente vêm em canoas, com uma ou duas pessoas.

No dia 26 de Maio, o “Centro Conjunto de Operações de Paz no Brasil” (CCOPAB) realizou importante Cerimônia em homenagem ao “Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas”. A data oficial estabelecida pela ONU ocorre em 29 de Maio, visando reconhecer o profissionalismo, a dedicação e a coragem que homens e mulheres serviram e continuam servindo em missões de paz.

O colunista agradece ao Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra Enes, o Superintendente de Ensino, Capitão de Fragata (T) Neto, os Alunos e Corpo Docente do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) pelo Certificado de Agradecimento. “Educar e navegar, CIABA!”. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next