CONVÉS PRINCIPAL – 12º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil lança Medalha de Mérito “Embaixador da Paz”.

Comendador Rodrigo Agostini (à direita) com Presidente e representantes da OAB-Rio.

O Plenário Evandro Lins e Silva da “Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro” (OAB-Rio) foi palco do 12º Encontro de Autoridade da AIEB-Brasil (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil).
O evento lançou a Medalha de Mérito “Embaixador no Paz”, homenageando e condecorando várias personalidades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços na construção de uma sociedade mais pacífica.
O local recebeu grande público que lotou as dependências da OAB-Rio. Além dos homenageados, também se fizeram presentes familiares e amigos, além de representantes de instituições públicas e privadas, imprensa, Forças Armadas e Órgãos de Segurança Pública.
Também houve outorgas das Medalhas “Policial Lei e Ordem”, “Tiradentes”, “Heróis da Guerra dos 6 Dias”, “Major Elza Cansanção”, “Cinquentenário das Forças de Paz no Brasil” e “Operação Covid”.
O Comendador Rodrigo Agostini, Presidente da AIEB-Brasil, foi a primeira personalidade que recebeu Medalha. Logo em seguida, realizou as imposições para os agraciados civis e militares. Destaca-se que vários Oficiais da Marinha Mercante foram contemplados com a comenda, conforme noticiamos anteriormente.
A coluna parabeniza os agraciados!

CLC Gondar é o primeiro Oficial da Marinha Mercante a receber a Medalha de Mérito “Embaixador da Paz”.

Dra. Ana Campello (Presidente do Jornal DR1), Comendador Rodrigo Agostini e CLC Gondar.
CLC Gondar, já com sua medalha, ao lado da Vereadora Luciene Santiago.

Durante o evento de entrega de condecorações do “12º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil”, o primeiro Oficial da Marinha Mercante a receber a Medalha de Mérito “Embaixador da Paz no Brasil”, em seu lançamento, foi o Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar, uma das grandes expressões.
A Comenda foi entregue ao Comandante pelo Deputado Federal Gurgel Soares. Como se sabe, o CLC Gondar é detentor de várias condecorações e moções, por tudo que vem fazendo em prol da nação brasileira. Possui as altas comendas das Forças Armadas, entre elas a Medalha Tamandaré e a Ordem do Mérito Naval.
Como noticiamos, vários Oficiais da Marinha Mercante também foram agraciados, onde divulgaremos na coluna com a devida ocorrências de entregas.
Parabéns ao Comandante Gondar, pelos seus méritos e bravuras. Reconhecimento merecido!-

Centro dos Capitães da Marinha Mercante participa do Seminário STS realizado pela DPC no CIAGA.

CLC Câmara (à esquerda) representou o CCMM no Seminário.

Nos dias 28 e 29 de Julho foi realizado o 1º Seminário de Operações Ship to Ship em AJB (Águas Jurisdicionais Brasileiras), promovida pela Diretoria de Portos e Costas (DPC).
Realizado no Auditório do “Centro de Instrução Almirante Graça Aranha” (CIAGA), o evento abordou vários assuntos sobre o tema, na qual já ocorre em vários setores da costa brasileira, que é uma modalidade bastante utilizada mundialmente. Como exemplo, o colunista participou de uma operação STS navegando no Golfo do México, costa dos Estados Unidos.
O Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM) participou dos debates, representado pelo seu 2º Vice-Presidente, Capitão de Longo Curso Joselito Câmara. Como se sabe, o CCMM monitora, comenta e toma posições sobre legislações e regulamentações nacionais e internacionais que afetam o Comandante e a Marinha Mercante Nacional.

Equipe da Operação Guardiões do Bioma combate desmatamento na Amazônia.

Equipe da Operação Guardiões do Bioma.

Uma grande equipe composta por servidores do Instituto Chico Mende de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Força Nacional e Polícia Militar atuam no combate ao desmatamento ilegal na região amazônica, mais precisamente na Floresta Nacional Jamanxim, a 970 quilômetros de Altamira, no Pará.
A operação vem atuando desde março na região, A floresta é uma das áreas que mais sofre com a destruição na Amazônia. (Foto e Contribuição: Defesa em Foco).

