No dia 29 de Setembro, quando se comemorou os 44 anos do Dia Marítimo Mundial, os aquaviários foram homenageados com a Medalha de Mérito Marítimo. Entre eles citamos o Oficial Superior de Máquinas Jorge Carlos Barra.
O Chefe Barra, como é carinhosamente conhecido pelos marítimos, navegou por longos anos nos grandes navios VLCC’s, fazendo a rota para o Japão e China.
Devido sua grande experiência, veio a se tornar Auditor da Fronape (Frota Nacional de Petroleiros) e posteriormente para outra empresa estatal. Tinha como lema ensinar os mais jovens, até mesmo os experientes, quando novas regras entravam em vigor.
Infelizmente, como todo ser humano, o Chefe se aposentou da profissão, onde teve grande parte dedicada de sua vida. Ao lado da família, relembra os grandes momentos vividos nas Praças de Máquinas dos navios por onde passou.
Justíssima homenagem da Marinha do Brasil ao reconhecer uma das lendas vivas de nossa Marinha Mercante Brasileira. Na foto, o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, outorgando a comenda ao ilustre OSM Barra.
Destaque da Coluna: Marinheiro Ewerton Monteiro Saraiva.
A coluna de hoje traz um grande destaque, que serve no Gabinete do Comandante do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar”. Trata-se do Marinheiro Ewerton Monteiro Saraiva.
Atuando na Assessoria de Comunicação Social do CIABA, o Marinheiro Saraiva sempre é prestativo e procura ajudar a todos da melhor maneira possível. Suas fotos, bem elaboradas, diga-se de passagem, contribuem para a divulgação desse Centro de Instrução, considerado um dos melhores do mundo na formação e aperfeiçoamento da mão de obra para a Marinha Mercante Brasileira.
Inclusive o tripulante já recebeu a Estrela Dourada de Destaque pelo bom comportamento e disciplina. Ele que é amigo do colunista, está sempre acompanhando as notícias divulgadas a cada edição do “Convés Principal”, que nesta, de forma especial, presta a devida homenagem ao amigo.
Sucesso! (Foto: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).
Projeto do Museu Marítimo do Brasil na maior feira de petróleo e gás da América Latina.
O maior evento de petróleo e gás da América Latina com sua 20ª Edição, ocorrido em 29 de Setembro, apresentou o futuro Museu Marítimo do Brasil, que será construído no Rio de Janeiro (RJ).
A feira teve a participação de diversas empresas e portes dos mais variados setores, com 350 marcas que fizeram as exposições dos seus produtos e serviços.
O Museu almeja oferecer entretenimento de qualidade, integrando a cidade e o mar aos futuros visitantes. Com certeza ser tornará mais um ponto turístico da Cidade Maravilhosa, que poderá receber visitantes de diversas idades e profissões.
Atualmente o projeto se encontra na Fase 2, com a captação de recursos para execução.
Logo mais o “14º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil” na cidade de Duque de Caxias (RJ).
Às 14:00 horas, o Comendador Rodrigo Agostini, Presidente da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil), estará realizado a Cerimônia do “14º Encontro de Autoridades”.
O evento acontecerá na Sala Ouro do Hotel “Mont Branc”, no município de Duque de Caxias (RJ), contando com as presenças de diversas personalidades civis e militares que serão agraciadas com as comendas da ABFIP e AIEB-Brasil.
O colunista não poderá atender ao atencioso convite devido viagem ao exterior, porém deixa os mais sinceros agradecimentos pela indicação e parabeniza a todos os homenageados.
RUMO CERTO.
- A Tenente Tainá Medeiros, que serve à Marinha do Brasil no Estado do Amazonas, sempre sentindo saudades da Escola Querida, que é o CIABA.
- O Capitão de Longo Curso Renato Ramos Diniz já atravessou o Estreito de Sunda, com destino a Singapura. Em breve estará encontrando o colunista na China.
- Já o Capitão de Longo Curso Marco Antônio Panda Carvalho em contagem regressiva para deixar o estaleiro de Zhousham e continuar sua circunavegação. Tá com suspeita de que irá fazer a rota completa. Será um grande feito em sua carreira.
- O Capitão de Mar e Guerra André Luiz Vieira Martini trabalhando arduamente com sua tripulação para que o Círio Fluvial aconteça de maneira normal, ou seja, sem nenhum acidente ou fato à navegação.
- O Capitão de Longo Curso João de Sousa Santos Neto elogiando demasiadamente a sua nova empresa “Log In”. Ele que fará um embarque completo adestrando para poder assumir em sua segunda passagem. Empresa séria é outra coisa.
- Para lembrar, o colunista esteve com o Comandante Santos Neto em 2017, no Estaleiro Atlântico Sul, quando o NT “Abdias Nascimento” estava em fase final de acabamento. Bons tempos.
