Presenças dos Alunos e Oficiais do CIABA na Cerimônia do Dia Marítimo Mundial.

CONVÉS PRINCIPAL – Evento alusivo ao Dia Marítimo Mundial 2022 realizado no CIABA.

No dia 29 de Setembro, o “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) realizou significativo evento alusivo ao Dia Marítimo Mundial, relevante também para os futuros Oficiais oriundos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM), referência em formação de mão de obra altamente qualificada.
Na cerimônia, além do cântico do Hino Nacional Brasileiro, sempre um ponto de elevada demonstração de respeito e patriotismo, foi lida a Ordem do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, alusiva à data.
O Dia Marítimo Mundial é comemorado tradicionalmente pela “IMO” (Organização Marítima Internacional), sempre na última quinta-feira do mês de Setembro. A data possui grande relevância para a Marinha Mercante por homenagear a história marítima, agregada a ela a segurança da navegação e a promoção da sustentabilidade. (Colaboração e Foto: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Túnel do Tempo: Cerimônia do Primeiro Comando da Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia.

CLC Hildelene Lobato Bahia foi a primeira Comandante feminina da Marinha Mercante Brasileira
CLC Hildelene em seu discurso de posso do NT “Carangola”.
CLC Hildelene com o CLC Alvaro, Presidente do CCMM.

O Túnel do Tempo da coluna relembra um dos grandes acontecimentos da Marinha Mercante Brasileira: pela primeira vez na história, uma mulher assumiu o Comando de um navio de grande porte.
A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia conseguiu esse feito e mostrou que o gênero feminino também poderia ser a autoridade máxima de um navio. E fez muito bem.
Em um grande evento ocorrido no dia 28 de Setembro de 2009, com o NT “Carangola” atracado no Cais de Passageiros do porto do Rio de Janeiro, a paraense do Distrito de Icoaraci, em Belém do Pará, assumia uma grande responsabilidade.
Diversas personalidades civis e militares, entre eles o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Moura Neto, juntamente com vários Oficiais Generais da Marinha e membros da Comunidade Marítima se fizeram presente ao evento.
Para o Comandante Hildelene, com certeza um momento que jamais será esquecido.

Rotary Club Vésper em parceria com o Instituto Maçônico Macedo Soares para doações.

No mês de Setembro o Clube Rotary do Rio de Janeiro Vésper, entregou revistas e medicamentos para o GOB, na presença de seu Presidente Mestre Varella, respondendo a devida solicitação.
O evento ocorreu em parceria com o Instituto Maçônico Macedo Soares, tendo os agradecimentos do Simprovej e demais representantes de Madureira, que sempre estão juntos e realizando ações em benefício da humanidade.
O Vésper também iniciou o Projeto Horta no IMMS e em Fazendinha que beneficiará 75 meninas locais.

AIEB-Brasil lançará a Medalha de Mérito “Marechal Cândido Rondon” no 14º Encontro de Autoridades.

AIEB-Brasil lançará a Medalha de Mérito “Marechal Cândido Rondon” no 14º Encontro de Autoridades.

A Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil), que tem como Presidente o ilustríssimo Comendador Rodrigo Agostini, estará lançando a Medalha de Mérito “Marechal Cândido Rondon”, por ocasião do “14º Encontro de Autoridades”.
O evento será realizado no dia 05 de Outubro em Duque de Caxias (RJ) e contará com diversas personalidades civis e militares que serão agraciadas com as Medalhas da AIEB-Brasil e da “Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz” (ABFIP).
Entre os agraciados da Marinha Mercante Brasileira estarão:

  • Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar.
  • Capitão de Longo Curso Ricardo Monteiro da Fonseca (colunista).
  • Capitão de Cabotagem Felipe Ferreira Damasceno de Araújo.
    Ambos receberão a Medalha de Mérito “Marechal Cândido Rondon” em sua 1ª Edição. Voltaremos com matéria sobre o evento.

RUMO CERTO.

