NAVEGAÇÃO EM FOCO – Porto de Santarém entra em uma nova era

O prático Dantas, o capitão Mariel Sandig e o prático Bertrand

Na manhã de ontem, com a chegada a Santarém do navio M/V “Western London”, teve inicio a primeira operação de transbordo de carga com o navio fundeado no porto da cidade. A operação portuária será de responsabilidade da Mega Logística, que tem a frente o dinâmico empresário Eduardo Carvalho, e será coordenada pelo consultor de planejamento e navegação, comandante Santiago.
O navio irá transportar 26.157 toneladas de milho para a Europa. O destino é porto de Liverpool. No percurso, de Fazendinha para Santarém, os responsáveis pela navegação de praticamente no Rio Amazonas foram os práticos Dantas e Bertrand da Cooperativa Unipilot, que congrega os práticos do Rio Amazonas ZP-01.
Com este novo procedimento de embarque, o Porto de Santarém terá um aumento significativo no volume de toneladas de cargas embarcadas. A Região Norte, onde estão os portos do Arco Amazônico, vem se destacando nacionalmente, passando a ser referência em embarque de grãos.

Governo do Pará entrega mais um Terminal Hidroviário

Traços marcantes da milenar cultura marajoara estão presentes no novo Terminal Hidroviário.

O governador Helder Barbalho entregou no fim de semana, o novo do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas do município de Santa Cruz do Arari, no Arquipélago do Marajó. Com investimento de R$ 2 milhões, o equipamento público tem capacidade para beneficiar diretamente 10 mil pessoas, em uma região que depende quase exclusivamente do transporte fluvial. O terminal, que será administrado pela prefeitura de Santa Cruz do Arari, proporciona mais conforto e segurança aos usuários, que antes utilizavam uma estrutura precária.
Para o prefeito de Santa Cruz do Arari, Nicolau Pamplona, a nova infraestrutura é estratégica para o município. Já que o município não tinha um terminal, mas um trapiche de madeira que não era adequado para embarque e desembarque.
A nova estrutura do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santa Cruz do Arari conta com cadeiras, banheiros, climatização, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, televisão, bebedouro e lojas para venda de artesanato. Reconstruído dentro dos padrões estabelecidos pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o equipamento conta ainda com terminal específico de cargas. O Terminal também dispõe de novas instalações elétricas e hidrossanitárias, sinalização interna, paisagismo e grafismo da cultura marajoara nos portões.

Mares & Rios

A Capitania dos Portos do Amapá recebeu a visita de 24 escoteiros do mar. Eles receberam as boas-vindas do capitão dos portos, o capitão-de-mar-e-guerra Kaysel Ribeiro, foram homenageados, desfrutaram de um café da manhã e, em seguida, participaram de uma palestra sobre as ações da Marinha no Amapá e no Brasil. A programação foi montada especialmente para celebrar o dia 11, quando se homenageia o escoteiro do mar.

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a decidir amanhã (15), o destino da Ferrovia do Grão (Ferrogão). O projeto prevê a construção de mil quilômetros de trilho ligando de Sinop, em Mato Grosso, ao Porto de Miritituba, em Itaituba, no Pará, garantindo o escoamento de até 30% da produção de grãos da região Centro-Oeste pelos portos de Miritituba, no Rio Tapajós, gerando desenvolvimento para o Brasil, especialmente para Região Norte.

O Ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, participou da comemoração do 157º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. A cerimônia foi realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, na quinta passada, e teve como anfitrião o comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos.

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) vai realizar nesta quarta-feira (15) uma sessão solene em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro e pelo Bicentenário da Independência do Brasil. O autor do requerimento 3/2022 com temática dupla é o deputado Raimundo Santos (PSD), que destaca o heroísmo de uma corporação cuja existência é orgulho nacional e também exalta o país com soberania consolidada e respeitado aos olhos do mundo. A solenidade ocorrerá no auditório João Batista, a partir das 10 horas, reunindo diversas autoridades e convidados especiais.

A coluna está apoiando e participando da campanha “Doe Aconchego”, realizada pelas Voluntárias Cisne Branco-Belém, que tem como diretora Geórgia Barbosa.

Aliás, no último domingo (12), o governador esteve presente com a família no arrastão do ‘Arraial do Pavulagem’, que voltou às ruas de Belém depois de dois anos. Festividade do patrimônio cultural do Pará ficou 2 anos parada por causa da pandemia de Covid. Elementos de quadrilha se misturam com cultura paraense, reunindo milhares de pessoas há 35 anos.

O governador Helder Barbalho esteve no Arraial do Pavulagem com a esposa Daniela e a filha Heva.

No próximo dia 24, o colunista estará presente na inauguração da Base Integrada de Segurança “Antônio Lemos”, que será realizada pelo governador Helder Barbalho. Pela importância do evento estarei caracterizado como “Sheik do Norte” (sim, ele estará de volta!).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next