O presidente da ATP, Murillo Barbosa, assinou o Protocolo de Intenções.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – ATP e Antaq assinam acordo

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) oficializaram, segunda-feira, um acordo para esforço conjunto de ações voltadas ao crescimento das atividades dos portos organizados e instalações portuárias de Terminais de Uso Privado (TUPs). O presidente da ATP, Murillo Barbosa, assinou o Protocolo de Intenções durante a abertura do 29º CooperaPortos.
O Cooperaportos é um evento de referência nacional em gestão ambiental portuária e foi criado em 2000, através de um termo de cooperação técnica entre a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) e os portos do Brasil, mas ainda não era efetiva a presença dos TUPs.
De acordo com o Protocolo assinado, o objetivo é reunir esforços necessários para promover o desenvolvimento de projetos e ações, além do intercâmbio de informações e de boas práticas entre as diversas empresas e entidades do setor portuário do Brasil, área acadêmica e órgãos públicos.
No país em que os portos foram responsáveis por 98,1% do total de exportações em toneladas no ano passado, a ATP reúne 31 empresas associadas e congrega 61 Terminais de Uso Privado (TUPs), que respondem por 60% da movimentação portuária brasileira.

HENVIL ajusta operações no Círio Fluvial

As viagens regulares na manhã de sábado foram ajustadas. Por conta do Círio Fluvial, a baía do Guajará estará fechada. Por isso, a Henvil fará viagens Icoaraci/Camará às 14h e Camará/Icoaraci às 18h. O “Círio das Águas” não acontecia há dois anos por causa da pandemia.
Os dois modernos ferry-boats da empresa Henvil, que atuam na travessia Belém/Marajó, tem capacidade para transportar, além de veículos, mil passageiros com conforto e segurança, contando com elevador para idosos, sala VIP com vista privilegiada e mais tranquilidade para viagens em família.

Esquadrilha da Fumaça anuncia apresentação no Círio 2022

Esquadrilha da Fumaça volta a Belém no Círio de Nazaré.

Com direito a acrobacias, as aeronaves da Força Aérea Brasileira vão participar de mais um Círio em Belém. Em 2021, as aeronaves apenas sobrevoaram a capital. As sete aeronaves A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, pousarão sábado, 8, na Base Aérea de Belém, com o objetivo de participar da maior manifestação católica do Brasil.
Na ocasião da chegada das aeronaves, estarão presentes o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional – I COMAR, major-brigadeiro do ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, comandante da Base Aérea de Belém, coronel aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, entre outros oficiais da Guarnição de Aeronáutica de Belém.
A apresentação do EDA acontecerá no domingo do Círio, 9, em frente à Estação das Docas, às 9h, e o destaque será para uma mensagem que a Esquadrilha escreverá sobre o complexo turístico de referência nacional, que poderá ser prestigiada de vários pontos da região. As homenagens da Fumaça no Círio 2022 também fazem parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado no último dia 07 de setembro.

Mares & Rios

Amanhã será realizada a cerimônia de aniversário de 130 anos do Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), que será presidida pelo comandante CMG João Enes Prudente. Ex-alunos da EMMPA/EFOMM/CIABA que desejarem participar do evento de aniversário deverão entrar em contato com a tenente Layza através do telefone (91) 9. 8493-4792

No último domingo, 2, militares do Comando Conjunto Norte (CCjN) formado pela Marinha, Exército e Aeronáutica, desempenharam a segurança do processo eleitoral em 78 municípios do estado do Pará, além de 100 localidades do Maranhão e Amapá. Na Operação Eleições 2022, foram utilizados quatro helicópteros, cinco aviões de pequeno porte, sete navios, 25 embarcações e 207 viaturas.

Devidamente autorizados pelo Ministério da Defesa (MD), os militares também forneceram apoio logístico para distribuição de urnas eletrônicas e transporte de colaboradores da justiça eleitoral, em lugares de difícil acesso, na última semana. Foi o caso da Aldeia Mapuera, em Oriximiná, no oeste do Pará, que recebeu militares para atuar na segurança dos locais de votação e garantir o direito de ir e vir da população no pleito eleitoral.

Devido à constatação de baixas profundidades encontradas por práticos que demandaram recentemente o terminal da Alcoa em Juruti, a diretoria da Cooperativa Unipilot transmitiu o aviso de cautela para os práticos durante a navegação neste trecho. A Unipilot, por meio de ofício, solicitou à Alcoa providências para a realização de sondagem no canal de acesso e na área portuária em caráter emergencial. O terminal já deu andamento às providências para iniciar o levantamento hidrográfico o mais rápido possível.

Para receber os visitantes que chegam para o Círio, a Infraero iniciou na terça-feira, 4, a tradicional programação do receptivo com a bênção de três aeronaves no momento do pouso no aeroporto. Ainda com todos os passageiros a bordo, as aeronaves receberam o banho com água benta lançada pelos caminhões contra incêndio. A água utilizada foi abençoada momentos antes do batismo pelo padre Tiago Barros, da Comunidade Sementes do Verbo, que participou da bênção pela segunda vez.

O suboficial da Aeronáutica, Yedo Mendes, presidente do Cassazum, festeja hoje aniversário ao lado da esposa Wanda Vaz e filhos Eduardo, Giselle e Luciana. A coluna parabeniza o amigo Yedo pelo dia de hoje. Por sinal, o aniversariante, confirmou a retomada do tradicional “Baile da Asa da Aeronáutica”, no dia 21 de outubro, no salão nobre do clube militar.

Tenente Brigadeiro Medeiros, aniversariante Yedo Mendes e Major Brigadeiro Nogueira Lopes Neto