Por conta de alguns comentários de que o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, vive um caos há mais de 15 dias, a Santos Brasil esclarece que está adotando todas as medidas possíveis para que o Tecon Vila do Conde retome seu padrão normal de produtividade. A previsão é de que o nível de serviço cresça já nas próximas semanas e que a situação se normalize a partir do início de outubro.
Entre as medidas emergenciais adotadas estão a locação de duas Reach Stakers (utilizadas para a movimentação de contêineres). A primeira entrou em operação ontem (14) e a segunda entrará dia 29/9; e a transferência de uma terceira Reach Staker de outra unidade da empresa, equipamento que iniciará sua operação em 20/10. A Santos Brasil também deslocou uma equipe de manutenção de seu terminal em Santos para agilizar eventuais reparações que se façam necessárias.
Esse período de baixa produtividade é pontual e foi reflexo do uso emergencial dos equipamentos fora das condições ideais em função dos trabalhos de recomposição do piso do terminal, associado ao aumento da demanda de contêineres vazios. Essa soma de fatores exigiu que os equipamentos fossem utilizados diuturnamente e em condições extremas, em área de piso irregular, reduzindo a sua disponibilidade para 50% do ideal.
Mesmo com estes problemas operacionais, o Terminal operou nos últimos 10 dias, 13 navios e movimentou 2.700 TEUs com produtos de exportação e 400 TEUs com produtos importados e 2.500 TEUs vazios, que amenizou o problema da falta de contêineres para as exportação.
Militares participam de capacitação para operações da ONU
A Companhia de Reação Rápida (CRR) iniciou, na última segunda-feira (12), o Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP), realizado por militares do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. A etapa inicial do exercício foi composta pelo apronto operacional, ambientação e instrução.
A atividade realizada no 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS), em Altamira, busca integrar a CRR ao Sistema de Prontidão de Capacidade de Manutenção da Paz das Nações Unidas.
O EBOP segue até o dia 23 de setembro e é destinado a 180 militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, do Hospital Geral de Belém e Hospital de Guarnição de Marabá. A ação visa preparar a tropa especializada para um futuro emprego em ambiente operacional de selva em missões estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Mares & Rios
O Comandante do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), o capitão-de-mar-e-guerra João Enes confirma, através de convite, a realização da Regata Ecológica Almirante Tamandaré no próximo sábado (17).
A Santos Brasil viabilizou o crescimento da operação de diversos tipos de carga no porto de Vila do Conde, contribuindo significativamente para a geração de riqueza e participação da região no comércio exterior. Em 2006, quando a companhia assumiu a operação do terminal, o Tecon Vila do Conde movimentava 30 mil TEUs/ano. Este mesmo terminal em 2021 movimentou 164 mil TEUs e projeta para os próximos anos movimentação de 217 mil TEUs/ano.
Ontem, estivemos presente na reunião de trabalho realizada por, José Conrado Santos, presidente do sistema FIEPA; e José Maria da Costa Mendonça, vice-presidente executivo da FIEPA e presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEPA (COINFRA) e do centro das industrias do Pará (CIP). A reunião iniciou com a palestra de Roberto Teller, Diretor Operacional da Santos Brasil.
Um dos principais motivos da reunião de trabalho foi resolver o problema que está acontecendo no terminal de contêiner, no porto de Vila do Conde. Estiveram participando da reunião representantes de empresas exportadoras, operação portuária, transporte e logística. A coluna fará uma matéria especial a respeito da situação envolvendo a Santos Brasil e os usuários do porto, principalmente em relação as melhorias para o comércio exterior.
A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-PA), que tem como delegado no Pará Mario Martins Junior, realizou na última terça-feira (11) a Aula Magna para a turma do XXII CEPE. Na oportunidade, houve a palestra virtual proferida pelo coronel Antonio Celente Videira, presidente da ADESG nacional.
A coluna hoje manda parabéns para o garotão Eduardo Paes Carvalho Teixeira que, na ultima terça-feira (13), completou 9 anos. Eduardo é neto do amigo querido Eduardo Carvalho e filho da dinâmica diretora de Marketing da Mega Logística, Marina Carvalho, e de Carlos Teixeira.
Notícias relacionadas
-
Audiência no Senado vai debater navegabilidade e soluções para Hidrovia do Rio Madeira.
-
PF realiza patrulhamento fluvial intensivo no Amazonas.
-
Governo Federal assina contratação de R$ 92,8 milhões para dragagem no Rio Amazonas.
-
Onde gigantes dos mares encontram seu fim: o maior estaleiro de demolição de navios do mundo revela os segredos da reciclagem naval.
-
Gabriela Costa assume a diretoria-executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).