Destacamento Escolar dos Alunos do CIABA sempre aplaudido pelo público presente.

CONVÉS PRINCIPAL – Destacamento Escolar do CIABA participará do Desfile Cívico Militar de 07 de Setembro em Belém.

Militares femininas do CIABA também integrarão o Grupamento da Marinha em Belém.

Hoje, comemora-se o Bicentenário da Independência do Brasil. Nessa mesma data, às margens do Riacho do Ipiranga, o ilustre D. Pedro I tornava nossa nação livre do domínio português, em ato de coragem, compartilhada com o povo brasileiro.
Justamente nesta manhã, em várias cidades serão celebrados os tradicionais Desfiles Cívico-Militares, que por dois anos estiveram ausentes em virtude da pandemia de Covid-19, deixando-nos marcas profundas e que agora se encontra em regressão graças a ajuda da humanidade.
A tradicional “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) estará compondo, com um Destacamento Escolar, o Grupamento da Marinha do Brasil, que terá tropas sediadas no Comando do 4º Distrito Naval.
A participação dos Alunos do CIABA no Desfile Militar é tradicional, sempre arrancando aplausos do público presente, pelo garbo do uniforme branco e cadência na marcha, demonstrando o aprendizado da rotina militar durante o período do curso na “Universidade do Mar”.
No geral, a Marinha do Brasil irá para a Avenida Presidente Vargas, no Centro de Belém, com o total de 256 militares, entre homens e mulheres. Também estará apresentando as embarcações utilizadas nas fiscalizações do tráfego aquaviário e inspeções navais.
O desfile terá início às 09:00hs, com duração em torno de 3 horas. Leve seus familiares e prestigie a comemoração.

Companhia Docas do Pará inicia operação em Outeiro com cimento asfáltico de petróleo.

Operação em Outeiro, no Pará.
CF (RM1) Ricardo Rebelo acompanhou pessoalmente a Operação.

Uma nova operação se iniciou no Terminal Portuário de Outeiro, Distrito de Belém do Pará. O recebimento de cimento asfáltico procedente da Colômbia marca uma nova era para a Companhia Docas desse Estado.
O Administrador do Porto, nosso estimado amigo Ricardo Rebelo, fez questão de acompanhar pessoalmente a operação. Ele que é Capitão de Fragata (RM1) da nossa briosa Marinha, tendo assumido a função de Imediato do CIABA alguns anos atrás.
Segundo o ele: essa nova possibilidade do Terminal de Outeiro demonstra a capacidade técnica e a seriedade de toda a gestão da CDP, voltada para o crescimento da empresa, tendo a preocupação com a preservação do meio ambiente, além do fortalecimento e desenvolvimento do Estado.

Homenagem da coluna: Comandante Wannessa Aguiar.

Wannessa Aguiar ao lado do colunista e do CCB André Luís.

A homenagem da coluna desta edição vai para a querida Comandante Wannessa Barbosa Aguiar, que atualmente exerce a função em navios gaseiros de uma empresa estatal.
Ela que foi Praticante de Náutica quando o colunista ainda era Imediato, embarcado no gaseiro NT “Grajaú” da Fronape, que hoje não está no tráfego. Na época vivemos grandes momentos e recordações, como a docagem do no estaleiro “Tandanor”, em Buenos-Aires.
Na foto, o colunista ao lado da Comandante e do agora Capitão de Cabotagem André Luís, por ocasião de evento de formatura no CIABA realizado em 22 de Julho.
Sempre uma alegria rever colegas e pessoas que fazem parte do bem estar de nossas vidas. A Wannessa é uma delas. Sucesso!

Túnel do Tempo: Visita do Governador do Rio de Janeiro a navio.

Visita do Governador do Rio e sua comitiva.

O Túnel do Tempo de hoje data do dia 07 de Outubro de 1975. Nessa época, muitos dos leitores não eram nascidos, inclusive o colunista, que só viria ao mundo alguns meses depois, em 1976.
Na foto, o Almirante Faria Lima, na função de Governador do Estado do Rio de Janeiro, ao lado da esposa, além das presenças de diversas personalidades civis e militares, participou do evento da entrega do NT “Avaré” para a “Frota Nacional de Petroleiro” (Fronape).
Inclusive, o Almirante foi Presidente da Petrobrás, relembrando grande época de ouro da Indústria Naval e da Marinha Mercante Brasileira.

