Alunos da EFOMM recolheram lixo às margens do CIABA.

CONVÉS PRINCIPAL – Baía do Guajará recebe “Regata Ecológica” realizada pelo CIABA.

Os Alunos participantes do recolhimento de lixo.
Premiações dos vencedores da classe “Laser” ao lado do Comandante do 4º Distrito Naval e Oficiais.

Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil e ao Dia Mundial da Limpeza, também conhecido como World Clean Up Day (WCUD 2022), o “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) realizou a Regata Almirante Tamandaré no dia 17 de Setembro.
O objetivo principal do evento foi o viés ecológico, onde os Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) contribuíram com a Comunidade Marítima ao promover a limpeza da Baía do Guajará, em Belém (PA), desenvolvendo assim a consciência ambiental daqueles que futuramente estarão no mar.
Ainda durante o evento, vários deles se destacaram, como Abraão, Gabrieli Souza e Monique Bispo, que ganharam o prêmio na categoria de “Maior quantidade de lixo recolhido”. Retirados o total de 37,6 Kg de lixo flutuante, os quais passarão por processos de triagem e posterior reciclagem.
Também ocorreu a famosa regata, tendo a participação de 16 embarcações na classe “Laser”, algumas das mais diversas instituições, clubes náuticos e dos Alunos da EFOMM.
Parabéns ao CIABA por promover grandioso evento. A natureza agradece! (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Colunista recebe a Medalha de Mérito “Embaixador da Paz no Brasil” no Dia da Pátria.

Colunista recebeu a Medalha do Coronel Paraquedista Pedro Pessoa.
Sr. Lisboa, Coronel Antônio Pessoa, Coronel Pedro Pessoa e o colunista no Tijupá do navio.
Os visitantes tiveram aulas de familiarização e uso do Sextante.

No dia 07 de Setembro, exatamente quando se comemorou o Bicentenário da Independência do Brasil, o NT “André Rebouças” realizou Cerimônia a bordo, além do Embandeiramento de Grande Gala, conforme preconiza a Normam-22.
Com o navio fundeado na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), o colunista recebeu a Medalha de Mérito “Embaixador da Paz no Brasil” da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB), cuja moção de entrega ocorreu em 22 de Julho.
A comenda e o Diploma foram entregues pelos Coronéis Paraquedistas do Exército Brasileiro Pedro Aurélio de Pessoa e Antônio Carlos de Pessoa, ambos irmãos, que na ocasião representaram o Presidente da AIEB, Comendador Rodrigo Agostini.
O ilustre amigo Marcus Vinicius Lisbôa Brandão, representando o Conapra (Conselho Nacional de Praticagem) também se fez presente. Após a Cerimônia, os convidados conheceram as instalações do navio, ficando maravilhados com as grandezas dos equipamentos e a tripulação que opera esse “Gigante do Mar”.

Agradecimentos do colunista pelas importantes mensagens recebidas a bordo.

O colunista ao lado CLC Menezes na comemoração do aniversário do CLC Gondar.
CLC Carlos Alberto no Comando do NT “Zumbi dos Palmares”.

O colunista agradece as várias mensagens recebidas pelos nossos leitores durante as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, que ainda se encontra em andamento a bordo do navio sob seu Comando.
Todas foram lidas com o maior respeito e admiração, sem exceção. Porém não deixamos de relatar as que foram enviadas pelo Capitão de Longo Curso José Menezes Filho e Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa, grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.
O CLC Menezes lembrou bem a frase que ouviu do Comandante Sabatiê, ao observar do VLCC em que comandava, para o NT “Araxá” que chegava ao píer, atracando ao lado. Comentou com o Chief Mate: “Imediato, pela movimentação dos tripulantes daquele navio, conclui-se que ele tem Comandante”.
Em seguida, o grande CLC Menezes enviou para o colunista, além dessa lembrança do seu tempo no Comando, a seguinte frase repassada à tripulação: “Essas fotos do seu navio, não há dúvidas de que o André Rebouças tem Comando”.
O CLC Carlos Alberto, que por muito tempo comandou os grandes navios suezmax de bandeira brasileira enalteceu e parabenizou a postura e patriotismo da tripulação, caminhando lado a lado, enviando fraternal abraço a todos.

Comportamento Seguro: 1 – Refletindo o que fazer. Por Imediato Ricardo de Sá Mendonça.

Nosso grande amigo Ricardo de Sá Mendonça, que atua como Imediato no Offshore, retorna à coluna. Desta vez, em seus estudos de psicanálise, traremos cinco importantes matérias, que sairá às sextas-feiras.
A primeira delas trata do assunto: “Refletindo o que fazer”.
Para praticar, implementar, diagnosticar e intervir no campo do comportamento seguro é preciso mais do que boa vontade, uma intenção positiva e recursos financeiros. É preciso conhecer efetivamente os mitos e verdades que operam em torno do tema para poder migrar da “psicologia de senso comum“ para uma abordagem consciente e embasada.
Para desenvolver uma sólida cultura de segurança é preciso que cada pessoa envolvida (escritório e embarcação) se coloque disponível para passar, individualmente, por uma transformação profunda na forma de ver-pensar-sentir-agir-interagir com sua vida e com seu trabalho.
E neste caminho trilhado na vida real, com os pés no chão, encontramos uma série de desafios que somente a prática profissional e a vivência poderão nos revelar.

