CONVÉS PRINCIPAL – CIAGA forma nova turma de Oficiais de Máquinas no Curso de APMA-2022.

O “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA), tradicional Escola de formação e aperfeiçoamento de mão de obra para a Marinha Mercante Brasileira, formou mais uma Turma do Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais de Máquinas (APMA).
O evento aconteceu no dia 17 de Junho, no Auditório da instituição, onde 31 Alunos ascenderam a categoria de 1º Oficial de Máquinas. Os Oficiais agora poderão exercer as funções de Chefe de Máquinas e Sub-Chefe de Máquinas, dependendo da potência da embarcação.
A cerimônia de Formatura foi presidida pelo Comandante do CIAGA, Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva, contando também com as presenças de diversas personalidades civis e militares, além dos padrinhos e familiares dos formandos.
Parabéns aos Oficiais que ascenderam com competência à nova categoria. Viva a Marinha do Brasil!

11º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil acontecerá amanhã na Câmara Municipal de Duque de Caxias.

Cartaz Oficial do “11º Encontro de Autoridades” da AIEB-Brasil.

Amanhã (30) acontecerá na Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ) o “11º Encontro de Autoridades” promovido pela Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil).
A Cerimônia será presidida pelo Presidente da instituição, Comendador Rodrigo Agostini, que homenageará diversas personalidades civis e militares com a Medalha “Heróis da Guerra dos 6 Dias” da ABFIP (Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz).
A Medalha “Heróis da Guerra dos Seis Dias” Cabo Carlos Alberto Ilha de Macedo foi instituída em 2018 com o intuito de assinalar os 50 anos do conflito árabe–israelense acontecido entre 05 a 10 de junho de 1967. A efigie no anverso homenageia o Cabo Carlos Alberto de Macedo do 20º contingente do Batalhão Suez que morreu em ação.
Também no evento serão entregues as Medalhas “Tiradentes”, “Jubileu de Prata”, “Policial Lei e Ordem” e “Operação Covid-19”.
O colunista será agraciado com a Medalha “Heróis da Guerra dos 6 Dias”. Representando a Marinha Mercante Brasileira estará presente o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar que será agraciado com a Medalha Operação Covid-19.
Outro amigo que receberá a Medalha Tiradentes é o Major (PMPA) Juniel Costa Maciel, representando nosso Estado do Pará.

Regatas em homenagem a Batalha Naval do Riachuelo foram realizadas em Brasília.

Competidores participaram com emoção no evento.
O veleiro do Capitão de Cabotagem Allan Moreira foi presença garantida na competição.

Nos dias 11 e 12 de Junho foram realizadas as tradicionais regatas em homenagem a Batalha Naval do Riachuelo, que neste ano completou seu 157º Aniversário, conforme noticiamos.
As competições comemorativas ocorreram nas Raias Sul e Centro, no Lago Paranoá, organizadas pelo Clube Naval de Brasília, tendo os apoios da Federação Náutica de Brasília (FNB) e da Associação de Veleiros Oceânicos de Brasília (AVOB), além do patrocínio da Poupex.
No dia 11 de Junho ocorreu a regata dos monotipos nas classes ILCA 6 e 7, Dingue (A e B), Snipe e prancha a vela (Foil e convencional). Já no dia 12, foram os veleiros cabinados / oceânicos.
Momentos de grandes emoções para os competidores e para o público que assistiram aos eventos de grande tradição na capital federal.

Ação Cívico-Social no interior do Pará é realizada pelo Comando do 4º Distrito Naval e Hospital Naval de Belém.

Distribuição de Medicamentos.
Crianças recebendo orientações sobre higiene bucal.

No dia 25 de Junho, a Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 4º Distrito Naval e Hospital Naval de Belém (HNBe), contando com parcerias da Prefeitura Municipal de Barcarena (PA) e Praticagem “Barra do Pará” realizou significativa Ação Cívico-Social (ACiSo) na comunidade Fazendinha/Furo do Arrozal.
No total, 350 famílias foram beneficiadas com os serviços oferecidos, sendo 180 atendimentos médicos, 200 orientações odontológicas e distribuição de medicamentos de atenção básica. A ação também contou com 20 atendimentos ginecológicos, 9 exames preventivos de colo de útero, 143 testes rápidos para DST’s e 163 vacinações em crianças e adultos.
Também ocorreram serviços de emissões de RG, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho Digital, fotos para documentos, Cadastro único, Auxílio Brasil, Bolsa Cidadã e orientação jurídica.
Parabéns pela iniciativa de nossa força de mar e instituições participantes. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – 4DN).

