CONVÉS PRINCIPAL – Baile de Formatura fecha com “Chave de Ouro” o Curso APNT-01/2022 do CIABA.

Capitão de Cabotagem Felipe Damasceno e Capitã de Cabotagem Tábata Puentes.
Capitão de Longo Curso Ricardo Alfredo e Capitão de Longo Curso Luiz Otávio.
Capitã de Cabotagem Ana Cláudia e Dayse Monteiro (CIABA).
Capitão de Cabotagem Rommel Gomes ao lado do colunista.

Na noite do dia 22 de Julho, a Turma de formandos do “Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica” (APNT-01/2022) do “Centro Instrução de Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) fechou com brilhantismo e sucesso mais essa etapa de suas vidas profissionais realizando o famoso Baile de Formatura.
A significativa festividade contou com as presenças de familiares, amigos e colegas dos futuros Comandantes da Marinha Mercante Brasileira, sendo realizado no “Belém Hall Eventos”, com a coordenação da “WA Eventos”.
Conforme noticiamos, vários amigos se formaram, onde em breve estarão embarcados em suas unidades. Torçamos para que novas missões possam assumir, na certeza de que navegações e operações seguras serão cumpridas com base nas legislações e normas vigentes.
O colunista marcou presença no baile. A última vez que esteve em um evento dessa natureza foi no ano 2000, quando se realizou o baile da primeira turma de mulheres da Marinha Mercante.
A coluna parabeniza os formandos e deseja que a proteção divina vos oriente, no sentido dos firmes ideais que abraçaram e que represente a manifestação de fé e de esperança de que poderemos contar com todos brevemente. Felicidades!

Capitão de Cabotagem da Marinha Mercante recebe a Medalha “Embaixador da Paz no Brasil” da AIEB.

No dia 25 de Julho, o Capitão de Cabotagem João Evangelista de Menezes Neto (FOTO) foi condecorado com a Medalha de Mérito “Embaixador da Paz no Brasil” da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil)
A Comenda foi entregue pelo Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar que, na ocasião, representou o Presidente da instituição, Comendador Rodrigo Agostini.
O CCB Menezes foi bastante elogiado na empresa em que atua. No momento já se encontra embarcado no offshore, cumprindo mais uma etapa de sua missão na carreira. Bons ventos e mares tranquilos.

População de Oeiras do Pará recebe atendimentos da Marinha do Brasil.

População assistindo palestra com Nutricionista da Marinha.

Entre os dias 22 e 24 de Julho, o Navio-Auxiliar (NA) “Pará”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou importante Ação Cívico Social para a população de Oeiras (PA).
Foram realizados atendimentos médicos e os mais diversos exames através de uma equipe composta de médicos, dentistas enfermeiros e outros profissionais da Marinha, em parceria com órgãos públicos das esferas estaduais e municipais, além de órgãos não governamentais, oferecendo serviços de saúde, cidadania e educação.
Palestras sobre alimentação preventiva, violência doméstica e familiar contra a mulher foram ministradas, atraindo público considerável de 962 ouvintes.
Dezessete coberturas de eixos em motores de embarcações foram instaladas, além da distribuição de toucas para prevenir o escalpelamento, tendo o apoio da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CAPOR). (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – 4DN).

Túnel do Tempo: Passagem de Comando do NT “Araxá” com a presença do Comandante do 4º Distrito Naval.

Vice-Almirante Fortuna, Comandante do 4º Distrito Naval, no Portaló do NT “Araxá”.
Tripulação do NT “Araxá” recebendo o Comandante do 4º Distrito Naval no Portaló.

O Túnel do Tempo de hoje mostra uma das Passagens de Comando do NT “Araxá”, que teve a participação especial do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Fortuna, quando a embarcação se encontrava atracado no Terminal de Miramar, em Belém do Pará, em 1987 (35 anos atrás).
O Grau de limpeza e manutenção, além da apresentação pessoal de cada tripulante, era de tão altíssimo nível que não foi a toa que o navio sempre serviu de referência na empresa estatal, cuja administração divulgava, além de tais eventos, o excelente desempenho operacional.
Infelizmente, hoje as Passagens de Comando a bordo estão relegadas apenas a assinaturas de documentos.

RUMO CERTO.

