NAVEGAÇÃO EM FOCO – Conclusão na manobra de transbordo de grãos em Santarém

O navio “Western London” saiu de Santarém carregado com 25 mil toneladas de farelo de trigo, conduzido pelos práticos Alberto Melres e Pedro Jácome, empresa de praticagem Arch Pilot, com destino à Europa.
A manobra foi concluída no último dia 27 de junho e foi considerada satisfatória, dentro dos parâmetros de segurança estabelecidos pela autoridade marítima. A operação portuária realizada pela empresa Mega Logística, também ocorreu com total segurança. A supervisão é da Capitania Fluvial de Santarém, que tem como comandante o capitão de fragata Fabrício Fróes.
Dando prosseguimento ao processo de embarque de transbordo de grãos, já se encontra em Santarém o navio “Beltiger”, que será o segundo navio a realizar a operação. O navio foi conduzido de Fazendinha/AP para Santarém/PA, pelos práticos Marcio Rodrigues e Felipe Cruz, que fazem parte do quadro de Práticos da empresa Bacia Amazônica Práticos (BAP).
Legenda:
Práticos Alberto Melres e Pedro Jácome a bordo do Navio Western London.

Governo entrega Terminal Hidroviário de Alenquer

Terminal Hidroviário de Alenquer, orgulho da cidade de Alenquer.

Cerca de 60 mil habitantes de Alenquer, no Baixo Amazonas, foram beneficiados com a reconstrução do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas “Sábato Antônio Vallinoto”, inaugurado na noite da última terça-feira (28), pelo Governo do Pará, através do Governador Helder Barbalho, e por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). No total, o Estado investiu mais de R$ 4,5 milhões no equipamento público, que se junta aos outros nove portos já em operação na região.
Localizado na orla da cidade, às margens do rio Surubiú, o novo porto será administrado pela Prefeitura de Alenquer e estava interditado há 12 anos por problemas estruturais identificados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão federal que regulamenta esses espaços. As inaugurações de terminais hidroviários em municípios ribeirinhos eram urgentes. A população clamava por locais seguros para embarque e desembarque.

Mares & Rios

Amanhã será inaugurado o Terminal Turístico de Algodoal, que trará maior comodidade para as pessoas que vão desfrutar da ilha de Maiandeua. A obra foi realizada dentro das exigências ambientais, já que está dentro de uma Área Proteção Ambiental (APA). A singularidade do novo espaço está no estacionamento para as charretes, único meio de transporte autorizado na ilha

O Porto do Rio de Janeiro, administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), movimentou 1,163 milhão de toneladas no transporte por cabotagem, no 1º quadrimestre deste ano, o que representa 745 mil toneladas a mais que o volume registrado no mesmo período do ano passado. O percentual de crescimento é de 178,4% na comparação de 2022 x 2021. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados recentemente.

Hoje, a Equatorial Energia inaugura o primeiro eletroposto. No local, será possível ter acesso gratuito a bicicleta elétrica e recarga de veículos elétricos. O eletroposto foi instalado no Porto Futuro.

O Conselho de Administração elegeu os novos diretores da Amazul, que assinaram o termo de posse nesta segunda-feira, 27 de junho. O novo diretor-presidente é Newton de Almeida Costa Neto, que sucede Antonio Carlos Soares Guerreiro. Desde julho de 2020, Newton era diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas da Amazul, posição que passa a ser ocupada por Valter Citavicius Filho. Vale ressaltar que os vice-almirantes Newton e Valter foram os dois últimos comandantes do 4º Distrito Naval, hoje comandado pelo o vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa.

Os vice-almirantes Valter e Edgar com suas esposas Marli e Geórgia, na troca de comando do 4º DN.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Planejamento e Administração (SEPLAD), entregou mais uma unidade da Estação Cidadania. Desta vez, no município de Tucuruí. Cerca de 116 mil moradores, de 41 bairros, terão acesso ao conjunto de serviços oferecidos pela Estação. São mais de 15 opções de soluções de utilidade pública no mesmo espaço. Todos de forma rápida e prática.

Alliny Assef e Mônica Piedade, do setor de arquitetura e engenharia da SEPLAD.
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next