RUMO CERTO.

  • O Capitão de Longo Curso Carlos Augusto Müller convida a todos para o Painel de Debate Tripartite sobre MLC-2066, que se realizará no Rio de Janeiro (RJ), no próximo dia 27 de Setembro.
  • O Coronel da Reserva da Polícia Militar do Pará Wladimilson Godinho relembrou a edição de 25 de Fevereiro, quando foi destaque da coluna. Agradecimento pela recordação e por ser nosso leitor.
  • A Capitã de Cabotagem Ana Cláudia se encontra em Angra dos Reis (RJ), acompanhando as Inspetoras Náuticas do Terminal. Em breve retornará a nossa querida Belém do Pará.
  • O Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade acompanha diariamente nossa navegação. Parabenizou o futebol realizado a bordo. O colunista não pôde jogar.
  • O futebol existe a bordo, porém alguns cuidados e regras adicionais são impostas, pois o importante é a diversão e não a rivalidade. Falta simples é “rua”, no bom sentido.
  • O Condutor–Bombeador Márcio Moraes acertou o desafio da coluna, em sua edição anterior. O navio é o “Mayflower”.
  • O jornalista Cattete Fonseca, que atua como comentarista de Segurança Pública na Rede TV de Belém do Pará, espera participar do futebol a bordo. Numa viagem para o Chile isso será possível.
  • O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Carvalho, voltou a atracar no estaleiro de Zhoushan, na China, onde realiza boa comissão. Será que ele completará a circunavegação? Saberemos a resposta do próprio Comandante.
  • O Contramestre Francisco César Pivetta de Lima tem uma legião de fãs a bordo, principalmente da sua guarnição de convés. Foram tanto elogios que chegou a quase chorar de emoção.
  • O Aluno Smith, do 3º Ano da EFOMM do CIAGA, é o atual Presidente do Grêmio de Náutica. Ano passado, o colunista conheceu o simulador onde treinam para futuramente manobrarem os navios.

NAVEGANDO.

O Ministério da Infraestrutura atribui queda nos desembolsos do Fundo de Marinha Mercante (FMM), em 2020 e 2021, a fatores como pandemia, crise no transporte internacional de contêineres e postergação de investimentos. Contudo, já em 2022 houve crescimento nos repasses.

Já os estaleiros defendem ampliação de agentes financeiros do FMM. Construtores acreditam que histórico comercial com bancos privados poderia melhorar competitividade e condições de acesso das empresas a créditos com recursos do fundo setorial. Lembrando que no passado o Brasil esteve entre os maiores construtores internacionais. Hoje, podemos dizer: “uma pena”.

Notícias no setor mostram que a Maersk estaria negociando com estaleiros asiáticos para as construções de duas novas séries de navios porta-contêineres movidos a metanol. Inclusive as negociações já estariam avançadas. Se isso for verdade, não será novidade para uma das maiores empresas do mundo.

No mês de julho, a Frota de Apoio Marítimo totalizou 411 embarcações, conforme relatório da Abeam. Houve estabilidade em relação ao mês anterior, com 91% de bandeira brasileira. A “Bram Offshore / Alfanave”, pertencente ao grupo norte-americano “Edison Chouest”, permanece como a empresa de navegação com mais embarcações. Aguardamos o aumento nessa frota.

A Temporada de Cruzeiros 2021/2022 foi 33,2% menor em relação à de 2019/2020. O segmento foi fortemente impactado pela crise sanitária e a famosa pandemia que vivemos nos últimos anos. O setor mostrou resiliência e a alta capacidade de retomada sempre focado nas pessoas, meio ambiente, compliance e cidades visitadas.

O colunista agradece a Diretoria de Portos e Costas (DPC) pelo envio do Material do 1º Seminário de Operações Ship to Ship (STS) em AJB, realizado nos dias 28 e 29 de Julho, para divulgação. Os vídeos podem ser acessados no endereço eletrônico: https://www.marinha.mil.br/dpc/seminario-operacoes-ship-ship-ajb. Vale a pena conferir.

Na entrega da Medalha do Mérito Marítimo, que provavelmente se realizará na última semana de setembro, muitos aquaviários torcem para que não se repita o ocorrido no ano passado: pessoas recebendo as condecorações representando os verdadeiros homenageados, como forma de se promoverem. Isso causou indignação no setor. Anotem.

O Navio-Patrulha “Grajaú” recebeu mais de mil visitantes nos três dias de visitação pública (3, 4 e 7 de Setembro) no porto de Recife (PE). O evento fez parte das comemorações da Semana da Pátria. A embarcação pertence ao Comando do 3º Distrito Naval que abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

No domingo (25), a Polícia Militar do Pará completará mais um aniversário da Corporação. Data importante no calendário dessa briosa Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, composta por bons profissionais que atuam na segurança, preservação do Patrimônio Público e Defesa do cidadão de bem.

No próximo final de semana, o navio sob o Comando do colunista, realizará as últimas competições, que fazem parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, sendo encerrada com a Cerimônia de Entrega de Medalhas. A navegação estará na costa do sul da África. (RM).