CONVÉS PRINCIPAL – Homenagem da Coluna: Aniversariante do dia 17 de Junho – CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar.

CLC Gondar ao lado da CLC Hildelene Lobato Bahia.

Aniversariou na última sexta-feira, dia 17 de Junho, nosso estimado amigo Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, cuja passagem de sua data foi comemorada ao lado dos familiares e amigos.
O CLC Gondar ostenta as mais altas honrarias da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, além de vários títulos e moções recebidas em diversas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas. Ele que já representeou o Brasil como Embaixador na “IMO” (International Maritime Organization).
Atualmente o Comandante Gondar, como é carinhosamente chamado, atua em prol da Marinha Mercante Brasileira, seja através da representatividade, seja de palestras em instituições públicas e privadas, além de defender com garbo e eficiência nossa profissão.
Constam no seu currículo ainda os lançamentos de diversos livros, as composições de dobrados em homenagens a Almirantes de Esquadra, bem como a composição do Hino da Marinha Mercante.
Aos que não sabem, o belíssimo Hino cantado pelos Alunos da EFOMM é de autoria do pai dele, que foi professor de Matemática do CIAGA. Ou seja, o nosso estimando CL aniversariante tem um valoroso DNA.
O colunista, seu grande amigo, parabeniza-o pelo seu dia, na certeza de que sempre poderemos contar com sua presteza e profissionalismo.
Parabéns, Comandante Gondar!

“Velas Latinoamerica 2022” passa por Santo Domingo, na República Dominicana.

Embaixadores do Brasil e da República Dominicana entregam placa comemorativa ao NVe “Cisne Branco”.

Os veleiros que participam da Comissão do “Velas Latinoamerica 2022” atracaram no dia 31 de Maio na cidade de Santo Domingo, Capital da República Dominicana, em mais uma etapa da rota cumprida.
No total, cerca de 5 mil visitantes estiveram nos veleiros durante a estadia. Já no dia 02 de Junho, o Navio “Cisne Branco” realizou recepção oficial a bordo, comemorando os 200 Anos da Independência do Brasil e os 110 anos das Relações Diplomáticas entre o Brasil e República Dominicana.
Vários Embaixadores estiveram presentes ao evento, entre eles Renan Leite Paes Barreto e Patricia Villegas de Jorge, além de diversas autoridades civis e militares.
No dia 04 de Junho, a Comissão partiu com destino a Curaçao. (Fotos: Marinha do Brasil).

Recebimentos dos Espadins e Juramento à Bandeira Nacional são realizados pelos Aspirantes da Escola Naval.

Os Aspirantes receberam seus espadins e desfilaram em continência ao Ministro da Defesa. Foto – Os Aspirantes prestaram solene Juramento à Bandeira Nacional.

Em Cerimônia Militar realizada no dia 11 de Junho, quando se comemorou a Data Magna da Marinha, o total de 168 jovens Aspirantes, sendo 12 mulheres e 4 oriundos das Marinhas amigas, da Turma “Dom Pedro I”, prestaram solene Juramento à Bandeira Nacional e receberam seus espadins, nas presenças de seus familiares e amigos.
O evento contou com as presenças do Ministro de Estado da Defesa e do Comandante da Marinha, além de diversas autoridades civis e militares, que prestigiaram com devoção e patriotismo.
Como se sabe, a Escola Naval é a mais antiga Instituição de Ensino Superior do País, que forma Oficiais do Corpo da Armada, do Corpo de Fuzileiros Navais e do Corpo de Intendentes da Marinha. Atualmente, conta com um efetivo de 757 Aspirantes. (Fotos: Marinha do Brasil).

Comportamentos Adictos de Pessoas. Por: Imediato Ricardo de Sá Mendonça.

Imediato Ricardo de Sá Mendonça.

Na nossa profissão ficamos muito tempo confinado a bordo. Uma razão de nos tornarmos uma pessoa adicta é quando apresentamos uma obsessão, vício, compulsão e perda de controle em relação a algum tipo de objeto. A adicção nos leva a condição de escravos, dominando a sua condição de sujeito do desejo.
Ficar a bordo naquela mesma rotina todos os dias nos faz repetir comportamentos não controlados. Aí surge sintoma regido pela compulsão, pela repetição.
Durante os anos nessa profissão nos tornamos pessoas adictas. Tentamos preencher nosso vazio: fazendo compras na internet, fazendo vários cursos on-line, programando viagens, navegando nas redes sociais o tempo e etc…
Tendemos a repetir comportamentos que chamamos isso de compulsão. Tendemos a repetir pensamentos que chamamos isso de obsessão. Você já se percebeu nessas duas situações? Nesses comportamentos adictos nós: perdemos controle, viramos escravos de nossos desejos, queremos preencher algo a todo tempo, uso de cigarro em demasia, estar em algum específico.
Agente não percebe com o tempo, mas isso traz um sofrimento, um vazio muito grande em nosso peito. Precisamos saber viver essa falta e essa angústia.

