Terminal Portuário de Novo Remanso já recebendo as boias de amarração dos navios.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Amazonas ganha mais um Terminal Portuário

Localizado na comunidade de Novo Remanso, no município de Itacoatiara, no estado do Amazonas, o Terminal Portuário de Novo Remanso (TPNR) será um conjunto de 3 portos, sendo um para o embarque de grão, outro para combustível e outro para produtos diversos na linha de importação de componentes e exportação de produtos acabados da Zona Franca de Manaus.
O projeto é de propriedade do Grupo Simões. O primeiro terminal a operar será o de grãos, isto por conta do grande movimento de embarque nos portos do Arco Amazônico. O terminal de grãos já está com obras em fase final, inclusive com o posicionamento das bóias que servirão para amarrar os navios.
A expectativa é receber o primeiro navio teste antes do final do ano. As operações estão previstas para iniciarem no começo de 2023. Os serviços de praticagem serão realizados pelos práticos do Amazonas da ZP-02, que irá contribuir para um aumento significante no volume de grãos embarcados nos portos do Arco Amazônico.
É importante salientar que este volume de grãos embarcados nos portos do Arco Amazônico se deve à conclusão da rodovia BR-163, por onde é realizado o escoamento da safra de grãos do Centro-Oeste para os portos do Norte. Antes da conclusão, o escoamento era feito pelos portos de Santos e Paranaguá, no Sudeste.

CIABA realiza evento alusivo ao Dia do Marítimo Mundial

Dia do Marítimo Mundial, no CIABA.

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) realizou evento alusivo ao Dia Marítimo Mundial em 29 de setembro. Data também relevante para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados.
O Dia Marítimo Mundial é comemorado tradicionalmente pela Organização Marítima Internacional (IMO) na última quinta-feira do mês de setembro e possui grande relevância para a Marinha Mercante por homenagear a história marítima, agregada a ela a segurança da navegação e a promoção da sustentabilidade.

Costa Cruzeiros apresenta projeto

Costa Toscana, movido a GNL – Gás Natural Liquefeito

A Costa Cruzeiros, marca italiana do Grupo Costa, empresa de cruzeiros líder na Europa, apresentou, no último dia 29, em São Paulo, a 16ª edição do seu Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano de 2021.
O relatório anuncia a nova estratégia de sustentabilidade da Costa Cruzeiros, focada em 4 áreas temáticas, 9 tópicos e 21 objetivos. Considerando a primeira área, neutralidade climática, a ambição da Costa Cruzeiros é introduzir uma nova geração de navios que possam operar com zero emissão de carbono até 2050.
Parte deste compromisso inclui a estreia dos primeiros navios movidos a gás natural liquefeito (Costa Toscana e Costa Smeralda), a instalação dos mais avançados sistemas de corte de emissões em mais de 90% dos navios e adequação de um terço da frota – com mais cinco navios em desenvolvimento – com equipamentos específicos para o chamado “shorepower”, ou seja, o abastecimento em terra via energia costeira durante as paradas nos portos.

Mares & Rios

Na última quarta-feira, 30 setembro, foi comemorado o Dia da Navegação. Essa data foi criada com o objetivo de lembrar a importância dessa forma de viajar, transportar produtos e conhecer novos territórios. A coluna parabeniza a todos aqueles que encontram na navegação o seu talento.

A Cooperativa Unipilot, que congrega os práticos da ZP-01 Bacia Amazônica, visando possibilitar a comunicação dos práticos quando embarcados em navios que demandem a Barra Norte, acaba de adquirir aparelhos de tecnologia via satélite e assinatura mensal que possibilitarão a troca de msgs por e-mail ou SMS. São dois aparelhos adquiridos, chamados SPOT X. Um ficará baseado na Atalaia FAZ e outro nas lanchas do Abade, estando à disposição dos práticos para fazerem a retirada e utilizarem na viagem. Além de aprimorar a comunicação, vai ajudar nos estudos da implantação do calado dinâmico na Barra Norte do Rio Amazonas.

Neste domingo (02), o Navio-Veleiro Cisne Branco estará em exposição na TCP, em Paranaguá. A embarcação é símbolo do Brasil e representa o país em eventos históricos. A exposição acontece em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil e aos 150 anos do Farol das Conchas, localizado na Ilha do Mel, em Paranaguá. A entrada para o público em geral é gratuita e respeitando a ordem de chegada. Os visitantes precisam levar um documento oficial com foto e usar calçado fechado. Não é permitido entrar com camisas, bandeiras, adesivos ou qualquer item de cunho político

Na última quarta-feira (28), quando fui visitar as obras do terminal de Novo Remanso, tive a oportunidade de navegar novamente no Paraná do Trindade, coisa que não faziam há muitos anos, e pude ver novamente a paisagem linda desse pequeno trecho do rio Amazonas. O Paraná em questão fica entre as Cidades de Itacoatiara e a capital Manaus.

Na última quinta-feira (29) capitães de longo curso e chefes de máquinas da turma de 1978 formada na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante formada no CIABA, estiveram reunidos no Restô The Bubllest de propriedade do empresaria Ariel Brandão, filha do amigo Madson Brandão, também egresso da EFOMM. Estiveram presente os CLC Modesto, CLC Torres e CLC Gilmar, além dos chefes de máquinas Leão, Nivaldo Meireles Bessa e o grande amigo CHM Zuza. (LOP).