Helder Barbalho (MDB) foi reeleito 70.41% dos votos válidos

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Helder Barbalho é reeleito Governador do Pará

Com uma votação recorde de 3.117.276 votos, que representou 70.41% dos votos válidos, Helder Barbalho foi reeleito para mais quatro anos à frente do Governo do Estado do Pará.
Com esta vitória, consolida-se como a maior liderança política do Pará e, também, da região norte do Brasil. Helder ainda ajudou a conduzir o partido, o MDB, a eleger 9 deputados federais e 3 deputados estaduais.
O desempenho em 2022 supera os números da eleição geral de 1994, quando o então PMDB elegeu 7 deputados federais e 11 deputados estaduais. Nem mesmo o saudoso ex-governador Almir Gabriel (PSDB) conseguiu eleger tantos candidatos para compor sua base no legislativo.
O governador reeleito deverá dar continuidade às obras no setor da navegação em nosso estado. Estão previstas as construções de novos terminais de passageiros em municípios ribeirinhos e do terminal de Icoaraci, importante para o transporte de passageiros que vivem nas ilhas da Região Metropolitana.

Comandante Brasil é escolhido Comodoro do Ano

O Comandante Brasil recebendo Comenda do Almirante de Esquerda (R1) Guimarães Carvalho

O comandante de longo curso Emanuel Brasil Dias Guerreiro foi condecorado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), sexta-feira, 30, no Rio de Janeiro, com o título de Comodoro do Ano. A homenagem é um reconhecimento aos 48 anos de relevantes serviços prestados à Marinha Mercante Brasileira.
O comandante Brasil nasceu em Macapá, Amapá, e iniciou o curso de oficial mercante na extinta Escola de Marinha Mercante do Pará (EMPA) em 1973. Porém, concluiu o curso no Centro de Instrução “Braz de Aguiar” (CIABA) em 1975, fazendo parte da primeira turma formada em nossa “Universidade do Mar”.
Em toda a trajetória profissional, trabalhou em duas empresas de navegação: Lloyd Brasileiro e na Empresa de Navegação Aliança, onde permanece até hoje como comodoro e comandante do navio “Pedro Álvares Cabral”.
Muito embora seja amapaense, é paraense de coração e grande comandante. Homem simples e educado que desfruta de grande respeito e admiração de toda comunidade marítima. Eu mesmo como prático tive a honra de subir e baixar o rio Amazonas em navios sob seu comando. Além de tudo ainda é torcedor do nosso amado Paysandu Sport Club. Parabéns, comandante Brasil!

Mares & Rios

Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, comunicou a coluna que o Círio de Nazaré terá apresentação especial da Esquadrilha da Fumaça. O diferencial é que neste ano, durante a procissão, as aeronaves da Força Aérea Brasileira realizarão as tradicionais acrobacias, já que em 2021 devido à pandemia do COVID-19, as aeronaves fizeram apenas passagens sobre a região metropolitana de Belém.

Após dois anos sem a realização do Círio Fluvial, certamente teremos um círio participação recorde de embarcações no próximo sábado. A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, comandada pelo capitão-de-mar-e-guerra André Vieira, já tomou todas as providências necessárias para que a procissão das águas seja realizada dentro das normas de segurança estabelecidas.

O comandante Brasil, atual comodoro da Marinha Mercante, é egresso de uma turma de notáveis da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Foi o segundo colocado de uma turma que formou o atual prático da Bacia Amazônica, Cezar Augusto Lima, e o capitão de longo curso Sobrinho.

O domingo de Eleições foi marcado pela presença de militares das Forças Armadas nas ruas. Os agentes, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contribuíram com a segurança dos locais de votação. O Comando Conjunto Norte (CCjN), formado pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, fixou sede em Belém e atuou na Operação Eleições 2022 com um efetivo de 4.607 homens.

Tenente brigadeiro Maurício Medeiros e a esposa, Tiago Pinto e o colunista Luiz Omar Pinheiro.

Durante o período do Círio de Nazaré, a capital Belém recebe grande número de turistas, muitos já residiram por aqui e tem devoção por Nossa Senhora de Nazaré. Este ano, teremos mais uma vez a presença do tenente-brigadeiro do ar, Maurício Medeiros, e a esposa Giovana, devotos de Nossa Senhora. Medeiros serviu em Belém por duas vezes e atualmente reside em São José dos Campos/SP.