RUMO CERTO

  • O abraço especial para o colunista Adenirson Lage do jornal “Amazônia” de Belém do Pará, na citação desse Capitão por ocasião da palestra aos Alunos do CIABA realizada em 25 de Maio.
  • Outro grande abraço para o jornalista e comentarista da Rede TV, o amigo Cattete Fonseca, que sempre mantém contato cordial com este colunista. Também teve citação na coluna do Adenirson Lage. Duas grandes pessoas e profissionais exemplares.
  • A querida Dayse Monteiro atuando na Superintendência de Ensino da nossa “Universidade do Mar”, que é o poderoso CIABA. Vem realizando excepcional trabalho a frente dessa instituição.
  • Atenciosa mensagem recebida pelo Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, lá de Genebra, na Suíça. Com muitas saudades dos amigos da nossa cidade das mangueiras.
  • O 2º Oficial de Náutica Júlio Azevedo, de bem com a vida e sempre sorrindo, curte seu repouso com a família no Rio de Janeiro (RJ). Mau tempo não existe com ele a bordo.
  • Os elogios para a 1ª Oficial de Náutica Jéssica Natacha, que mesmo na função a bordo do NT “André Rebouças”, sempre vem ajudando o colunista nas solicitações de apoio. Gente finíssima e exemplo a ser seguido na carreira.
  • Em breve o Praticante Oficial de Náutica Danilo Soares Rozeira estará realizando a Viagem de Ouro no Navio Escola “Brasil”. Ele que foi Comandante-Aluno da Turma “Atlante”, que tem este colunista como Patrono.
  • A Turma “Atlante” viveu o auge da pandemia quando seus Alunos estavam cursando na “Universidade do Mar”. Infelizmente não puderam embarcar na época, antes da formatura. Em uma ideia, o colunista levou o navio até eles através de uma viagem virtual.
  • O Auxiliar de Saúde Jackson conhece o colunista desde a época de 2º Oficial de Náutica no NT “Grajaú”. Já embarcamos recentemente, com a amizade permanecendo até os dias de hoje.
  • A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, agora de visual novo, acelerando suas ações para a pré-candidatura a Deputada Estadual no Rio de Janeiro. Todos na torcida para uma mercante na política.

NAVEGANDO

A BR dos Rios vai para o congresso até o final do ano corrente, conforme afirma o Ministro da Infraestrutura Sampaio. Segundo suas palavras: “a agenda para a navegação interior é importante para equilibrar a matriz de transportes”. Será que vai ser para prejudicar o trabalhador fluvial, tal qual a BR do Mar excluiu os marítimos? Só o tempo poderá dizer.

Orgulho devemos sempre ter da Marinha Mercante Brasileira, mesmo que a política e alguns setores da sociedade não deem o real valor. De todas as forças em ação, foi a quem mais perdeu pessoas, tanto tripulantes como passageiros, durante a Segunda Guerra Mundial. Mesmo assim, não interrompeu o transporte em nenhum momento. Outro fato importante é que não parou durante a pandemia de covid, mesmo com as perdas.

O “Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo” (CIASC) realizou no último dia 15 de Junho a Cerimônia de Formatura do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento e do Curso de Formação de Sargentos Músicos. Foi um belo evento, principalmente pela evolução da turma na parada, formando palavras e letras da escola e do curso.

Na quarta-feira (1), o Presidente da República Jair Bolsonaro assinou o Decreto N° 11.096 que atualiza a Política Nacional para Assuntos Antárticos (POLANTAR). Na assinatura do documento, várias autoridades civis e militares estiveram presentes.

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) e os Correios lançaram a medalha e o selo alusivos aos 40 anos da criação do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Além do Presidente da República, também estiveram presentes o Presidente da CMB, Sr. Hugo Cavalcante Nogueira, e do Diretor de Administração dos Correios, Sr. Danilo Cezar Aguiar de Souza.

Durante a Operação Ágata Norte, ocorrida entre 1º a 09 de Junho, as Forças Armadas, juntamente com os Órgãos de Segurança Pública, realizaram a maior apreensão de minério do país. O total de 202 mil toneladas foram capturadas, entre eles, manganês, cobre e cassiterita. Isso ocorreu em Vila do Conde (PA).

O Comandante Militar do Leste (CML), General de Exército André Luiz Novaes Miranda, visitou a Brigada de Infantaria Pára-quedista (BdaInPqdt) no dia 09 de Junho. Vários Generais participaram do salto semi-automático da aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira, na Zona de Lançamento do Campo dos Afonsos.

Três mil cestas básicas foram distribuídas pelas Forças Armadas que participam da operação de apoio em Pernambuco. Várias cidades foram atingidas por fortes chuvas. Desde o dia 28 de Maio até o dia 16 de Junho, os militares entregaram mantimentos e água potável, além de prestarem apoios logísticos.

Já a Polícia Rodoviária Federal realizou a entrega de donativos em comunidade de Jaboatão dos Guararapes, no ultimo dia 15 de Junho. Além de alimentos, também foram repassados roupas, fardos com produtos de higiene pessoal, colchonetes e água, destinadas as famílias atingidas pelas chuvas.

O colunista, já recuperado da forte virose, agora se prepara para ida ao Rio de Janeiro (RJ), onde receberá importante homenagem da “Associação Brasileira dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil) e da Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ). Infelizmente não poderá comparecer na Cerimônia de 30 de Junho, porém acompanhará online. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next