  • Agradecimentos ao amigo Luís Celso Borges, que em sua coluna do último domingo (1º), divulgou as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil a bordo do NT “André Rebouças”.
  • A Comandante Hildelene Lobato Bahia já é uma vencedora. Nunca na Marinha Mercante passamos por esses momentos de ter uma representante com tanto brilho e apoio da Comunidade Marítima.
  • A tripulação do NT “André Rebouças” vem com uma grande homenagem ao Chefe de Máquinas Ubirajara do Rosário Santana. Um grande profissional, mesmo nas horas difíceis da vida. Essa depois eu conto.
  • Mensagem do Sr. Ohara ao colunista no último sábado. Seu programa “Dosca” de previsão meteorológica é bastante utilizado a bordo. Agora será a vez dos Alunos do CIAGA conhecerem.
  • O Major Juniel Costa Maciel, da Polícia Militar do Pará, receberá a Medalha de Mérito “Marechal Cândido Rondon” da AIEB-Brasil. Esperamos entregá-la pessoalmente no retorno do colunista a Belém (PA).
  • O Capitão de Longo Curso Moreira Neto recentemente foi condecorado com a Medalha de Mérito Marítimo, na última quinta-feira. Parabéns ao Comandante, que esteve nos navios suezmax.
  • Professor Arlindo Nazaré, Patrono da Turma 2022 do CIABA, sentiu-se honrado e prestigiado pela menção na coluna. Sua indicação é mais do que merecida.
  • Já o mestre Garcia é um grande divulgador da coluna, a cada edição de lançamento. Hoje temos três colunistas que abordam sobre o nosso setor aquaviário e portuário.
  • O pioneiro da coluna de navegação foi o nosso saudoso mestre Alyrio Sabbá. Suas informações coloriram as páginas do jornal “O Liberal” por mais de 50 anos.
  • Atualmente o jornal estampa a coluna “Navegação em Foco” do nosso querido amigo Luiz Omar Pinheiro.

NAVEGANDO.

Lendo o livro “Mentes Perigosas” da autora Ana Maria Beatriz, um fato curioso veio à mente sobre o que Maquiavel perguntava: se é melhor ser amado ou ser temido? Um grande exemplo disso foi o General Patton. Ele era odiado pela tropa por sua arrogância. Porém todos os acompanhavam devido ser o melhor estrategista em guerra e por ser temido, também, pelos inimigos.

Ainda sobre o assunto, dado que ambas as qualidades são mutuamente excludentes, era preciso escolher apenas uma delas. Mas qual seria a melhor? O pensador renascentista concluiu que ser temido é muito mais seguro do que ser amado. Isso porque, segundo ele, dos homens pode-se dizer que geralmente são ingratos, volúveis, dissimulados e ambiciosos.

Resumindo: é mais seguro ter a pessoa de “mente perigosa” preocupada com a declarada hostilidade (à ela) da possível vítima do que achar que está próximo por ter alguma consideração. Um fato curioso: esse tipo de pessoa usa as outras para seus benefícios próprios sem elas perceberem.

Chega a coluna constantemente que, certa empresa de navegação, esteve com o objetivo de rebaixar alguns Comandantes aos cargos de Imediatos, sem motivo justificável, apenas por vaidade e demonstração de poder. Ainda bem que isso não aconteceu, pois a bola de neve poderia se transformar numa avalanche. Quem pensou nisso, com certeza não mediu as consequências.

Um dos temas que deverão ser a principal proposta da IMO no ano de 2023: os debates sobre redução de emissões de gases de feito estufa (GEEs) na indústria marítima. Até lá, esperamos que a Pandemia de Covid-19, que afetou o mundo nos últimos anos, tenha finalmente extinguido.

Construído pela chinesa “Dalian Shipbuilding Industry Company” (DSIC), a China Merchants recebeu no dia 27 de Setembro o primeiro VLCC ecológico de segunda geração, com o nome de “New Aden”. Esse superpetroleiro é o primeiro a ser equipado com quatro velas rígidas, além de outras melhorias de energia. O navio tem 332 metros de comprimento e 300.00 dwt. Cada vela tem aproximadamente 39 metros de altura e quase 3,962 metros de fibra de carbono.

O Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) promoveu grande evento de plantações de árvores com as crianças que fazem parte do Programa Forças no Esporte (Profesp), tendo o apoio da Divisão do Meio Ambiente da própria Organização Militar. O local será chamado de “Bosque do Profesp”. O Dia da Árvore foi comemorado em 21 de Setembro.

A Aeronave de Serviço da Esquadra “UH-1 Super Cougar”, pertencente ao 2º Esquadrão e Helicópteros de Emprego Geral, realizou a Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante do navio “Berge Bimberi”, da bandeira da Libéria, nas proximidades do Cabo Frio (RJ), quando se destinava a China. O paciente foi atendido em um hospital contratado pelo Armador.

Mais dois caças “Gripen E” chegaram para a Força Aérea Brasileira (FAB) em 25 de Setembro. No dia 28, voaram para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). Esses aviões chegaram de navio mercante, pelo porto de Navegantes (SC). Agora se juntam as três Unidades que estavam no país.

O Navio Veleiro (NVe) “Cisne Branco” visitou os portos de Itajaí (SC), Rio Grande (RS) e Porto Alegre (RS) entre os dias 13 e 27 de Setembro. Em área de jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval, diversas atividades foram realizadas a bordo com o propósito de desenvolver a mentalidade marítima brasileira. (RM).