Terminal de Conteiner (Tecon), da Wilson Sons em Rio Grande.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Wilson Sons ingressa no TIC 4.0

A Wilson Sons, o maior operador integrado de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com mais de 180 anos de experiência e investindo em novas tecnologias e inovação, foi selecionada e aprovada como novo membro do TIC 4.0 (Comitê da Indústria de Terminais, em português). A Wilson Sons é a primeira companhia da América Latina a ingressar no TIC 4.0, que reúne players globais tanto da indústria de operadores de terminais quanto de fabricantes e fornecedores de equipamentos e tecnologia de ponta portuários.
O TIC 4.0 é um comitê internacional essencial para as empresas fomentarem novos saltos tecnológicos, em grande escala, criando padrões em bloco de automação, comunicação de dados e informações eletrônicas nos portos. Com a automação e a digitalização, a adoção de novas tecnologias reduz o trabalho manual e, assim, aumenta a eficiência operacional e a produtividade das companhias.
A Wilson Sons, por meio da sua unidade de negócio Tecon Rio Grande, foi convidada, em novembro do ano passado, devido à relevância da América Latina, reputação da marca e investimentos em automação e digitalização de seus terminais de contêineres. “Após o convite, realizamos um processo de avaliação, e a companhia foi aprovada em reunião do Conselho do TIC 4.0, sendo o ingresso formalizado como novo membro em julho”, explica Giovanni Phonlor, gerente de Desenvolvimento de Sistemas do Tecon Rio Grande (RS).

Dia da Amazônia mobiliza milhares de pessoas pelo Brasil

Show de Geraldo Azevedo no Rio de Janeiro.

O mês de setembro, quando o Brasil comemora o bicentenário da Independência, começou com a maior mobilização em defesa da Amazônia já vista no país. Os Festivais Dia da Amazônia 2022 aconteceram em sete capitais, animando o público e reforçando a importância do bioma. Mais de 90 artistas se apresentaram gratuitamente para celebrar o Dia da Amazônia, 5 de setembro. O Rock in Rio, um dos maiores eventos mundiais de música, também foi marcado por homenagens à floresta, como as da Nave da Natura e o Palco da Amazônia, além de vários artistas.
Em capitais como Rio de Janeiro e São Luís, os Festivais começaram pela manhã com eventos voltados para as crianças e muitos shows. Em Belém, Belo Horizonte, Macapá e Manaus, os shows começaram à tarde, mobilizando milhares de pessoas. Nas seis capitais, a mensagem da importância da floresta para todo o país foi reforçada a todo o momento. Em São Paulo, na noite de sábado (03), a paraense Gaby Amarantos foi uma das principais atrações.
Os Festivais Dia da Amazônia 2022 se encerram no próximo dia 10, em Santarém, no Pará. O objetivo das dezenas de organizações socioambientais e culturais responsáveis pela mobilização é reforçar a necessidade de proteger o bioma amazônico contra a degradação crescente provocada por queimadas, desmatamento, garimpo ilegal e outros crimes que têm elevado os índices de violência na região.

Mares & Rios

O terceiro-sargento da Marinha Alison dos Santos continua imbatível em 2022. Na última sexta-feira (2), o paulista venceu os 400 metros com barreiras na etapa de Bruxelas (Bélgica) da Liga Diamante, principal circuito de atletismo do Mundo. Ele completou a prova em 47s54, com o norte-americano Khallifah Rosser em segundo lugar (47s88) e o francês Wilfried Happio herdando a medalha de bronze (48s61), após a desclassificação de CJ Allen, dos Estados Unidos.

Oficiais e funcionários da Amazul, lotados na Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (AgNSNQ) e na Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), realizaram, no período de 23 de agosto a 1º de setembro, o curso “Introdução à Energia Nuclear”, oferecido pelo Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), instituição científico-tecnológica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O curso “Introdução à Energia Nuclear”, de caráter básico, é voltado para engenheiros de diversas especialidades que precisam lidar com sistemas eletro-mecânicos de plataformas navais que possuem interfaces com o reator nuclear

36 anos promovendo a aeromobilidade orgânica para Força Terrestre, levando a mão amiga do Exército Brasileiro para todo o canto do país e sempre pronta para apoiar o Braço Forte. Esta é a Aviação do Exército, que no dia 3 de setembro celebrou o seu 36º aniversário de recriação. O aniversário foi comemorado com uma formatura no Forte Ricardo Kirk, no dia 2 de setembro, com a presença do Ministro do Superior Tribunal Militar, general de Exército Lourival Carvalho Silva

O tradicional desfile cívico-militar no dia 7 de Setembro ocorre em todos os estados brasileiros como parte da programação comemorativa pelos 200 anos de Independência do Brasil. Em Belém, ocorreu na Avenida Presidente Vargas, no centro da capital. As apresentações voltaram a acontecer depois de dois anos suspensas em decorrência do período crítico da pandemia de covid-19.

No Rock in Rio, ainda sobre o dia da Amazônia, o vocalista Rogério Flausino, da banda Jota Quest, discursou em defesa do meio ambiente e mostrou uma bandeira com a frase “Amazônia livre”. Na tarde de sábado, o bioma foi lembrado no show do DJ Alok. Ele produz um disco com povos indígenas e aproveitou a apresentação para dar destaque no telão à campanha “Amazônia de Pé”. Sexta-feira, os metaleiros franceses do Gojira também se manifestaram em defesa da floresta Amazônica.

A família Sabbá convida parentes e amigos para a missa de sétimo dia de Cecília Iracema de Almeida Sabbá que vai acontecer no próximo dia 9, às 19h, na Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, na Praça Batista Campos. Iracema era esposa do saudoso amigo Alyrio. (LOP).