Depois de dois anos ausente, devido a pandemia de covid, no dia 08 de Outubro foi realizada a Romaria Fluvial nas águas da Baía do Guajará, em Belém do Pará, como parte do calendário do Círio de Nazaré 2022.
Após o término da Romaria Rodoviária, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida para bordo do Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval.
A procissão das águas teve início no trapiche de Icoaraci, percorrendo a orla da cidade até a escadinha da “Estação das Docas”, onde a Imagem foi retirada de bordo pelo Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Diretor-Geral de Navegação.
O navio foi responsável pela condução da procissão, sendo coordenada também pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental e Comando do Grupamento Naval do Norte. Diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas estiveram a bordo do navio da Marinha do Brasil.
Várias embarcações participaram do festejo, algumas coloridas e enfeitadas para saudar a Rainha dos Navegantes e Padroeira dos Paraenses.
Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper é homenageado pelo Centro de Estudos Rotários.
O Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper, instituição sem fins lucrativos e de apoio a humanidade, recebeu do “Centro de Estudos Rotários José Moutinho Duarte” (CER), do Distrito 4571, o Certificado de Reconhecimento pela parceria que vem realizando.
Como sabemos, o Rotary Vésper começou sua trajetória como satélite do Rio Comprido, também no Rio de Janeiro. Por suas atividades, presenças em momentos especiais e difíceis, bem como na ajuda humanitária aos moradores de ruas, creches, escolas, abrigos e afins, tornou-se clube independente.
O reconhecimento veio de vários outros clubes de rotarys, bem como diversas instituições, que ajudam no dia a dia às pessoas que necessitam. Você também pode se tornar um rotariano.
Parabéns Vésper!
Ainda sobre a festa de 40 Anos da Formatura e encontro da Turma de 1982 do CIABA.
Ainda sobre os eventos comemorativos aos 40 Anos de Formatura da Turma de 1982 do CIABA, a coluna traz algumas fotos das reuniões ocorridas, que também celebraram grandes reencontros, inclusive com participantes de vários Estados de Norte a Sul do país.
No dia 07 de Outubro, relembramos um desses encontros, onde nas fotos vemos o CLC Nery, CLC Brabo, CLC Mário, Prático Gondim, CLC Paulo, CLC Ricardo e Prático Pantoja, esse último conhecido do colunista desde os tempos em que viajava nos navios gaseiros, quando atracava em Rio Grande (RS).
Isso sim é união de Turma. Parabéns a todos!
Comportamento Seguro: 4 – Sem mudança de mentalidade não há mudança da realidade. Por Imediato Ricardo de Sá Mendonça.
Estamos num processo de revisão e redefinição de formas de pensar, ideologias, modelos, regras, métodos e propostas. Há um movimento que nos empurra na direção de formas de viver, conviver e produzir, que atendam melhor os ideais de sustentabilidade, eficiência, respeito à vida e ética. A força que impulsiona este processo amplo de mudança chama-se NECESSIDADE.
As empresas estão vendo que AGIR na prevenção é muito mais ético e lucrativo do que atuar na CORREÇÃO.
Precisamos de uma mudança no mindset da liderança, dos gestores e também dos próprios profissionais do SESMT.
Interdependência, colaboração, consciência plena, capacidade de regeneração, ajuda mútua, cuidado compartilhado e multidirecionado (360 graus), responsabilidade individual perante o bem-estar coletivo são todos conceitos e premissas que não podem mais ficar de fora de nosso vocabulário, neste nosso tempo histórico-social.
RUMO CERTO.
- O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Carvalho e sua tripulação saíram da cidade de Zhoushan, na China, onde realizaram docagem. Parabéns pela conquista. Agora continuam sua circunavegação.
- Os Alunos do CIAGA e do CIABA vibrando com a navegação astronômica realizada a bordo do navio do colunista. Se um dia faltar GPS, saberemos navegar.
- Um dos grandes incentivadores e craque de navegação astronômica é o digníssimo Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.
- Também não poderíamos deixar de citar o Capitão de Longo Curso Garcia, Mestre e Instrutor do CIABA nesse assunto. Foi com ele que o colunista aprendeu os cálculos praticados até aos dias de hoje.
- A Aluna Luciana, do 3º Ano do CIABA, é Presidente do Grêmio Náutico, sendo bastante atuante e interessada. Sem ter praticado ainda, já conhece os cálculos astronômicos. Parabéns, futura Oficial da Marinha Mercante. É só elogios!
- O amigo Altair Souza enviou mensagem para bordo elogiando a Cerimônia do Dia Marítimo Mundial. Ele que também tem sangue mercante nas veias. As tradições não se apagam tão fáceis.
