CONVÉS PRINCIPAL – CIABA realiza Cerimônia de Formatura do Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica.

Familiares e amigos dos formandos participaram da Cerimônia no Auditório do CIABA.
Formandos recebendo seus respectivos Certificados.
O colunista com seu antigo Imediato André Luís.

O “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar” formou 42 Alunos oriundos do “Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica” (APNT-01/2022) no dia 22 de Julho.
Dessa turma, considerada a primeira do ano de 2022, temos 40 Alunos do sexo masculino e dois do sexo feminino, além de dois estrangeiros da República de Cabo Verde. Todos eles, com mérito e competência, concluíram com aproveitamento o referido curso e estão aptos a ascenderem ao posto de Capitão de Cabotagem da Marinha Mercante.
A Cerimônia, realizada no Auditório dessa Organização Militar, foi presidida pelo Capitão de Fragata Diego Baroni Santos Albernaz Gomes, atual Imediato.
O ponto principal do evento foram as imposições dos distintivos de Aperfeiçoamento de Náutica pelos paraninfos de cada aluno, as entregas dos certificados de conclusão e a premiação do primeiro colocado na classificação geral do curso.
Entre os formandos, o colunista tem vários amigos, entre eles o CCB Felipe Damasceno, CCB Fábio Rolim, CCB Paulo Renato, CCB André Luís (embarcou como Imediato no NT “Milton Santos”) e o CCB Menezes (Praticante no NT “Guaporé”).
Parabéns aos novos e futuros Comandantes! (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Grupo da Dinamarca arremata cais do Estaleiro Atlântico Sul (EAS).

Estaleiro Atlântico Sul construiu navios de bandeira brasileira.

A maior navegadora do mundo, o Grupo “Maersk”, por meio da APM Terminals, arrematou o terminal do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), que fica em Suape, no Estado de Pernambuco.
Esse estaleiro foi responsável pelas construções de 10 navios suezmax e 5 Aframax de bandeira brasileira, que ainda hoje navegam nas linhas de longo curso e algumas vezes na cabotagem, tendo o principal: tripulação totalmente ou com nacionalidade brasileira.
A empresa de navegação internacional cobriu a proposta de concorrentes locais para aquisição de uma área interna no Cais Sul do Estaleiro, que vem de uma longa briga na justiça. O valor do arremate estaria em R$ 455 milhões de reais. Também concorreram ao leilão o “Tecon Suape” e a empresa “Cone Suape”.
A “APM Terminals” promete investimentos no Estado, com o intuito de desenvolver e operar um terminal de contêineres e cargas gerais.

Comissão “Mercantex/2022” é realizada a bordo do NA “Pará” para Alunos da EFOMM do CIABA.

Os Alunos recebendo instruções e treinamentos de Controle de Avarias.
Adestramento de Operações Aéreas.

Os Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) participaram, no final de junho, da Comissão “MERCANTEX/2022”, realizando sua primeira saída a bordo de navio da Marinha do Brasil.
O navio responsável por essa missão foi o famoso NA “Pará”, levando 259 Alunos do 1º ao 3º Ano ao mar, familiarizando-os e ambientando à vida de bordo, através de adestramentos práticos, visando suas preparações para desempenhar funções peculiares à profissão.
Ao término da Comissão, os Alunos sentiram o destino que os espera no mar, quando embarcarem nos navios mercantes como Praticantes. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – 4DN).

Trinta novos Aquaviários são formados em Raposa pela Capitania dos Portos do Maranhão.

Formandos receberam CIR e Certificado.

No dia 15 de Julho, a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) realizou Cerimônia de Formatura do Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Auxiliar de Convés e Máquinas.
O evento foi realizado no município de Raposa (MA), qualificando 30 alunos para atuar na navegação interior, de forma regular.
Os formandos receberam as Carteiras de Inscrição e Registro (CIR) e dos Certificados de Competências, conforme função que irão desempenhar.

