Passagens fluviais devem ter reajuste, anunciam empresários

Um dos principais motivos para o reajuste é o valor elevado do diesel, utilizado nas embarcações.

Railana Pantoja

Com o preço das passagens aéreas literalmente nas alturas, viajar de navio tem sido a alternativa mais econômica para quem deseja sair do estado no período das férias escolares. O preço da passagem fica na média de R$ 250 por pessoa, mas esse valor terá um reajuste que está sendo analisado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Um dos principais motivos para o reajuste, segundo o empresário Naldo, é o valor elevado do diesel, utilizado nas embarcações.
“Nós já estamos anunciando esse aumento para a população, que é em razão do valor do diesel. O preço da gasolina baixou, mas o do diesel, não. O aumento ainda não foi efetivado, mas já estamos aguardando a autorização da Antaq para liberar o novo valor de R$ 300”, adiantou Naldo, empresário que trabalha com transporte fluvial.

Procura

Durante o mês de julho, o empresário relata que a demanda elevou bastante, principalmente por causa do período de férias e dos concursos públicos que estão sendo realizados no estado.
As cidades vizinhas do Pará, como Santarém, Altamira e Belém, são os destinos mais procurados pelos amapaenses, assim como vem um grande público desses municípios para o Amapá.
“Muitos estudantes vieram de Belém para fazer as provas dos concursos públicos do Amapá, inclusive nos preparamos para receber essa demanda, alterando nossos horários de saída e chegada neste período, pois muitos vieram fazer a prova e no mesmo dia já voltaram”, finalizou Naldo.

Portal da Navegação, via Diário do Amapá.