Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré a bordo do Navio “Garnier Sampaio”.

CONVÉS PRINCIPAL – Romaria Fluvial do Círio de Nazaré 2022 foi de grande sucesso.

Embarque da Imagem Peregrina no Navio “Garnier Sampaio” no trapiche de Icoaraci.
Na Escadinha da Estação das Docas, o Almirante de Esquadra Borges retirou a Imagem do navio.

Depois de dois anos ausente, devido a pandemia de covid, no dia 08 de Outubro foi realizada a Romaria Fluvial nas águas da Baía do Guajará, em Belém do Pará, como parte do calendário do Círio de Nazaré 2022.
Após o término da Romaria Rodoviária, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida para bordo do Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval.
A procissão das águas teve início no trapiche de Icoaraci, percorrendo a orla da cidade até a escadinha da “Estação das Docas”, onde a Imagem foi retirada de bordo pelo Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Diretor-Geral de Navegação.
O navio foi responsável pela condução da procissão, sendo coordenada também pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental e Comando do Grupamento Naval do Norte. Diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas estiveram a bordo do navio da Marinha do Brasil.
Várias embarcações participaram do festejo, algumas coloridas e enfeitadas para saudar a Rainha dos Navegantes e Padroeira dos Paraenses.

Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper é homenageado pelo Centro de Estudos Rotários.

Diploma de Reconhecimento do CER ao Rotary Vésper.
Patrícia Magluta (à esquerda) e rotarianos.

O Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper, instituição sem fins lucrativos e de apoio a humanidade, recebeu do “Centro de Estudos Rotários José Moutinho Duarte” (CER), do Distrito 4571, o Certificado de Reconhecimento pela parceria que vem realizando.
Como sabemos, o Rotary Vésper começou sua trajetória como satélite do Rio Comprido, também no Rio de Janeiro. Por suas atividades, presenças em momentos especiais e difíceis, bem como na ajuda humanitária aos moradores de ruas, creches, escolas, abrigos e afins, tornou-se clube independente.
O reconhecimento veio de vários outros clubes de rotarys, bem como diversas instituições, que ajudam no dia a dia às pessoas que necessitam. Você também pode se tornar um rotariano.
Parabéns Vésper!

Ainda sobre a festa de 40 Anos da Formatura e encontro da Turma de 1982 do CIABA.

Reunião da Turma de 1982 do CIABA.
Vários integrantes da Turma compareceram as reuniões.

Ainda sobre os eventos comemorativos aos 40 Anos de Formatura da Turma de 1982 do CIABA, a coluna traz algumas fotos das reuniões ocorridas, que também celebraram grandes reencontros, inclusive com participantes de vários Estados de Norte a Sul do país.
No dia 07 de Outubro, relembramos um desses encontros, onde nas fotos vemos o CLC Nery, CLC Brabo, CLC Mário, Prático Gondim, CLC Paulo, CLC Ricardo e Prático Pantoja, esse último conhecido do colunista desde os tempos em que viajava nos navios gaseiros, quando atracava em Rio Grande (RS).
Isso sim é união de Turma. Parabéns a todos!

Comportamento Seguro: 4 – Sem mudança de mentalidade não há mudança da realidade. Por Imediato Ricardo de Sá Mendonça.

Estamos num processo de revisão e redefinição de formas de pensar, ideologias, modelos, regras, métodos e propostas. Há um movimento que nos empurra na direção de formas de viver, conviver e produzir, que atendam melhor os ideais de sustentabilidade, eficiência, respeito à vida e ética. A força que impulsiona este processo amplo de mudança chama-se NECESSIDADE.
As empresas estão vendo que AGIR na prevenção é muito mais ético e lucrativo do que atuar na CORREÇÃO.
Precisamos de uma mudança no mindset da liderança, dos gestores e também dos próprios profissionais do SESMT.
Interdependência, colaboração, consciência plena, capacidade de regeneração, ajuda mútua, cuidado compartilhado e multidirecionado (360 graus), responsabilidade individual perante o bem-estar coletivo são todos conceitos e premissas que não podem mais ficar de fora de nosso vocabulário, neste nosso tempo histórico-social.

RUMO CERTO.

