NAVEGAÇÃO EM FOCO – Grupamento de Patrulha Naval do Norte realiza exercício com navio da Marinha Francesa

Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte CMG Imamura e o colega de turma, atualmente prático da ZP-1 Claudio Antônio.

O Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, subordinado ao comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, que tem como comandante o capitão-de-mar-e-guerra Imamura, realizou, no dia 25 de julho de 2022, no Rio Pará, exercícios em conjunto com o Navio-Patrulha (NPa) “La Résolue”, pertencente às FAG (Forças Armadas da Guiana Francesa).
Foram realizados exercícios de abordagem visando ao aprimoramento dos componentes envolvidos dos Grupos de Visita e Inspeção (GVI) de ambos os navios, a fim de compartilharem procedimentos e condutas afetas a cada país. Em seguida foi realizado exercício de Manobras Táticas e Leap Frog.
Os exercícios promoveram a integração entre a MB e as FAG, possibilitando o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre as tripulações.

Marinha realiza palestra sobre conflito entre Rússia e Ucrânia

Vice-almirante Edgar entregando o certificado de palestrante ao CMG (RM-1) professor Leonardo Farias de Mattos

Com o auditório do Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) lotado, o capitão-de-mar-e-guerra e professor Leonardo Farias de Mattos preferiu a palestra “O conflito entre Rússia e Ucrânia: Antecedentes e Perspectiva”, que já pode ser considerada uma das mais importantes realizadas em Belém este ano. Na platéia, oficiais da Marinha, Exército, Aeronáutica, Forças Auxiliares, membros da comunidade marítima e alunos do CIABA.
Como professor de Geopolítica da Escola de Guerra Naval, Mattos destacou a importância do mar no conflito, analisou o conflito entre os dois países e chamou a atenção para o amplo debate sobre a defesa no nosso País. Neste aspecto, entrou em debate a criação da Segunda Esquadra da Marinha do Brasil no Norte do Brasil, tendo o Estado do Pará como sede por questão estratégica. Segundo ele, uma provável ofensiva à Amazônia não se iniciaria pela selva, mas pela barra Norte do Rio Amazonas.
A palestra foi organizada pelo comandante do 4° Distrito Naval, vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e colega de turma do CMG Leonardo Mattos. O evento teve ainda a participação do major brigadeiro do ar Nogueira, comandante do I COMAR.

Mares & Rios

A XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas (XV CMDA), que encerra amanhã, em Brasília, é o principal fórum entre países das Américas no setor de defesa e segurança. A cada dois anos, o país-sede é alternado entre as 34 nações que compõem o fórum, e o Brasil é o anfitrião do biênio 2021/2022. A finalidade é promover o conhecimento recíproco, a análise, o debate e o intercâmbio de idéias e experiências no campo da defesa e da segurança.

O Brasil conquistou, domingo (24), a medalha de bronze por equipes mistas na etapa de Medellín, Colômbia, da Copa do Mundo de tiro com arco. A parceria entre o sargento da FAB, Marcos Vinícius D’Almeida (que faz parte do Programa de Alto Rendimento do Ministério da Defesa), e Ana Luiza Caetano, venceu, na disputa do terceiro lugar, os sul-coreanos An San e Kim Je Deok, campeões olímpicos nos Jogos de Tóquio (Japão), no ano passado.

Lembrando o saudoso amigo Alyrio Sabbá, chegou ao meu ouvido que o vice-almirante Edgar, viajou de Macapá a Belém, passando pelos estreitos de Breves, à bordo do NPa “Bracuí”, o mais moderno do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

Durante a ação cívico-social (ACISO) realizada nas comunidades ribeirinhas do Pará, sob o comando do 4º DN, a bordo do navio-auxiliar “Pará”, vinculado ao Grupamento de Patrulha Naval do Norte, foram realizados 1.079 atendimentos médicos (clínica geral, pediatria, dermatologia e ginecologia), 43 mamografias, 74 ultrassonografias, 1.230 procedimentos de enfermagem, 897 intervenções odontológicas, distribuídos 2.278 medicamentos e 681 exames laboratoriais, incluindo HIV, sífilis e BETA HCG.

O KC-30 FAB 2901 (Airbus A330-200), proveniente de Victorville (EUA), pousou em Campinas (SP), na última segunda-feira (25), às 06:57 (horário local), e na terça-feira (26), foi incorporado ao 2º/GT, Esquadrão Corsário, tornando-se o principal vetor de transporte estratégico da Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia que marcou a incorporação da aeronave foi realizada na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

A coluna faz referência ao amigo major brigadeiro do Ar (RM-1) Ricardo de Campos, que foi comandante da ex Ala-9, atual I COMAR, entre dezembro de 2017 a março de 2020. Ricardo idealizou e inaugurou o Memorial da FAB, na Amazônia, guardião da história da aviação militar na região, e deixou muitos amigos em Belém. Hoje, mora no Rio de Janeiro e, ao lado da esposa Jurema de Pinho Porto, comemorou, no último fim de semana, mais um aniversário. Parabéns, brigadeiro!.

Ricardo e esposa Jurema Porto