As empresas de navegação que fazem a travessias dos rios e baías paraenses estão há mais de seis anos com os preços das passagens congeladas, enquanto o óleo diesel e a folha de pagamento dos trabalhadores aumentaram.
Essa defasagem de preços está colapsando as atividades da navegação fluvial, que exigem manutenção constante, reparos nas embarcações, segurança absoluta e qualificação de pessoal para atender bem passageiros e turistas.
Há um movimento do setor para buscar apoio do governo do Estado e recuperar as perdas sofridas sob pena de sérios prejuízos às empresas.
CMN certifica 23ª Brigada de Infantaria de Selva
No período de 11 a 29 de julho, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), que tem como Comandante o General de Brigada Maurício de Souza, mobilizou cerca de 1.100 militares, 220 viaturas, 54 embarcações e 2 helicópteros HM-4 Jaguar, com a finalidade de certificar as frações que compõem a Força de Prontidão da Brigada (FORPRON). A atividade foi apoiada pelo Centro de Adestramento Leste (CA-Leste) e acompanhada pelo Comando de Operações Terrestres (COTER).
Em uma primeira fase, foi realizada a simulação construtiva, também conhecida como “Jogos de Guerra”, que teve como objetivo adestrar os Estados-Maiores do Comando da 23ª Bda Inf Sl e de suas Organizações Militares subordinadas, para simulação de operações de combate, apoio ao combate e apoio logístico.
Em seguida, os comandantes de companhias, pelotões e grupos de combate passaram pela simulação virtual, com a utilização do software Virtual Battle Space 3 (VBS 3), que possibilitou avaliar manobras das pequenas frações, de forma a melhorar o aproveitamento dos recursos humanos e materiais durante o exercício prático.
As atividades transcorreram em Marabá, Itupiranga e Parauapebas, e contaram com deslocamentos terrestres, aéreos e fluviais. Participou, também, uma fração do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea e do 6º Batalhão de Inteligência Militar, vindo respectivamente de Brasília-DF e Campo Grande-MS.
Após a execução, com êxito, de todas as etapas da Certificação exigida pelo Comando de Operações Terrestres, a 23ª Bda Inf Sl permanecerá em situação de prontidão operacional pelos próximos 12 meses.
I Encontro Regional ICLEI Amazônia
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Barcarena, ICLE (Governos locais pela sustentabilidade) e o Instituto Humanize. A região amazônica detém um ecossistema essencial para o planeta e é responsável pela manutenção do clima local e global, mas também é uma das regiões que mais emite gases de efeito estufa no Brasil. Por isso, o ICLEI está cada vez mais atuante na região amazônica, fortalecendo as relações com atores locais e autoridades governamentais. Iniciativas e projetos têm sido desenvolvidos para conhecer os desafios da dinâmica urbana deste território e ajudar a pensar em soluções capazes de promover o desenvolvimento sustentável com a manutenção da floresta na região.
O Encontro irá tratar do papel de liderança dos governos locais no endereçamento da emergência climática na região Norte do Brasil, além de desenvolver o conceito de justiça climática urbana. Com a difusão de boas práticas e o compartilhamento de conhecimentos por especialistas, espera-se fortalecer as capacidades dos governos subnacionais contra a crise climática.
No primeiro dia de encontro ocorreu a Palestra Magna – Agenda do Desenvolvimento Urbano Sustentável na Região Amazônica, e apresentações de mais três painéis: Bioeconomia, Empreendedorismo e Inovação: caminhos para o desenvolvimento sustentável na Amazônia; Adaptação e Resiliência nas cidades amazônicas; e Anúncios das cidades de Barcarena e de Belém.
Mares & Rios
A aeronave F-39 Gripen, o novo caça da Força Aérea Brasileira, pousou no Museu Aeroespacial (Musal) para fazer parte das comemorações do 149° Aniversário de Santos Dumont, Bicentenário da Independência do Brasil e 49° Aniversário do Musal. A réplica em tamanho real do novo caça multimissão estará aberta à visitação até a 21 de agosto no Musal Campos dos Afonsos. O acesso a todas as áreas expositivas do museu é livre e gratuito. Apenas a visitação à cabine do Gripen será mediante agendamento.
160 oficiais alunos da Academia de Polícia Militar do Pará (PMPA) realizaram o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS) no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), que tem como Comandante o Coronel Hiarlley Gonçalves Cruz Landim. O estágio prepara o militar para a atuação no ambiente operacional amazônico e faz parte do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar Estado do Pará. O treinamento fortalece a parceria entre o Exército e as Forças Auxiliares.
Dez paraenses participarão de uma imersão no ecossistema de tecnologia e empreendedorismo de Florianópolis na primeira semana de agosto. A visita é uma recompensa pelo desempenho do grupo no Gênese, um programa gratuito que estimula talentos e fornece formação empreendedora. Eles participaram de uma Comunidade de Formação, com acesso a conteúdos teóricos e práticos, assim como interações, oportunidades e desafios relacionados ao empreendedorismo de impacto na Amazônia.
O Navio Veleiro Cisne Branco – U 20, da Marinha do Brasil, está com chegada prevista entre os dias 3 e 4 de agosto em Belém. No dia 7 de agosto (domingo), haverá visitação pública de 10h até o pôr do sol. E no dia 8 (segunda-feira), só terá visita guiada para determinados grupos, como alunos da escola Guillobel e grupos de escoteiros do mar. O navio irá embora, no dia 09 de agosto.
A transposição da linha de transmissão Oriximina-Juruti sobre o Rio Amazonas no município de cidade de Óbidos, terá um calado aéreo máximo de 57.10 metros. Este valor foi determinado ao considerar a maior cheia já registrada no Rio Amazonas, porém, será o ponto mais baixo da categoria da linha de transmissão. (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Maersk apresenta primeiro navio movido à metanol a navegar pelas Américas.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desfile Cívico Militar de 2024.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Desencalhe do navio Amis Wisdom III.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – EDGE e Marinha do Brasil assinam acordo.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – “O Petróleo é nosso!”