  • O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Carvalho e sua tripulação saíram da cidade de Zhoushan, na China, onde realizaram docagem. Parabéns pela conquista. Agora continuam sua circunavegação.
  • Os Alunos do CIAGA e do CIABA vibrando com a navegação astronômica realizada a bordo do navio do colunista. Se um dia faltar GPS, saberemos navegar.
  • Um dos grandes incentivadores e craque de navegação astronômica é o digníssimo Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.
  • Também não poderíamos deixar de citar o Capitão de Longo Curso Garcia, Mestre e Instrutor do CIABA nesse assunto. Foi com ele que o colunista aprendeu os cálculos praticados até aos dias de hoje.
  • A Aluna Luciana, do 3º Ano do CIABA, é Presidente do Grêmio Náutico, sendo bastante atuante e interessada. Sem ter praticado ainda, já conhece os cálculos astronômicos. Parabéns, futura Oficial da Marinha Mercante. É só elogios!
  • O amigo Altair Souza enviou mensagem para bordo elogiando a Cerimônia do Dia Marítimo Mundial. Ele que também tem sangue mercante nas veias. As tradições não se apagam tão fáceis.
  • Nosso amigo Capitão de Cabotagem Allan Moreira agora é Comandante na “Log In”. Sem dúvida nenhuma uma promoção merecida àquele que tanto faz pela Marinha Mercante. Não é a toa que já tem Medalhas no peito. Parabéns ao Comandante. Sucesso na carreira!
  • Lembro uma mensagem do Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, quando Comandante do 4º Distrito Naval: “O Comandante, a bordo, só tem Deus acima”. Sábias palavras. Serve para quem gosta de Comandar navios de terra.
  • No dia 14 de Outubro, o Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio transmitirá o Comando do CIABA ao Capitão de Fragata Diego Baroni Santos Albernaz, que assumirá interinamente.
  • O Ex Suboficial da Marinha de Guerra e Mercante Francisco Mendessonh curte aposentadoria em Brasília, nossa Capital Federal. Ele por muitos anos dedicou seu profissionalismo às duas Marinhas irmãs.

NAVEGANDO.

A Frota de Apoio Marítimo conta hoje com mais de 400 embarcações, atuando ao longo da costa brasileira, principalmente na Bacia de Campos e Bacia de Santos. Cerca de 374 arvoram a bandeira brasileira, o que representa 91% do total, enquanto 36 ainda são de bandeira estrangeira, segundo a ABEAM.

A empresa offshore “Bram” trará cinco embarcações dos Estados Unidos para operar, provavelmente, na Bacia Equatorial. Ainda não definiram onde será a Base, porém cogita-se Belém como local devido posição geográfica favorável. Torçamos para que a escolha seja na nossa Cidade das Mangueiras que, sem dúvida nenhuma, será bom para os paraenses, que por sinal tem muitos marítimos.

Agradecemos as inúmeras mensagens recebidas em relação a edição anterior da Coluna “Convés Principal”. As notícias da nossa Marinha Mercante Brasileira é o foco principal, porém também dando ênfase nas Forças Armadas, Forças de Segurança Pública e Instituições, sejam elas públicas ou privadas. O colunista só tem a agradecer aos fiéis leitores.

Na data de 19 de Outubro, às 15:30h, haverá palestra ministrada pelo Capitão de Longo Curso Raimundo Nonato de Souza, com o tema sobre aposentados e assuntos diversos. Todos estão convidados. O evento acontecerá na Delegacia Regional do Sindmar em Belém do Pará, que fica na Av. Governador José Malcher, 168.

A Capitania dos Portos de Pernambuco realizou no dia 22 de Setembro provas para a categoria de Capitão Amador, tendo a participação de trinta e um candidatos. Um golaço marcado por essa Organização Militar foi a aplicação dos testes dois dias antes da largada da 33ª Edição da Regata Recife-Fernando de Noronha, para que os aprovados já pudessem participar da travessia nessa nova função.

Ainda sobre a categoria de Capitão Amador: estão aptos a conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática. Para chegar nessa categoria, é necessário que tenha a carteira de Mestre-Amador. Para mais informações, procure a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência da sua cidade.

A Marinha do Brasil promoveu Ações Cívico-Sociais e de consciência ambiental em Paranaguá (PR). Essa cidade possui um dos portos mais movimentados do Brasil, principalmente no escoamento de soja para o exterior. Também ocorre a tradicional Festa do Rocio realizada em Novembro.

O Círio de Nazaré realizado no último domingo (09) levou mais de 2,5 milhões de pessoas às ruas de Belém. É uma das grandes homenagens a Padroeira dos Paraenses e Senhora dos Navegantes. Independente de religião, várias pessoas contribuíram para o bem estar dos romeiros. Isso significa a União dos Povos citado pelo maior Homem que já viveu.

No próximo dia 17 de Outubro será comemorado o Dia do Maquinista e Dia do Eletricista. São duas categorias de bordo responsável pela condução e manutenção de todos os equipamentos existentes. Costumo dizer que a Praça de Máquinas é onde fica o coração e os órgãos principais do navio, sendo os maquinistas e eletricistas as células que fazem funcionar.

Na mesa do colunista, o convite para a Passagem de Comando do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), que ocorrerá hoje pela manhã, enviado pelo próprio Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudêncio. Agradecido pelo convite ao amigo. Pelo fato de estar no Oceano Índico, não poderei estar presente, porém estarei em espírito de bem. Bons ventos e destino, Comandante Enes. (RM).