RUMO CERTO

  • O Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Claudio Otranto Alves segue firme e forte no Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) da Escola de Guerra Naval. No final do ano será a conclusão.
  • O nosso amigo Fábio Lobato, à frente da “Anchor Treinamentos” está de volta a cidade das mangueiras, nossa terra natal, em mais uma missão de Auditoria Interna. Boa sorte!
  • Um dos grandes Taifeiros a bordo do NT “Abdias Nascimento” foi o exemplar Souza. Por sinal, ele tirou esse navio no estaleiro, fazendo parte da Primeira Tripulação.
  • O Primeiro Oficial de Náutica Daniel de Araújo Moura estará recebendo, no próximo mês de Agosto, a Medalha de Mérito Embaixador da Paz no Brasil da AIEB. Parabéns pela condecoração.
  • Também estará recebendo o a referida Medalha o Capitão de Longo Curso André Leal, que atua Comandando os navios porta-contêineres da empresa “Log In”. Grande agraciado!
  • O Capitão de Longo Curso Ricardo Alfredo relembrou os velhos tempos quando atuava no Comando dos grandes navios. Ele que esteve recentemente em Belém, revendo colegas e amigos.
  • Vários Capitães de Longo Curso curtem aposentadoria merecida, após longa vida no mar. Entre eles estão os amigos Carlos Alberto, Brabo e Piedade.
  • A nossa querida Cristina Melo, que atua no “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) é uma das leitoras fiéis da coluna. Sempre mantendo contato conosco.
  • O Capitão de Longo Curso Carlos Augusto Muller esteve em Belém, onde realizou importante reunião na Delegacia do Sindmar. Muitas mudanças virão pela frente, principalmente para aquelas empresas que exploram o trabalhador marítimo.
  • Dois grandes amigos que estão sempre presentes nas Cerimônias da Marinha: Prático Marcelo Salgado e o grande Guilherme, sempre de óculos escuros.

NAVEGANDO

Excelente explanação sobre o “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) foi realizado no último dia 26 de Julho pelo Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo. Estiveram presentes todos os membros da Diretoria da instituição que virá com força total. O colunista participou remotamente, com grande aproveitamento.

Ainda sobre o “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM), a instituição é responsável por indicar um Capitão de Longo Curso, que esteja na ativa, ou seja, no Comando de navio, para realizar o “Curso de Política e Estratégia Marítimas” (C-PEM) da “Escola de Guerra Naval”. Infelizmente, no presente ano, não tivemos representante da Marinha Mercante no referido curso.

O “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) estará completando 130 anos em Outubro. Para festeja esse marco importante, o Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio realizará grande Cerimônia. Infelizmente o colunista não poderá se fazer presente, uma vez que estará no mar cumprindo mais uma missão.

A Administração do Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, planeja aumentar embarques para Argentina e Uruguai, através dos acessos Via Cone Sul. Para isso é necessário que ocorra dragagem permanente de seu canal de acesso, bem como efetuar contratos de longo prazo para essa manutenção. A Cabotagem será ampliada se tudo der certo.

Mais uma consequência da “BR do Mar”. Se já não bastasse a entrega dos empregos dos brasileiros para outros de fora do país, agora o “Conselho Monetário Nacional” (CMN) regulamenta empréstimos do FMM a empresas estrangeiras e a outros segmentos. Fico em dúvida sobre o que o Governo Federal realmente quer. Não precisamos crescer entregando tudo para os estrangeiros. Temos capacidades para evoluir.

Ainda sobre essa liberação de empréstimos, os Estaleiros nacionais criticam bastante essa abertura dos recursos a outros segmentos, isso porque não se tem histórico de contribuição ao mecanismo de fomento setorial. Ou seja, nossa Marinha Mercante e outros setores nacionais contribuem para que outros venham de foram e tenham acesso ao nosso dinheiro.

Cinco empresas estão pré-credenciadas para alienação do ex-navio da Marinha, que é o NSS (Navio de Socorro Submarino) “Felinto Perry” (K-11). Por 30 anos, essa embarcação atuou em tarefas de resgate a submarinos sinistrados, além do apoio a atividades de mergulho profundo.

A “Polícia Rodoviária Federal” (PRF) foi homenageada pelo Comando Militar do Nordeste com o Diploma de Amigo devido o bom relacionamento entre o órgão e o CMNE. Representou a instituição o Inspetor Antônio Vital, que é o Superintendente da PRF em Pernambuco. O evento comemorou o 76º Aniversário do CMNE.

Exposição Temporária com o tema “Do Mar ao Tempo – uma coletânea do azul”, da artista plástica Mary Dutra, está sendo exibida no Museu Naval, no Centro do Rio de Janeiro, até o dia 14 de Agosto. A exposição é composta por diferentes métodos e meios de representação.

Logo mais às 11:00h, o Programa Cara a Cara com a Verdade, da Rede TV de Belém do Pará, estará entrevistando o Brigadeiro Nogueira, Comandante do 1º Comando Aéreo Regional (I COMAR). Um bom momento para conhecer as atuações da Força Aérea Brasileira na Região Norte do Brasil. Estaremos assistindo. (RM).