RUMO CERTO

  • O professor Maneschy, filho do nosso saudoso mestre Alyrio Sabbá, sempre bem querido pelos seus alunos, onde sempre procurou ajudar da melhor maneira possível. Exemplo a ser seguido por todos.
  • Em uma das palavras do professor Maneschy, destaca-se: “A formação de pessoas é o caminho para que o Pará possa sonhar em se tornar um lugar mais justo e com oportunidades a todos”. Sábias palavras de um verdadeiro mestre e conhecedor do assunto.
  • O Rotary Club Rio de Janeiro Vésper estará promovendo sua última reunião presencial do Período 2021/2022, no Clube Monte Líbano, em conjunto com o Rotary Club Rio de Janeiro Lagoa.
  • O gentleman Capitão de Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos enviou mensagem de agradecimento pela lembrança do seu aniversário na coluna.
  • As colunas dos amigos Luiz Omar Pinheiro (Navegação em Foco) e do Luís Celso Borges (Navegando no Social) vem sempre trazendo notícias do nosso setor.
  • Na última sexta-feira (24) o Navio Escola “Brasil” recebeu a célebre visita do Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.
  • O amigo jornalista Antônio Cattete Fonseca, muito feliz, agradeceu a matéria postada na coluna. Ele que também é um dos nossos leitores ilustres, sempre comentando e enviando mensagens. Força ao amigo, que em breve estará assumindo grandes colunas. Seremos seus leitores também.
  • O Presidente da Abrammil, Coronel Régis Lermen, enviou novo folder da Academia, com um resumo bastante interessante e informatizado, contendo inclusive as Medalhas que são destinadas a agraciar personalidades civis e militares.
  • O Capitão de Mar e Guerra Eduardo Vieira, que comandou nossa gloriosa Base Naval de Val de Cães (BNVC), sempre mantendo contato cordial.
  • Por falar na Base Naval, no dia 25 de Julho estará completando mais um aniversário. Seu atual Comandante é o ilustre Capitão de Mar e Guerra (EN) Otávio Henrique Paiva Martins Fontes.

NAVEGANDO

Excelente a iniciativa do Ministério da Infraestrutura que, pelo 3º ano consecutivo, premiou os portos brasileiros por seus desempenhos. A Edição “Portos + Brasil 2022” reconheceu a eficiência da gestão das autoridades portuárias e terminais privados, nas mais diversas categorias.

O porto de Santana, no Amapá, conseguiu o inédito primeiro lugar na premiação, cuja categoria foi “Crescimento da Movimentação de cargas dos Portos Públicos”, sendo uma das surpresas. Esse reconhecimento coloca o Estado da Região Amazônica no rol dos “Portos + Brasil 2022”.

Os dados estatísticos da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) divulgou que o porto do Rio de Janeiro teve alta no transporte por cabotagem. O principal destaque foi o crescimento na movimentação de contêineres. Em breve teremos novidades sobre essa instituição do Governo Federal.

O navio sustentável NT “Ealge Colatina” chegou para reforçar a frota Eco Type que presta serviços para uma empresa estatal. O navio é do tipo aliviador Suezmax DP2, com porte bruto de 155 mil toneladas. Ainda mais duas embarcações são esperadas até o final do ano.

A Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil) está convocando personalidades para fazerem parte da equipe de embaixadores da instituição. Para se ter uma ideia, embaixadores são pessoas que representam uma determinada associação, divulgando as ações. São braços importantes do trabalho, na busca por expansão e parcerias. Para mais informações, consulte o site da AIEB.

A Marinha realizou importante evento em homenagem ao Dia do Escoteiro do Mar, através da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), no último dia 12 de Junho. Foi realizada palestra e exibidos vídeos da Marinha e sobre a Batalha Naval do Riachuelo.

Em Poconé (MT), quarenta e cinco alunos concluíram os Cursos de Formação de Aquaviários Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas, em 14 de Junho. O evento foi realizado na Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito naval.

No dia 23 de Junho, a Escola de Guerra Naval realizou significativa Cerimônia de Lançamento do Livro “The Influence of Sea Tower upon the Maritime Studies”. O projeto conjunto envolve parceria da EGN com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. O selo é da Editora “Letras Marítimas”.

Ainda sobre o naufrágio da embarcação “Thaís IV”, a Marinha do Brasil já resgatou dois corpos na área, no final da manhã do dia 24 de Junho. Solidariedade aos colegas que pereceram nesse acidente com vítimas fatais. O Navio Patrulha “Guaíba” e a aeronave C-105 Amazonas da FAB, participam das buscas. O Navio Patrulha “Grajaú” transportou os corpos para sepultamento. As buscas continuam.

O colunista, juntamente com o Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, foram bem recepcionados pelo Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, em visita realizada na última sexta-feira (24). Saímos ainda mais admirador do Presidente Lima Filho. Agradecimentos pela visita. (RM).