Murillo Barbosa recebendo homenagem das mãos de Demetrio Amono (Grupo Tribuna)

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Presidente da ATP é homenageado em evento da Antaq

O presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, recebeu na terça passada, homenagem com placa alusiva aos 20 anos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Barbosa dirigiu a agência por cinco anos e teve o trabalho destacado durante o evento realizado na sede do Grupo Tribuna, em Santos/SP.
Barbosa foi diretor da Antaq de 2006 a 2010. “Desde essa época, a agência vem crescendo e amadurecendo em termos de regulação, com muitos especialistas”, destacou, ressaltando que sua gestão representou uma fase de transição para a atual administração da autarquia.
O presidente da ATP participou do “Summit Antaq 20 anos”. Na ocasião, os participantes do evento destacaram que a Antaq é a agência reguladora que, cada vez mais, oferece serviços melhores e de qualidade, potencializando o sistema portuário brasileiro com segurança jurídica, estabilidade regulatória e, consequentemente, um ambiente de negócios atrativo.

Aliança apresenta barcaças oceânicas de contêineres produzidas no Brasil

Projeto das embarcações que serão destinadas à navegação costeira e vão impulsionar a cabotagem brasileira.

A Aliança Navegação e Logística, operadora logística brasileira pertencente ao grupo A.P. Moller-Maersk, está construindo as duas primeiras barcaças oceânicas para transporte de contêineres do Brasil. O projeto, que teve início em dezembro de 2021, inclui dois empurradores, que serão construídos pelo Estaleiro Rio Maguari, em Belém, com previsão de entrega até 2024.
Na imagem inédita, divulgada pela Aliança, é possível ver como serão as novas barcaças e empurradores brasileiros, especialmente projetados para operar em mar aberto e com capacidade de transporte de 700 TEU, aproximadamente quatro vezes mais do que as já existentes no Brasil.
Embarcações porta-contêineres tipicamente são fabricadas fora do Brasil, especialmente na China e Coreia do Sul, onde a entrega acontece de forma mais rápida e os custos são menores. Construir os conjuntos em solo nacional representa um marco no mercado brasileiro de construção naval.
Essas barcaças oceânicas de transporte de contêineres são as primeiras desse modelo no Brasil e transportarão as cargas de forma segura, eficiente e sustentável, reduzindo a emissão de CO2. Além disso, propulsores estarão aptos a serem atualizados para futuramente utilizar combustíveis neutros como metanol.

Nova tecnologia será implantada na praticagem da Bacia Amazônica

Navegação no rio Amazonas será mais segura com novos equipamentos.

O Conselho Técnico (CT) da Cooperativa Unipilot (ZP1), coordenado pelos práticos Alvim e Caiaffa, reuniu-se com representantes da empresa Navigandi Orbis, responsável por equipamentos de navegação e atracações a laser, para discutir a instalação na ZP-1 para maior segurança de todos os usuários do sistema. A Orbis é responsável pela implantação dos sistemas de quase todas as zonas de praticagem do Brasil.
A ideia é que cada Prático tenha um equipamento portátil que fornecerá informações em tempo real para uma navegação com maior precisão. O CT também esteve reunido com o representante da CDP Santarém e a empresa Aquaplan, contratada para dar início aos estudos sobre o novo ordenamento do fundeadouro de Santarém em razão da instalação dos 3 quadros de bóias.

Mares & Rios

É lamentável o estado que se encontra o trecho da BR 316, logo após o município de Santa Isabel, sentido Belém. Os buracos representam riscos aos motoristas que trafegam no trecho. Isso precisa ser recuperado urgentemente, antes que venham ocorrer graves acidentes.

Na reunião de trabalho realizada na última quarta, na FAEPA, os usuários do TECON reclamaram da falta de comunicação com a Santos Brasil. Em uma semana, houve melhora considerável nos serviços prestados no terminal, segundo informações que chegaram ao colunista.

Sobre as barcaças oceânicas, o investimento total da Aliança é de 300 milhões de reais. A empresa está utilizando os recursos financeiros da conta vinculada de AFRMM (Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante) gerados pela operação de cabotagem. O projeto teve início em dezembro de 2021 e a construção iniciará até o fim deste ano.

A Base Aérea de Brasília abriu seus portões e recebeu mais de 90 mil pessoas. Um recorde de público e um motivo de muito orgulho para a Força Aérea Brasileira. A Esquadrilha da Fumaça fez parte dessa festa.

O 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva recepcionou, na última quinta-feira (22), o general de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, comandante Militar do Norte (CMN). Na ocasião, Neves foi homenageado pela Escolta de Honra, tropa constituída pelo Pelotão de Cavalaria de Selva e postada por ocasião da primeira visita de autoridades militares na Organização Militar em seu comando.

O Comando Conjunto Norte (CCJN), formado por militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), nesta quinta-feira (22), o Planejamento Operacional da Operação de Garantia de Votação e Apuração (GVA). A apresentação do CCJN e de outras forças de segurança integrou a II Reunião com o Colegiado das Forças de Segurança, organizada pelo TRE-PA.

No último dia 15, recebi, via email, cartão de cumprimento do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, onde foi informado que receberei a imposição da medalha da “Ordem do Mérito Aeronáutico” (OMA) no Grau de Cavaleiro. Registro com grande satisfação e agradeço ao tenente-brigadeiro do ar Maurício Medeiros, responsável pela minha indicação para receber tão importante honraria.