RUMO CERTO

  • O Capitão de Cabotagem Allan Moreira foi condecorado com a Medalha de Mérito “Embaixador da Paz” da AIEB-Brasil. Voltaremos com matéria sobre essa homenagem. Parabéns! Merecido!
  • O Capitão de Longo Curso Renato Ramos Diniz já partiu com sua nave para China. Em breve o colunista estará ao seu encalço. Boa viagem ao amigo Comodoro.
  • O Oficial Superior de Máquinas Edson Magalhães com certeza sentindo falta de navegar. Ele esteve embarcado com o colunista em 2021 e realizamos grande viagem para Singapura.
  • Gente fina é outra coisa. A Capitã de Cabotagem Roberta Cardoso agradeceu a mensagem postada na coluna. É uma das grandes Imediatas de uma empresa estatal. Comando virá pela frente, com certeza. Estamos também na torcida.
  • As fotos do Oficial Amaral e sua esposa, D. Lizete, arrancaram muitos elogios e saudades da época de escola da turma “Ayrton Senna da Silva”. Eles estão muito bem. Sempre seremos agradecidos pela formação que nos deram, seja militar ou social.
  • O 1º Oficial de Náutica Júlio Azevedo vem se destacando na função de Encarregado da Navegação sob o Comando do colunista. Futuramente já pode pensar em ser Imediato.
  • O Oficial Superior de Máquinas Sérgio Miranda Costeira ainda com esperança da subida do Paysandu no quadrangular da Série-C. Difícil, mas não impossível.
  • O Capitão de Longo Curso Gilberto Maciel é um dos melhores Comandantes que a Marinha Mercante possui. Depois de longa carreira no mar, agora ensina os mais jovens a navegar. Humildade e simplicidade são duas características presente na sua personalidade.
  • A querida Helen Rosse na expectativa para que seu filho, o Praticante de Náutica Fábio, inicie sua Praticagem em uma empresa estatal. Tá na hora de começar a navegar. Daqui a pouco completa um ano de formado.
  • O amigo jornalista Cattete Fonseca regressou do Rio de Janeiro, após participar da Cerimônia do 13º Encontro de Autoridade da AIEB-Brasil. Ele foi condecorado, merecidamente!

NAVEGANDO.

Hoje não ocorrerá o tradicional Desfile Cívico Militar no Rio de Janeiro, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Porém, um grande Desfile Naval acontecerá na orla da cidade nos próximos dias. Serão vários navios, contando com as presenças de embarcações de Marinhas amigas.

As embarcações chamarão grande atenção do público presente. Conforme cronograma enviado ao colunista, os navios de guerra fundearão (termo técnico utilizado para largar âncora) na Praia de Copacabana, a partir das 13:30 horas. Vale a pena assistir.

A comemoração dos 300 anos da Independência será presenciada pelos nossos netos e bisnetos. Hoje, temos a sorte de poder acompanhar os 200 anos. Com certeza D. Pedro I sente-se honrado pela atitude tomada na época. E viva o Brasil!

No próximo dia 08 de Setembro, a Marinha do Brasil estará promovendo visitação pública em alguns navios atracados no Píer Mauá, como parte das comemorações dos 200 anos da Esquadra. O evento será aberto das 09:00h às 17:00h.

O Navio-Veleiro “Cisne Branco” estará em Itajaí no dia 14 de Setembro, quando então será aberto também para visitação pública. A Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí receberá a embarcação. Oportunidade ótima para conhecer um dos navios operativos da Marinha.

Na boca miúda: chega a coluna que um Comandante com mais 20 anos de serviços estaria deixando uma empresa de navegação alegando falta de condições de trabalho, baixos salários e desvalorização da sua função. Lamentável esse fato ocorrer em nossa Marinha Mercante nos dias de hoje.

E ainda tem mais. Outros estariam tomando o mesmo rumo, incluindo alguns na função de Imediato. Se realmente for verdade, “tem algo estranho no ar e que não é avião”, como dizia o saudoso mestre Alyrio Sabbá. Se é para tratar mal os seus colaboradores, é preferível que encerre suas portas e os culpados “batam no peito”.

O colunista passará o Dia da Independência do Brasil fundeado na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ). Porém, devido a natureza do serviço, somente realizará a cerimônia em homenagem ao Bicentenário a bordo quando estiver navegando rumo a China. (RM).