Prático Luiz Omar Pinheiro, comandante Ruperto Doja Jr. e Jander Santos (Hermasa).

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Terminais da Hermasa também apresentam crescimento

O navio Mount Baker atracado no terminal da Hermasa em Itacoatiara

Assim como os Terminais de Santarém, os Terminais da Hermasa de Itacoatiara (AM) também apresentam crescimento de 2.5% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo a marca de 7,76 milhões de toneladas. O aumento foi guiado pela atuação do Terminal Fluviais do Brasil, Terminal 02 quadro de boias (+6,11%) e do Terminal Graneleiro da Hermasa porto fixo (+1,2%). Isto representa a força da região Norte no agronegócio brasileiro.
Dentro da política de pioneirismo nas operações portuárias no embarque de grãos na região Amazônica, o Terminal Hermasa Itacoatiara, estreou, no último dia 4 de setembro, com a manobra de atracação do navio M/V “Mount Baker” que, por sinal, fui o prático responsável pela manobra, um novo sistema de amarração de navios. Antes, todas as espias do terminal eram conectadas as do navio, exceto as espias da boia 0 e as espias de través para proa de boreste, que a tripulação do navio tinha que conectar essas espias aos sarilhos, e isso demandava em torno de 10 a 15 minutos, além da possibilidade de erro nessa conexão.
Com o novo sistema, todas as espias, incluindo a boia 0 e través de proa boreste, serão conectadas as do navio, reduzindo assim o tempo médio de manobra de 2h para 1h15min.
As espias anteriores do Terminal eram de polipropileno, 88mm de diâmetro e pesadas. As atuais são de polietileno, de ultra alto peso molecular, de apenas 38mm de diâmetro, super leve, super maleável. Vale ressaltar que o Terminal da Hermesa é o primeiro da região Norte a utilizar este tipo de cabos em uma manobra.
Esse novo sistema visa executar manobras de desatracação no período noturno, já que as conexões serão cortadas a bordo do navio, sem a necessidade de lanchas de apoio e as espias serão colhidas tão logo o navio saia do quadro de boias.

Porto de Santarém faz operação com navio panamax

Navio LAAX tipo Panamax operando na área de fundeio no Porto de Santarém

Está sendo realizada entre os dias 3 e 13 deste mês, a primeira e inédita operação-teste de transbordo de fertilizantes, na área de fundeio, ao largo, no rio Tapajós, a partir do navio N/V “LAAX” tipo panamax, que desembarcará aproximadamente 57 mil toneladas de fertilizante, utilizando o sistema flutuante, equipado com guindaste MHC, tendo a Mega Logística, responsável pela operação portuária, dentro do Porto Organizado de Santarém. Ressalte-se que essa operação esta acontecendo por conta da autorizações concedidas pelas Semas, Autoridade Marítima Capitania Fluvial de Santarém e Autoridade Portuária Companhia Docas do Pará.
Este é o quarto navio, sendo o primeiro de fertilizante que está operando fundeado na área determinada para este tipo de operação, realizado com absoluto sucesso pela Mega Logistica que tem a frente da equipe técnica Eduardo Carvalho e Alexandre Santiago, além da dinâmica diretora de marketing, Marina Carvalho. Outros dois navios também já foram operados pela Cargill, perfazendo um total de seis navios, número este que deve aumentar após o final dos estudos da implantação de três quadros de boias na área do porto.

Mares & Rios

Desde o mês de agosto, a equipe da All Star Rodas de basquete em cadeira de rodas está treinando no ginásio do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) para o campeonatos brasileiros Feminino que vai ser disputado neste mês, masculino, em outubro, em São Paulo. A All Star Rodas é uma equipe de esportes paraolímpicos de diversas modalidades esportivas, como: dança; atletismo de pista e campo; vôlei sentado; basquete; entre outras.

A Marinha do Brasil, responsável pela coordenação das buscas por sobreviventes do naufrágio da embarcação “Dona Lourdes” ocorrido no último dia 8, que registrou até o fechamento dessa edição, 13 óbitos, 4 desaparecidos e 60 sobreviventes, está empregando 80 militares embarcados no Navio Patrulha “Guanabara”, no Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu” e na Agência Escola Flutuante “Mutirum”. Equipes de mergulhadores e uma Aeronave UH-15 “Super Cougar”, também da Marinha, auxiliam nas operações de busca e salvamento.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) esclarece que, em 3 de agosto, a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (ARCON-PA), relatou a operação irregular da embarcação Clicia X Expresso, da mesma empresa da embarcação que naufragou, foi inspecionada e apreendida naquela ocasião. A CPAOR convocará a empresa responsável para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e determinará a abertura de inquérito para apurar o caso. A Marinha permanecerá com as buscas no local do acidente pelo tempo que for necessário

O comandante-de-mar-e-guerra João Orlando Enes Prudêncio, comandante do CIABA, informa que a Regata Almirante Tamandaré (classe laser e ecológica) que seria realizada ontem, foi postergada por ocasião da comoção do naufrágio da embarcação em Cotijuba.

Hoje acontece, na Paroquia Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, o 17º Festival do Açaí com a presença dos queridos amigos músicos Mano Ió e Morena Cor de Jambo. Uma boa pedida para hoje.

Mano Ió e Morena Cor de Jambo vão comandar o festival.

Ainda em comemoração a inserção das mulheres militares no efetivo da FAB, a coluna faz referência à jovem oficial segundo tenente Josilene Santos, que ingressou na corporação em novembro de 2021 e, após nove meses como aspirante, foi promovida a oficial no último dia 31. Ela que está servindo no Hospital da Aeronáutica de Belém, que tem como comandante o coronel médico Feijó.(LOP).

A segundo-tenente Santos no dia da sua promoção.