- O Presidente da Conttmaf, Capitão de Longo Curso Carlos Augusto Müller, terá uma batalha nesse final de ano. Muitas coisas acontecerão no setor marítimo. Os tripulantes estão unidos para o mesmo objetivo.
- O Capitão de Longo Curso Ayrton Martins Caldeira Filho, com o xodóNT “Oscar Niemeyer”, chegou no porto de Fortaleza (CE). Ele está no Comando dessa embarcação desde que o colunista saiu.
- O Capitão de Longo Curso Maurício, que recentemente recebeu a Medalha de Mérito Marítimo, estará assumindo o Comando do NT “Zumbi dos Palmares”, que navega procedente do exterior. Boa assunção ao Comandante.
- O Abraço para o amigo Pastor Roberto, da Igreja Batista da Capunga, que fica em Recife (PE). Esperamos revê-lo em breve, assim que a oportunidade surgir.
NAVEGANDO.
O CIABA está convocando Ex-Alunos da EMMPA/EFOMM/CIABA que desejarem participar do evento alusivo ao Aniversário de 130 Anos do Centro de Instrução, a ser realizado em 13 de Outubro de 2022. O colunista recebeu o atencioso convite, porém não poderá comparecer em virtude de viagem ao exterior. Contudo, tem a certeza de que será uma bela cerimônia.
Em algumas companhias do nosso setor, os desrespeitos com os Comandantes estão tão intensificados que parece se tratar até de um tripulante de responsabilidade comum. No exterior, os Terminais e Autoridades respeitam os Comandantes, reconhecendo-os como Autoridade Máxima da Embarcação. Teve um caso que certa Autoridade Marítima só aceitava mensagem oficial do Comando, deixando outros setores da armação a ver navios.
Para quem não sabe, nos dias atuais, gerenciar um navio de grande porte não é tarefa fácil. Muitos requisitos a serem cumpridos, com tripulações reduzidas, aumentando a carga de trabalho excessiva. Daí vem uma questão: será que, com as ocorrências de certos acidentes a bordo, a questão não seja a falta de treinamento, e sim, a saúde mental e o excesso de demandas para as embarcações, além dos cumprimentos das normas em vigor? A resposta está em cada um de nós e pode surpreender.
O Dia Marítimo Mundial, celebrado no dia 29 de Setembro, foi endossado por 177 Estados-Membros da “Organização Marítima Internacional” (IMO). Entre esses países, temos o Brasil, que realizou significativa Cerimônia no CIAGA, bem como em várias Organizações Militares. É um dia que se reverencia os feitos e méritos dos profissionais do mar.
Nossos marítimos, entre homens e mulheres, guarnecem os conveses e Praça de Máquinas dos navios e embarcações que compõem, em diversos níveis, a Marinha Mercante Brasileira. Lembramos que durante a 2ª Guerra Mundial, foi a instituição que mais perdeu vidas. Cabe-se ressaltar que na pandemia de Covid-19, nos últimos anos, jamais paralisou suas atividades.
A Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (Soamar-Rio), composta por 25 integrantes, esteve visitando as instalações da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), que fica localizado em Angra dos Reis (RJ). O apoio teve a logística do Comando do 1º Distrito Naval. Duas usinas nucleares já estão em atividades (Angra 1 e Angra 2).
A Marinha do Brasil, em conjunto com as Armadas da Argentina e do Uruguai, participou da Operação Combinada de Socorro e Salvamento entre os dias 10 e 16 de Setembro, iniciada na costa do Rio de Janeiro e encerrada em Mar Del Plata. Várias manobras táticas foram realizadas, além de exercícios de evacuação médica, de reboque e SAR (Socorro e Salvamento).
Cerimônia de Memória da Libertação de Camaiore, na Itália, foi realizada em 19 de Setembro, homenageando os heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Essa cidade foi palco da participação dos soldados brasileiros, onde vários tombaram durante a operação militar do 6º Regimento de Infantaria.
A Escola de Guerra Naval (EGN) sediou o 1º Seminário de Integração das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, no período de 13 a 15 de Setembro, tendo como objetivo de promover a integração das equipes técnicas da ICTMD, pertencente ao Ministério da Defesa, que desenvolvem projetos de interesses nacionais.
A Polícia Rodoviária Federal lançou o aplicativo “PRF Peregrino” em cerimônia realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, que fica em São Paulo, no dia 29 de Setembro. Isso é uma solução inovadora voltada para viajantes, peregrinos e turismo religioso pelo Brasil, onde o usuário terá acesso a uma gama de serviços e informações úteis nas rotas de interesses. (RM).
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Missa Solene em Homenagem aos Heróis da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Veleiro “Mauá” é incorporado ao Grêmio de Velas do CIAGA.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Cabotagem Laís assumiu o Comando do navio “Login Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Delegacia do Sindmar em Belém realizou importante palestra.
-
CONVÊS PRINCIPAL – Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da EFOMM-CIABA.