  • A Professora Selma Grello, sempre enviando boas mensagens ao colunista a cada edição publicada. Ela é história e faz parte da nossa “Universidade do Mar”, o poderoso CIABA.
  • Agradecimentos à mensagem do Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio, Comandante do CIABA. O colunista em breve estará indo para mais uma missão no mar.
  • O Capitão de Cabotagem Allan Moreira cumprindo com seriedade sua missão na “Log In”. Recentemente saíram de Salvador com destino a Santos.
  • Por falar em Log In: é uma das poucas empresas no setor, senão a única, que reconhece as condecorações e homenagens dos seus tripulantes. As demais devem seguir esse exemplo.
  • O Coronel Godinho está em perfeita harmonia com a família e a nova morada no estado de Goiás. Na aposentadoria tem mais é que curtir a vida, com moderação, já que cumpriu sua etapa na briosa Polícia Militar do Pará.
  • Já o Major Juniel Costa Maciel está feliz com a entrada do seu Remo no G8. O Oficial estará sendo promovido nesse segundo semestre a Tenente-Coronel merecidamente. Ansiosos para o acontecimento.
  • O colega de turma Ricardo de Sá Mendonça está avançando com seu Projeto “Lifelonlearning”, efetuando palestras para sua tripulação.
  • O Segundo Oficial de Náutica Danilo Soares Rozeira, a bordo do Navio-Escola (NE) “Brasil”, partiu de Cabo Verde, com destino a Valência, na Espanha.
  • O Condutor-Mecânico Wendel cursando com dedicação o “Acesso para Oficial de Máquinas” (ACOM). Até o final de ano teremos mais um Maquinista na Marinha Mercante Brasileira.
  • Emocionante o discurso do Comandante Alvaro José de Almeida Junior, lido pelo Capitão de Longo de Curso Plinio Rodrigues Calenzo, na Cerimônia em Homenagens aos Marinheiros Mortos em Guerra. Postaremos na próxima edição.

NAVEGANDO

No último final de semana das férias escolares, ocorreram várias oferendas de carros para Iemanjá na praia da Atalaia, em Salinas (PA), quando a maré alta engolia os automóveis. O que se viu foi uma verdadeira confusão. Além de brigas, os banhistas contribuíram para a poluição do mar, descarregando toneladas de lixos. Falta educação e respeito para o nosso povo. Lamentável.

Não sou especialista em Segurança Pública, porém, na minha concepção, pessoas que levam armas para balneários, casas de shows, boates e por aí vai, com certeza não têm boas intenções. Basta esbarrar sem querer que o valentão “saca” a pistola e dispara, atingindo até os inocentes. As leis de nosso país deveriam ser mais rígidas.

O Estaleiro “Rio Maguari”, localizado em Belém do Pará, é um dos melhores do país. Tanto é que estará construindo 4 barcaças-tanques para a “Flumar”. Com isso, essa empresa de navegação, de bandeira brasileira, espera ampliar alcances de serviços com a incorporação dessas embarcações em sua frota.

Sabemos que a pandemia de Covid-19 continua afetando o transporte marítimo. Ano passado, nessa mesma época, vivíamos um caos. E o que falar dos marítimos? Eram confinados por longos dias em quartos de hotéis, parecendo até prisão de país de primeiro mundo. Hoje, o confinamento ainda existe no Brasil, porém bem mais amenos do que antes.

Na nossa nação, ainda continua em andamento a prisão domiciliar a bordo com as tripulações, seja ela brasileira ou estrangeira. Alguns países, para não dizer a grande maioria de primeiro mundo, as movimentações das tripulações e os acessos aos portos já estão liberadas. Um dos grandes problemas é que nosso país tem muitas autoridades mandando mais do que os politicos.

A “KVH Industries” estará presente no evento Navalshore. Essa empresa é considerada líder de mercado em soluções de conectividade marítima. Com ela estarão mais dois grandes parceiros que são as Globalsat e Intersalt. Um amigo do colunista trabalha na KVH. Trata-se do Sr. Sergio Brunette, que vem ajudando os navios na utilização desse sistema.

Entre os dias 26 e 29 de Julho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações promoveu o Seminário “Pesquisa em detecção, gestão de riscos e impactos de óleo no mar”. O evento, na cidade de Salvador (BA), discutiu os resultados das pesquisas científicas realizadas a partir de vazamento de óleo de um navio grego no litoral brasileiro, atingindo as praias do nordeste em 2019.

A Marinha do Brasil vem prestando apoio à população afetada pelas chuvas, desta vez no Rio Grande do Norte. A operação ocorreu no período de 08 a 25 de Julho, sendo denominada de “Reis Magos”. Militares pertencentes as OM’s subordinadas ao Comando do 3º Distrito Naval atuaram no município de Nísia Floresta, em conjunto com a Prefeitura e Defesa Civil Municipal.

A Força Aérea Brasileira abriu vagas para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. As inscrições vão até 18 de Agosto, abrangendo ambos os sexos com idades entre 17 e 25 anos. Para mais informações, consulte o site: ingresso.eear.aer.mil.br.

O Programa “BR do Mar”, que é de estímulo à cabotagem e de retirada de brasileiros do setor, também visa a diminuição da dependência dos transportes rodoviários. Não sabemos até que ponto trará benefícios para a nação. Só o tempo dirá. Imaginem se essa moda pega nos empregos de outros setores. Com as estatais sendo vendidas, só restará emprego informal para sobreviver. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next