RUMO CERTO

  • Nossa querida Suely Saad, companheira de Abrammil e do Clube Rotary Vésper, se recuperando de saúde. Ela é forte e guerreira. Estamos aguardando por sua volta e poder ouvi-la cantar.
  • A grande Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia esteve presente no 1º Seminário de Ship to SHip em AJB, juntamente com o Capitão de Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos.
  • A equipe da Rede TV, com os amigos Márcio Oliveira e Antônio Cattete, foram muito bem recebidos no CIABA pelo Imediato, Capitão de Fragata Diego Baroni Santos Albernaz Gomes, e 1ª Tenente Layza Serrão da Silva.
  • Saudades do amigo Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior, que recentemente comandou o CIABA. Hoje na reserva da briosa Marinha do Brasil.
  • O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Panda Carvalho chegou a Honolulu, no Havaí, com sua tripulação. Talvez participem das danças havaianas. Desejamos boa estadia e operação.
  • Enquanto isso, o Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues já se encontra no Atlântico Sul, com rumo apontando para o Brasil. Boa chegada a todos.
  • O Capitão de Longo Curso Joselito Câmara vem contribuindo com a Marinha do Brasil no assunto Ship to Ship. Ele é portador da Medalha de Mérito Tamandaré e um dos braços fortes do CCMM.
  • O nosso amigo Capitão de Cabotagem Menezes, após sua formatura, já embarcou no offshore para mais 30 dias de trabalhos intensos, característicos dessas embarcações. Em breve estará realizado docagem no dique “DockShore”, localizado em Niterói (RJ).
  • Outro amigo do colunista, Altair Souza, atuando em grande obra na cidade de Marabá (PA). Recentemente relembramos o JOBSAFE PODCAST realizado, que hoje já tem mais de 3 mil visualizações. Para assistir: www.youtube.com/watch?v=_PIeQ_SHreE&t=564s
  • Agora como 2º Oficial de Náutica, Danilo Soares Rozeira já se encontra em Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, também conhecida coo Viagem de Ouro. Ele é o primeiro colocado da Turma “Atlante”, que tem o colunista como Patrono.

NAVEGANDO

As férias escolares terminaram. O verão no Pará foi bem forte. Salinas marcou presença como um dos balneários mais frequentados. E os motoristas não aprendem mesmo. O que se viu nas praias foram os carros sendo engolidos pelas marés, quando de suas enchentes. Não adiantava chorar, as águas salgadas não perdoam. Podemos afirmar que não foi por falta de avisos. Agora é correr atrás do prejuízo. Será que vai se repetir no próximo ano?

Parabenizamos o Corpo de Bombeiros Militar do Pará que, com sua total dedicação para salvaguarda da vida humana, atuou de maneira exemplar nos balneários, onde várias vidas foram poupadas das irresponsabilidades de alguns banhistas. A corporação tem um dos lemas marcantes e que mostra seus objetivos: “Vidas Alheias e Riquezas a Salvar”.

A “Navalshore 2022 – 16ª Feira e Conferência da Indústria Marítima” ocorrerá entre os dia 16 e 18 de Agosto no pavilhão Expo Mag (ex-Sulamérica), no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Um dos temas importantes abordará o futuro da indústria naval, tendo com título “Cenários da Indústria naval e offshore”, no Primeiro Painel (16/08). Para visitação, com credenciamento gratuito, acesse o site: www.inscricaoeletronica.app.br/navalshore/

A Presidente do Estaleiro Atlântico Sul (EAS) Nicole Terpins afirma que a venda da área para instalação do novo terminal de contêineres está totalmente aderente ao plano de negócios. Mesmo assim, restará espaço suficiente para as manutenções e demandas atuais e futuras do estaleiro. Torçamos para que a indústria naval respire novamente. Eleições estão aí.

O porto de Suape recebeu um dos maiores navios porta-contêineres em toda a sua história. O MV “MSC New Haven”, de bandeira portuguesa, tem 333,99 metros de comprimento, 42 metros de boca (largura) e capacidade para o transporte de 8.643 TEU’s. Foram descarregados 388 contêineres e, em seguida, seguiu para Salvador (BA).

Os Práticos da Bacia Amazônia e da Barra do Pará (ZP1, ZP2 e ZP3) possuem habilidades de navegação nas áreas em que “os rios são as estradas naturais”, conforme comentava nosso saudoso mestre Alyrio Sabbá. Têm práticos que somente no olhar, tendo os pontos notáveis de referência, navegam sem precisar dos auxílios eletrônicos. São verdadeiros navegadores nas regiões de suas jurisdições.

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro participou de significativo evento comemorativo aos 60 anos do 123º Grupo de Escoteiros do Mar (Gemar) “Almirante Saldanha”, ocorrido no último dia 16 de Julho, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro (RJ).

A Marinha do Brasil participou de exercícios táticos no alto Solimões em conjunto com as Marinhas da Colômbia e Peru. Denominada de Operação “BraColPer”, reuniu mais de 400 militares dos três países com o objeto de realizar treinamentos mediante intercâmbio de conhecimento na tríplice fronteira.

Nem bem finalizou o 12º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil) realizado no último dia 22 de Julho, o Comendador Rodrigo Agostini já preparando a próxima Cerimônia, que ocorrerá na Câmara Municipal de Duque de Caixas (RJ). Teremos paraenses e Oficiais da Marinha Mercante, novamente agraciados.

O colunista, em toda a sua carreira, jamais tinha visto tantos aquaviários da Marinha Mercante sendo agraciados e condecorados com Medalhas de Méritos. Antes, somente a Marinha do Brasil reconhecia essa categoria que deixa os seus lares para o trabalho. Hoje, temos diversas instituições que agora congratulam nossos homens do mar. Entre elas destacamos a Associações dos Ex Combatentes dos Brasil, em suas diversas seções, ABFIP, Abrammil e AIEB-Brasil, além de outros órgãos. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next