NAVEGAÇÃO EM FOCO – Porto da Jacel recebe navio de 201.80 metros

Capitão de Fragata Reis, capitão dos portos do Amapá e os práticos Flávio Bittencourt e Marcos Miranda.

Na última terça-feira (2), o Porto da Jacel, localizado na margem direita do Rio Jari, recebeu o primeiro de três navios-teste de 201.80 metros de comprimento. A viagem de Fazendinha/AP para o porto da Jacel transcorreu dentro da normalidade. Os responsáveis pela navegação foram os práticos da Bacia Amazônica (ZP-1), Marcos Miranda e Flávio Bittencourt. Também se encontrava a bordo para acompanhar a faina, o capitão dos portos do Amapá, capitão de fragata Reis.
O navio de bandeira chinesa M/V “Cosco Shipping Honor” deverá carregar 20 mil toneladas de celulose solúvel têxtil, utilizada para produzir tecido. O destino é a China. Este tipo de navio operando no Porto da Jacel abre uma nova rota de exportação entre Brasil e China.
Vale ressaltar que, para que houvesse o aumento no tamanho dos navios de 200 metros para 201,80, foi realizado teste de simulação na Fundação Homens do Mar, no Rio de Janeiro, com a participação de representantes da Autoridade Marítima, Praticagem e Oficiais de Náutica. Também foi realizada uma nova batimetria no canal do “paga dívidas” e na área do porto, além de melhorias no balizamento do rio. Só após isto foi possível a autorização para que navios desse porte operem no Rio Jari.

Prancha de 8 mil toneladas em 24h operacionais da Matapi

Vanessa Araújo, coordenadora de operações do Grupo Atlântica Matapi, registrando o pór do sol após resultado recorde.

A performance garantiu ao time do Grupo Atlântica Matapi uma prancha recorde no atendimento às demandas do cliente FERTZ, que identificou a possibilidade de liberação do berço 401, utilizado exclusivamente para atracação de navio contêiner.
Em trabalho conjunto entre Matapi e Fertz, a Companhia Docas do Pará, que administra o Porto de Vila do Conde, autorizou a realização da operação observando o line up do porto e aproveitando uma janela entre os navios contêineres.
Após esta autorização, o navio “Star Maru” atracou às 8h18 da manhã da última quinta. A operação iniciou às 10h50. Após 20h25 operacionais, foram desembarcadas 7.001 mil toneladas de Cloreto de Potássio (KCL). Ou seja, às 18h30 de sexta, os porões 2 e 4 do navio estavam vazios e a missão cumprida.
O Chief Executive Office (CEO) da Fertz, Eric Santos, comemorou o sucesso da operação. “Verdadeiro trabalho em equipe, do começo ao fim. Esse time está fazendo história nesse porto. Tem muito mais pela frente!”, destacou. O Diretor Comercial e Operações da Fertz, Divino Gondim, destacou os números alcançados. “Melhor performance de todas as operações. Prancha incrível”.
O vice-presidente do Grupo Atlântica Matapi, Tiago Pinto, destacou a importância dos players envolvidos na operação. “Isso mostra que temos o que o mercado exige: alta produtividade e eficiência são fundamentais para garantir mais competitividade aos nossos clientes”.
Os números são tão positivos que foi possível alcançar uma prancha operacional – índice que mede a produtividade para uma operação portuária aferida por berço, tipo de movimentação e produto, descontando o tempo de paralisação por conta das intempéries do tempo, por exemplo – de 342,914 toneladas por hora. Nesta performance alcançada pelo time da Matapi, seria possível desembarcar 8.239,14 mil toneladas em 24 horas operacionais. A média era de 5.000 toneladas.

Mares & Rios

Amanhã, estarei em Brasília/DF, no salão de honra do gabinete do Comandante do Exército, para participar da solenidade de posse do general de Exército João Chalella Júnior, que estará assumindo o cargo de Chefe do Departamento-Geral do Pessoal. No próximo dia 10, em Belém, o general Chalella estará passando o Comando Militar do Norte para o também general de Exército Costa Neves.

A coluna recomenda aos leitores que acompanhem o podcast Leo Mattos 4, produzido pelo capitão-de-mar-e-guerra e professor da Escola de Guerra Naval, Leonardo Mattos. Recentemente, Mattos esteve em Belém e palestrou no Ciaba. O podcast vai ao ar todas as sextas, no canal Conexão Geo, no Youtube.

O Navio-Escola “Brasil” atracou no porto de Mindelo, em Cabo Verde, no dia 27 de julho. Por ocasião de sua chegada, o navio foi recebido pelo Cônsul Honorário do Brasil em Cabo Verde, Celso Benedito Sertorio. Com o objetivo de estreitar laços com a nação amiga, foi oferecida uma recepção a bordo, com as presenças do embaixador do Brasil em Cabo Verde, Colbert Soares Pinto Júnior, de autoridades locais e de membros da Guarda Costeira de Cabo Verde. Mindelo foi o primeiro porto no exterior da XXXVI Viagem de Instrução de Guardas-Marinha da turma “ Capitão de Fragata Luis Barroso Pereira”.

Nesta semana, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou as instalações da Força Aérea Brasileira, em Belém, Colégio Tenente Rêgo Barros, Capelania de Loreto, HABE e, ontem visitou, o I COMAR. A imagem da Santa foi acompanhada pelo capitão capelão Marcelo de Brito Beraldo, diretor do Hospital Coronel Médico Feijó e comandante do I COMAR, major brigadeiro do ar Nogueira.

Segundo informações da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, que tem como presidente Abraão Benassuly, foi realizada a publicação da homologação da licitação do Terminal Hidroviário de Icoaraci. O próximo passo é aguardar o aceite da SUDAM para que possam expedir a Ordem de Serviço para início das obras, ainda em agosto.

Com sucesso mensal, os coordenadores do projeto “Alimento para quem tem fome sem ver a quem”, Luizette Corrêa e Jorge Machado, estão prontos para realizar o evento em agosto, marcado para o próximo sábado, a partir das 19h. A ação vai passar pela Praça Waldemar Henrique, Hospital da Ordem Terceira, Ver-o-Peso, Hospital Ofir Loiola e Praça do Operário. Jorge Machado é sargento da Marinha (R-1) e, quando da ativa, foi secretário do capitão dos portos da Amazônia Oriental por muitos anos.(LOP).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next