- Nosso amigo Capitão de Cabotagem Allan Moreira agora é Comandante na “Log In”. Sem dúvida nenhuma uma promoção merecida àquele que tanto faz pela Marinha Mercante. Não é a toa que já tem Medalhas no peito. Parabéns ao Comandante. Sucesso na carreira!
- Lembro uma mensagem do Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, quando Comandante do 4º Distrito Naval: “O Comandante, a bordo, só tem Deus acima”. Sábias palavras. Serve para quem gosta de Comandar navios de terra.
- No dia 14 de Outubro, o Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio transmitirá o Comando do CIABA ao Capitão de Fragata Diego Baroni Santos Albernaz, que assumirá interinamente.
- O Ex Suboficial da Marinha de Guerra e Mercante Francisco Mendessonh curte aposentadoria em Brasília, nossa Capital Federal. Ele por muitos anos dedicou seu profissionalismo às duas Marinhas irmãs.
NAVEGANDO.
A Frota de Apoio Marítimo conta hoje com mais de 400 embarcações, atuando ao longo da costa brasileira, principalmente na Bacia de Campos e Bacia de Santos. Cerca de 374 arvoram a bandeira brasileira, o que representa 91% do total, enquanto 36 ainda são de bandeira estrangeira, segundo a ABEAM.
A empresa offshore “Bram” trará cinco embarcações dos Estados Unidos para operar, provavelmente, na Bacia Equatorial. Ainda não definiram onde será a Base, porém cogita-se Belém como local devido posição geográfica favorável. Torçamos para que a escolha seja na nossa Cidade das Mangueiras que, sem dúvida nenhuma, será bom para os paraenses, que por sinal tem muitos marítimos.
Agradecemos as inúmeras mensagens recebidas em relação a edição anterior da Coluna “Convés Principal”. As notícias da nossa Marinha Mercante Brasileira é o foco principal, porém também dando ênfase nas Forças Armadas, Forças de Segurança Pública e Instituições, sejam elas públicas ou privadas. O colunista só tem a agradecer aos fiéis leitores.
Na data de 19 de Outubro, às 15:30h, haverá palestra ministrada pelo Capitão de Longo Curso Raimundo Nonato de Souza, com o tema sobre aposentados e assuntos diversos. Todos estão convidados. O evento acontecerá na Delegacia Regional do Sindmar em Belém do Pará, que fica na Av. Governador José Malcher, 168.
A Capitania dos Portos de Pernambuco realizou no dia 22 de Setembro provas para a categoria de Capitão Amador, tendo a participação de trinta e um candidatos. Um golaço marcado por essa Organização Militar foi a aplicação dos testes dois dias antes da largada da 33ª Edição da Regata Recife-Fernando de Noronha, para que os aprovados já pudessem participar da travessia nessa nova função.
Ainda sobre a categoria de Capitão Amador: estão aptos a conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática. Para chegar nessa categoria, é necessário que tenha a carteira de Mestre-Amador. Para mais informações, procure a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência da sua cidade.
A Marinha do Brasil promoveu Ações Cívico-Sociais e de consciência ambiental em Paranaguá (PR). Essa cidade possui um dos portos mais movimentados do Brasil, principalmente no escoamento de soja para o exterior. Também ocorre a tradicional Festa do Rocio realizada em Novembro.
O Círio de Nazaré realizado no último domingo (09) levou mais de 2,5 milhões de pessoas às ruas de Belém. É uma das grandes homenagens a Padroeira dos Paraenses e Senhora dos Navegantes. Independente de religião, várias pessoas contribuíram para o bem estar dos romeiros. Isso significa a União dos Povos citado pelo maior Homem que já viveu.
No próximo dia 17 de Outubro será comemorado o Dia do Maquinista e Dia do Eletricista. São duas categorias de bordo responsável pela condução e manutenção de todos os equipamentos existentes. Costumo dizer que a Praça de Máquinas é onde fica o coração e os órgãos principais do navio, sendo os maquinistas e eletricistas as células que fazem funcionar.
Na mesa do colunista, o convite para a Passagem de Comando do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), que ocorrerá hoje pela manhã, enviado pelo próprio Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudêncio. Agradecido pelo convite ao amigo. Pelo fato de estar no Oceano Índico, não poderei estar presente, porém estarei em espírito de bem. Bons ventos e destino, Comandante Enes. (RM).
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Missa Solene em Homenagem aos Heróis da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Veleiro “Mauá” é incorporado ao Grêmio de Velas do CIAGA.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Cabotagem Laís assumiu o Comando do navio “Login Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Delegacia do Sindmar em Belém realizou importante palestra.
-
CONVÊS PRINCIPAL – Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da EFOMM-CIABA.