A portaria já entrou em vigor e navegações diurnas de embarcações com calado superior 3,40 metros também estão proibidos.
Na ultima quinta-feira (14) a Capitania Fluvial de Porto Velho emitiu uma portaria proibindo a navegação noturna para comboios e demais embarcações entre Porto Velho e Novo Aripuanã, no Amazonas. A portaria já entrou em vigor e navegações diurnas de embarcações com calado superior 3,40 metros também estão proibidos.
A emissão da portaria se deu após o baixo nível do Rio Madeira que vem secando cada dia mais e consequentemente surgem os bancos de areia e pedrais que impedem a navegação segura das embarcações.
A proibição de navegação noturna entre Porto Velho e Novo Aripuanã será por tempo indeterminado, em vista, da seca do Rio Madeira, que registrou na última semana um nível de 3,48 metros.
A Capitania Fluvial ainda alertou que todas as embarcações que forem navegam no rio Madeira cumpram as orientações para os trechos críticos e redobre a atenção com bancos de areia e pedrais no rio.
Por Portal da Navegação, via News Rondônia.
Notícias relacionadas
-
Governo de RO mantém 63 rotas fluviais no coração da Amazônia que levam estudantes até escolas.
-
Temporada de cruzeiros 2025/2026 tem início no Porto do Rio de Janeiro.
-
Marinha realiza levantamentos hidrográficos para garantir navegação segura na Amazônia Ocidental.
-
No Amapá, Funai entrega equipamentos ao povo Waiãpi para facilitar transporte fluvial e acesso a serviços.
-
Hidrovias se tornam corredores estratégicos para exportação de grãos.