NAVEGAÇÃO EM FOCO – Belém vai receber campeonato paraense de vela

A capital Belém será sede do Campeonato Paraense da classe Laser, nos dias 20 e 21 de agosto. A competição vai reunir equipes de Belém, Abaetetuba, Barcarena, Salinas e Santarém, além dos alunos do CIABA – Centro de Instrução “Almirante Brás de Aguiar”.
O campeonato é mais um evento promovido pelo projeto “Venha Navegar na Amazônia” e tem como principal objetivo difundir o esporte através das escolas de Vela e Canoagem em todo o Estado do Pará. O evento tem o apoio e reconhecimento da Confederação Brasileira de Vela e Associação Brasileira da Classe Laser.
O presidente da Associação Eco Esportiva de Vela e Canoagem de Barcarena (CAECO) tem a parceria do secretário Alexandre Carvalho da Secretaria Municipal de Barcarena de Portos Logística e Energia (SEMPLE) para que os barcos possam estar na água durante a competição.

Empresa Henvil inaugura novo ferry boat

O novo “Henvil I” garante mais conforto e agilidade para quem viaja ao Marajó.

A Henvil Transportes Marítimos, que tem como CEO, o armador Daniel Pereira, inaugurou mais um ferry boat. O “Henvil I” é o mais moderno do Brasil e vai trazer mais conforto e segurança para quem viaja ao Arquipélago do Marajó.
Com capacidade de transportar 160 veículos pequenos e mais de mil passageiros, o novo ferry boat tem sala VIP e, utilizando elevador, acessa-se o solarium com vista privilegiada da viagem pela baía do Marajó. Além disso, há banheiros adaptados para atender idosos e pessoas com deficiência. A tripulação ainda está treinada para oferecer suporte, inclusive, às crianças.
A embarcação ainda conta com dois motores super potentes, capazes de fazer o percurso de Icoaraci, em Belém, ao Porto Camará, em Salvaterra, em torno de 3 horas.
A empresa criada em 1994 é referência em viagens hidroviárias. Realiza as travessias São Domingos do Capim, Inhangapi, Icoaraci/Camará, Salvaterra/Soure, Salvaterra/Cachoeira do Arari, Belém/Arapari.

Mares & Rios

No último domingo (17), quando embarquei, em Itacoatiara, no Navio “LOG-IN POLARES” para baixar o Rio Amazonas na função de prático, tive a oportunidade de ver dois navios atracados operando nos terminais da Hermasa e 11 fundeados esperando para atracar. Inclusive, já sendo utilizado a nova área de fundeio autorizada pela Autoridade Marítima. Isso é a força do agronegócio na região norte, fazendo com que os portos do norte se destaquem no volume de grãos embarcados.

A tenente Brenda, que faz parte da área de comunicação social do I COMAR, esteve neste fim de semana em Algodoal e ficou impressionada com a beleza e funcionalidade do Terminal Hidroviário da vila. Inclusive, fez questão de citar a presença de militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, fiscalizando as embarcações e determinando que todos os passageiros colocassem colete salva-vidas.

O gigante do mar, o Navio “CSSC AMSTERDAM”, com seus 255 metros de comprimento e 43 metros de boca (largura), atravessou o canal do Curuá, na barra norte do Rio Amazonas, com 11,74 metros de calado e carregado com 83.800 mil toneladas de soja. Quebrou o próprio recorde, que era da viagem realizada em 2020, quando transportou 82.531 mil toneladas. Vale ressaltar que é o maior graneleiro que navegou na barra norte com calado superior a 11,58 metros. Os embarques foram realizados no Terminal da Cargill, em Santarém.

Domingo (17), foi comemorado o Dia do Submarinista e o Aniversário da Força de Submarinos. A data remete à criação da Flotilha de Submersíveis, há 108 anos, quando faltava apenas uma semana para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Com o passar do tempo, além dos submarinos, a Força de Submarinos absorveu outras atividades: Mergulho (Escafandria, Mergulho Saturado e Mergulho de Combate), Treinamento em Operações Submarinas (Formação, Aperfeiçoamento e Especialização), Medicina Hiperbárica e Salvamento de Submarinos.

Vale lembrar que a Marinha do Brasil lançou edital de concurso público para admissão ao Quadro Técnico de Praças da Armada, que terá entre as possibilidades, o trabalho em submarinos e instalações nucleares. As inscrições começam no dia 25 de julho e poderão ser feitas no site da Marinha até o dia 21 de agosto.

A primeira turma de Assistente de Operações em Logística Portuária da Talent Negócios, empresa especializada em treinamento e formação, em Barcarena, visitou a Eurochen. Os alunos puderam ver, na prática, o que estão aprendendo em sala de aula.

Alunos da Talent durante a visita na Eurochen
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next